terça-feira, março 15, 2005

Razões da fragilidade verde e branca

Acho chegada a altura de identificar o porquê, no meu entender, de o Sporting estar a fazer uma época mediana/baixa ( em Portugal) e de ter tanta irregularidade de exibições e resultados.

Ao contrário do que possam pensar, não estou a escrever isto porque o Sporting só agora é que está a 6 pts do titulo. Escrevo isto porque desde Novembro/Dezembro que me parece perfeitamente perceptível quais as grandes fragilidades desta equipa. Até podem ser campeões! Ainda espero e acredito nisso! Mas que têm (grandes) fragilidades, lá isso têm!

- Muita inexperiência da equipa. De facto, e além de terem o plantel com mais baixa média de idades da 1ª liga, uma grande % dos jogadores habitualmente convocáveis só tem 1 ou 2 épocas de 1ª liga! Nos anos de campeão, o Sporting tinha mistura de jovens e jogadores experientes. Este ano, e apesar de termos Sá Pinto, Ricardo, Beto, Barbosa e Rui Jorge, o núcleo de jogadores é manifestamente inexperiente!

- Treinador Inexperiente. Por mais "calibragem" que ser adjunto do Real Madrid e de Queiros durante uma época possa ter dado, o que é verdade é que Peseiro vem para o Sporting com 1 época de 1ª Liga e 1ª época de 2ª Liga! Aidna tem muito que aprender!

- Peças fulcrais muitas vezes ausentes. Mais do que Viana, Carlos Martins e Liedson, existem 2 jogadores importantissimos para o Sporting: Custódio e Roca! Estes 2 jogadores acabaram por falhar alguns jogos, e mais grave ainda, quando um falha o outro também geralmente falha!

- Claro défice defensivo. Por mais espectáculo que se queira dar e por mais golos que se queiram marcar, uma equipa para ser campeã tem de saber defender. E o Sporting não sabe! É inconcebível que já no último terço do campeonato um clube como o Sporting sofre golos tão infantis e tão consentidos. Não treinam? não reveêm os os vídeos com os erros? Será que só treinam circulação de bola?

- Falta de alas. Desde o ano passado que esta situação se mantém. Contra equipas que defendam bem ou que ocupem bem o miolo do terreno, o Sporting pouco ou nada joga! ( exs. Un. Leiria, Braga, Penafiel, Maritimo e Belém)

- Efeito Pós-Benfica. Por mais espanto que esta razão vos possa causar, eu considero-a importante. Quem jogou futebol - mesmo a um nível amador como eu -, sabe que após se perder de forma inglória um jogo histórico e emotivo, a equipa sai mentalmente e psicologicamente afectada, demorando a reagir nos jogos seguintes e ficando como que mais frágil perante situações mais adversas!

Como última observação, refiro que só escolhi razões " dentro do campo" e não crises directivas e possíveis jogos de bastidores

Sem comentários: