domingo, março 06, 2005

Futebol pouco, atitudes tristes imensas...

Fui ontem ao 25 de Abril, mais uma vez, ver o meu "2º clube", o Penafiel, contra os campeões nacionais, o FCP... Sim, certamente já estão aí a criticar, "ah e tal, tens um 2º clube...". Naturalmente sendo eu um apaixonado pelo futebol e morando em Penafiel, dificilmente poderia ir ver todos os jogos do SLB em casa, sendo por isso sócio do SLB e do Penafiel, que é o clube da "terra"... :-)
Chego eu ao suposto meu lugar (cadeira marcada), quando se me deparo com uns Srs. jornalistas no meu lugar, e no lugar dos meus "vizinhos". Após os abordar dizendo que aquele era o meu lugar e que os Srs. teriam de sair dali, puseram-se com arrogância a dizer que dali não saíam. Mantive-me impávido e sereno, pedindo-lhes para sair. Após a chegada de directores do Penafiel e de bastante burburinho, ao qual chegou ainda a GNR, lá se foram os Srs. jornalistas e a sua falta de educação para outro lado. Lamento também que a Direcção do Penafiel não tenha resolvido logo as coisas... Mas isto ainda não é o pior...
Começa o jogo. O Penafiel começa o jogo praticamente a ganhar depois do Clayton fazer gato-sapato da "invenção" Raul Meireles. Ambiente ao rubro nas bancadas.
Durante o jogo vê-se um Porto apático, sem soluções, e um Penafiel que se não tivesse pecado na finalização e em ter mais calma na saída para o contra-ataque teria resolvido facilmente o jogo a seu favor. O Porto na 1ª parte tem apenas uma oportunidade de golo, com o Wellington (grande jogo) a salvar sobre o risco. A 2ª parte começa com um FCP ainda mais fraco do que na primeira etapa, depois da saída de Maniche (alguém percebeu porquê?), tendo o Porto perdido capacidade de pressing no meio campo. O Penafiel por seu turno continuou a praticar um bom futebol e teve uma grande oportunidade para acabar com o jogo, com o Clayton a falhar na cara do Baía. O Porto ainda se mostrou pior, a meu ver, nesta segunda parte do que na primeira.
Aos 80 minutos num lance de bola parada o FCP empata, entretanto há um lance de golo (não anulado mas jogada interrompida) em fora de jogo a favor do FCP e por fim em cima da hora ganham o jogo. Claro que foi a estrelinha de campeão, podem dizer. O Porto foi feliz e não merecia ganhar o jogo.
Acabado o comentário ao futebol, volto-me novamente para a questão das atitudes. Após o lance de golo(?!) anulado ao FCP por fora de jogo, todos os dirigentes do azuis e brancos se levantaram do banco a festejar e como repararam que não tinha sido, viraram-se para trás na bancada, e começaram a insultar todos os adeptos presentes na bancada com nomes como "f... da p...", "são uns chu...", etc, etc... Os principais foram os Srs. Pinto da Costa e Reinaldo Teles. Como é óbvio os adeptos da casa revoltaram-se contra tudo isto e começaram os ânimos a ficar exaltados. Muito exaltados, tendo levado a polícia a ter de ir para dentro da bancada para evitar males maiores. Eu apenas escrevo estas linhas sobre toda esta situação para que isto não fique branqueado. Na TV o que aparece é o Sr. Pinto da Costa muito nervoso com toda a situação e com dificuldade para se levantar do banco. Eu apenas digo que se este Sr. tivesse um pouco mais de educação em casa talvez conseguisse andar com a cabeça bem levantada, conseguisse levantar-se facilmente do banco e conseguia certamente dormir descansado. Espero que Srs. destes sejam rapidamente banidos do futebol para que o futebol continue a ser uma festa e deixe de ser uma guerra.
Peço desculpa a todos por ter de escrever um post tão pouco construtivo, mas depois do que vi ontem, a reconstrução fica para depois.
Bons ataques!...

Sem comentários: