quinta-feira, março 31, 2005

Que Jogo, a volta do futebol arte!

Um grande jogo entre Brasil e Uruguai pelas eliminatórias da copa de 2006, 1 x 1, foi um resultado justo que deixa o Brasil no segundo lugar nas eliminatórias.
Os dois times jogaram muito bem, pra frente, o jogo correu em ritmo alucinante e com grandes atuações de Forlan e Zalayeta pelo Uruguai e belos lançes de Ronaldinho Gaúcho(showman), embora tenha segurado muito a bola, e Roberto Carlos. Quem agradou foi Robinho (Santos), que entrou no segundo tempo e deu nova vida ao time.
Gols de Forlan pelo Uruguai (numa falha de Dida) e Emerson (numa jogada irregular, mas de dificil visualisação para o bandeira, que validou o gol).
E a chance chega: Cafú fica suspenso para o proximo jogo e fica a duvida de quem irá substitui-lo.
Vários nomes são lembrados como Maicon (Monaco) e Belleti (Barcelona), e fica a esperança de Cicinho (São Paulo) ser chamado.

Sondagem Terminada, Sondagem iniciada

Terminou a sondagem para eleger o defesa esquerdo da nossa equipa de ataque. O vencedor foi algo surpreendentemente (ou talvez não) o Miguelito do Rio Ave que alcançou 32% dos votos. O lateral esquerdo suplente é o Rui Jorge uma vez que obteve 30% e se quedou pela 2ª posição. Nota a realçar os apenas 12% obtidos pelo titular da selecção da Quinas, Nuno Valente, talvez pela pouca actividade mantida durante o ano devido à sua grave lesão. Nota de realce igualmente para a participação na nossa sondagem, que obteve o maior número de participantes até ao momento (81 votos no total). Iniciamos hoje a nova sondagem que tem por missão eleger qual o melhor trinco da Superliga. Vota já na nossa Sondagem Atacante

quarta-feira, março 30, 2005

Sondagem Melhor Lateral Esquerdo

Termina esta 4ª feira à meia noite a votação para o melhor lateral direito da Superliga. Podes exercer o vosso direito de voto até às 24h.
Não deixes de participar na nossa sondagem clicando em Sondagem Atacante

terça-feira, março 29, 2005

Manuel Fernandes


Manuel Henriques Tavares Fernandes é um miúdo nascido a 5 de Fevereiro de 1986. Tem 19 anos e é para mim a nova estrela que reluz no universo dos jogadores portugueses. Tem tudo para ser uma das figuras da sua geração. Tem técnica, mentalidade competitiva, força física, virilidade e muita vontade de vencer. Não acho que seja um jogador a quem tenha subido o sucesso à cabeça e tem mantido sempre os pés bem assentes no chão. Tem por vezes de refrear a sua virilidade por vezes excessiva, mas que penso ser fruto da idade, e da máxima "ir a todas para ganhar"... Pode muitas vezes com certas atitudes em campo prejudicar a sua equipa e é aí que tem de melhorar bastante. No entanto penso que se prosseguir o percurso normal de formação será dentro de alguns anos dos melhores jogadores mundiais na sua posição.
Faço votos para que saia do Benfica o mais tarde possível, e que quando o faça que seja para um clube que priveligie a formação e que seja conhecido pela "construção" de grandes jogadores de futebol, como por exemplo um Manchester United, como se pode até verificar pela fantástica evolução da estrela mais cintilante dos jovens portugueses (Cristiano Ronaldo).
A forma como o Manel tem assumido todas as suas responsabilidades quer no Benfica, quer na Selecção, faz-me pensar que finalmente passados 15 anos, o meu clube encontrou novamente uma pérola na sua formação. Força Manel!...

Brasil x Peru

A selecção vence mas não agrada a ninguém, um jogo fraco e um placar bem magro. Considerando os craques no jogo, Ronaldo definitivamente não está bem, está merecendo nada mais que o banco de reservas, deve-se dar uma chance ao Ricardo Oliveira do Bétis (Espanha).
A táctica do primeiro tempo também não agradou, e a dúvida permanece: quando é que Parreira vai colocar Ronaldinho Gaúcho na mesma posição que ele joga no Barcelona? E quando é que Cicinho(São Paulo) vai ser convocado, há muito que vem sendo elogiado e até foi dito que é o melhor lateral direito brasileiro do momento.
E fica a expectativa para o próximo jogo contra o Uruguai, será que dessa vez o Brasil vai mostrar seu futebol? Ou vai fazer vergonha de novo? Quarta-feira saberemos.

segunda-feira, março 28, 2005

Euro 2004 em tons de azul

Durante estas férias da Páscoa estive afastado de qualquer meio tecnológico, tirando a televisão e o telemóvel, assim sendo, só agora é que pude publicar este artigo. Você deve estar a perguntar-se onde estive e eu vou-lhe satisfazer a sua curiosidade, passei esta Páscoa (como quase sempre) na vila de Fornos de Algodres na companhia dos meus familiares. Esta bonita terra, repleta de paisagens rurais, tem um clube de futebol de seu nome Associação Desportiva de Fornos de Algodres (A.D.F.A - http://adfa.no.sapo.pt/) que milita na 1ª divisão distrital, estando em 1º lugar a 11 pontos do 2º classificado (a seis jornadas do final do campeonato). Para o ano teremos o “Fornos”, novamente, na 3ª divisão… Depois desta brevíssima descrição do cenário onde escrevi este artigo, peço-lhe que se recorde do europeu de futebol em 2004. Muitos como eu, viveram a festa que surgia nas ruas, sempre que a nossa selecção vencia um jogo. Nunca vi o Marquês de Pombal, a Av. da Liberdade e o Rossio “tão Portugueses”. Com este ambiente festivo, também vivido, como é lógico, nos “estádios do euro”, ficou, parcialmente esquecido, o estádio mais bonito de Portugal, o do Restelo. Este estádio situado na região de Lisboa, não conseguiu competir com os seus adversários (estádios da Luz e Alvalade) devido a estes, pertencerem ao trio dos “grandes”, e assim sendo, o estádio do Restelo não recebeu nenhum jogo do euro 2004. No entanto nem tudo foi mau, este bonito estádio “entrou” no euro 2004 servindo de centro de estágio e “quartel-general” para a poderosa selecção italiana. Esta foi a participação do C.F. “Os Belenenses” no europeu, espero que quando for realizado um mundial de futebol em Portugal, eu tenha a possibilidade de ver um jogo desta prova no “velho”, mas moderno (mais propriamente remodelado) estádio do Restelo. Se Portugal foi, gigantescamente, reconhecido pela forma como organizou o euro 2004, anseio que não fiquemos por aqui e que nos candidatemos à organização de um mundial de futebol. Força Portugal!

sexta-feira, março 25, 2005

U.E.F.A.

O escândalo das apostas que envolveu varios árbitros na Alemanha teve desenvolvimentos, desta feita envolvendo a toda poderosa e "donzélica" UEFA.

Ontem vinha uma notícia bem interessante na revista "Der Spiegel", alemã.

Segundo Robert Hoyzer, (um dos tais árbitros envolvido no esquema), a máfia croata com quem trabalhava tem acesso às nomeações dos juízes para a "Champions League" uma semana antes da realização dos encontros. Hoyzer terá ficado surpreendido quando viu uma dessas listas e perguntou como tinha sido obtida.Resposta pronta do interlocutor que lhe apresentou a lista, "Temos boas fontes".
Pode ler-se ainda, na mesma supra-citada revista, que a U.E.F.A. pode ficar em maus lençóis, uma vez que apenas os 11 membros da Comissão de Arbitragem podiam ter conhecimento da lista.
Ou seja o que se depreende daqui é que são ou foram as próprias pessoas que estão dentro da U.E.F.A. e com grandes responsabilidades, que passaram a informação para o exterior, e num círculo bem restrito de 11, apenas 11!, pessoas.
Como podem estas mesmas pessoas agora vir gritar "aqui d'el rei" que estão a "matar" o futebol com afirmações descabidas de violações de regulamentos e de dignidades, obrigando até aos pobres coitados dos senhores do apito a renunciar à profissão, quando são elas próprias as primeiras envolvidas em "esquemas" e que viciam e maltratam o futebol?

Mourinho e o Chelsea vão jogar na Champions League, na Alemanha, de má memória para os portugueses em pelo menos duas ocasiões, uma quando num apuramento para um mundial de selecções Rui Costa foi escandalosamente expulso numa substituição?! e outra quando o FCPorto tentava ir mais além na Europa e foi prejudicado em Munique, com um tal árbitro Hugh Dallas (escocês) a empurrar a equipa azul para trás de tal maneira que acabou mesmo por ficar pelo caminho.

Portanto Mourinho pode-se ir preparando, até porque tem vários contras: 1º É português, 2º Tem vários jogadores portugueses na equipa, 3º O Chelsea joga a 2ª mão fora, 4º Jogam contra o mesmo Bayern em Munique e 5º Por coincidência, apenas, tambem os londrinos equipam de azul.

quinta-feira, março 24, 2005

Sporting - FCP (Parte II)

É de facto notável como a imprensa e a grande maioria das pessoas comenta determinados lances, deixando-se levar pelas cores das camisolas dos clubes e, sobretudo pelas cores dos seus corações! Refiro-me concretamente ao lance que originou a expulsão, para mim correcta do Benni McCarthy.
Assim, não preciso de puxar muito pela minha memória para me lembrar o que aconteceu, há umas semanas atrás, no Estádio da Luz, num memorável Benfica-Sporting. Aí, Hugo Viana deu um soco tão violento na perna do João Pereira como a cotovelada de McCarthy na anca do Rui Jorge (creio que esta comparação não deixa dúvidas a ninguém). Após estes lances semelhantes o que vimos e ouvimos?
1) No caso do soco de Hugo Viana a grande maioria conseguiu vir dizer que nada tinha acontecido e, ainda vieram criticar o jogador benfiquista pelo teatro que fez.
2) Agora, no caso de McCarthy já toda a gente acha que foi justa a expulsão e, já não se discute o excesso de zelo por parte do árbitro.
Sinceramente isto aborrece-me muito. Obviamente que o McCarthy tem que ser severamente punido, principalmente a nível interno. Não merece os 3 jogos de castigo que a Liga lhe aplicou, antes merecia que o próprio clube o castigasse com esses mesmos jogos pelos prejuízos que as suas atitudes irreflectidas já nos causaram.
Só mais uma palavra para o árbitro João Ferreira. Tenho de ser sincero para convosco! Sempre detestei, detesto e vou continuar a odiar este árbitro! O que é mais íncrível na arbitragem, é o facto de na maior parte das vezes, antes dos jogos, e sabendo nós (adeptos de qualquer clube) qual é o juiz designado para apitar essas partidas, adivinhamos o que está para acontecer nesses encontros! Digo-vos mais, no meu caso pessoal, quando aparecem 4 nomes de árbitros para apitarem o FCP já sei o que ali vem! Lucílio Baptista, Pedro Proença, João Ferreira e Paulo Paraty são os ditos casos! No caso dos outros clubes, vocês certamente sentirão o mesmo em relação a outros árbitros...
Alguém acredita na inocência dos árbitros?
PS - Relativamente aos comentários do Frasco, gostava de vos ouvir falar assim dos outros comentadores todos... Eu entendo-vos! Era o único portista e, já sei, os restantes são os verdadeiros exemplos de isenção!!

Sporting - FCP

Já passaram alguns dias após a derrota do meu FCP e, dessa forma já tive mais que tempo para reflectir sobre o que se passou na 2ª feira à noite no Alvalade XXI.
Na minha opinião, tal como para a maioria dos comentadores (à excepção dos Sportinguistas) não foi um grande jogo de futebol, pois as equipas mostraram receio a mais uma da outra. Contudo teve um vencedor justo e que não merece contestação. Se numa fase inicial o meu FCP começou por demonstrar que poderia criar muitos problemas aos leoninos, após os 10/15 minutos o Sporting equilibrou as operações, sem contudo criar lances de perigo. Até que à passagem da 1/2 hora aconteceu aquela atitude ingénua do Benni... Rui Jorge, ao fim da enésima tentativa, conseguiu o que tanto havia procurado! O árbitro não teve dúvidas em expulsar o jogador do FCP. A partir daqui tudo se complicou para o FCP, embora até ao intervalo só por uma vez (cabeceamento muito perigoso de Liedson) os verdes se aproximaram com muito perigo da baliza azul e branca. Na 2ª parte o Sporting veio mais determinado e, após algumas insistências lá conseguiu o tão ansiado golo, através duma grande penalidade indiscutível, mas da qual, além do golo de Liedson, o FCP saíria a perder ainda mais com a incompreensível expulsão do Seitaridis. O árbitro, uma vez mais, não teve dúvidas! Daí para a frente o FCP conseguiu surpreendentemente suster o ímpeto dos Leões, tendo até num ou noutro lance criado alguma agonia junto da baliza de Ricardo. Já perto do fim e, quando já nada o fazia prever Carlos Martins acabou com as dúvidas.
Parabéns ao Sporting pela vitória e honra aos vencidos que inferiorizados pelas expulsões bem tentaram lutar, mas sinceramente sem confiança torna-se impossível para os jogadores.

Resultados Sondagem

Terminou a sondagem para eleger os defesas centrais da nossa equipa de ataque. Os vencedores foram Enakarhire e Luisão que tiveram 36 e 32% dos votos, respectivamente. Ricardo Rocha ficará como o suplente da equipa, obtendo apenas 19% dos votos.
Está já no ar a nova sondagem, destinada a eleger qual o melhor defesa esquerdo da Superliga. Vota já na nossa Sondagem Atacante

quarta-feira, março 23, 2005

Aproxima-se a hora da verdade!

Agora que a II B Zona Centro chega à pausa da Páscoa é chegada a hora de fazer um balanço!

Carreira do Académico- No ínício da época a nova direccção da SAD viseense prometeu-nos uma equipa que lutaria pela subida. Neste momento estamos a 7 pontos do 1º lugar. Porquê? Por várias razões: 1- Um treinador, Rui Bento, que apesar de ter sido um grande jogador é inexperiente e sem muitos conhecimentos da IIB. 2- Um plantel, que apesar de ser constituído por bons jogadores é notoriamente curto. 3- A teimosia de Rui Bento em apostar em Cajú em detrimento de Chicabala. Caju é para mim um mistério, tinha (e tem ) tudo para fazer a diferença nesta divisão e não o conseguiu. Falta de forma ou falta de ambição? Eu quero acreditar que é falta de forma, até porque neste momento está lesionado. O certo é que quando Rui Bento apostou em Chicabala o Académico melhorou.
Começamos o campeonato mal e só há 4ª jornada alcançamos a 1ª vitória. Na 8ª jornada acontece o primeiro resultado "escandaloso" em casa, empate a zero com o Caldas, uma das equipas mais fracas desta divisão! Mas os desaires caseiros que ninguém compreende não ficaram por aqui, na 14ª jornada derrota com o Sporting de Pombal por 1-0 e na última jornada da 1ª volta nova derrota, desta vez com a Oliveirense por 1-3(!!!), num jogo em que Caju esteve muito mal. Sete pontos perdidos em casa de maneira incompreensível, que nos atiraram para longíquos 11 pontos do 1º lugar!
A 2ª volta está a correr melhor. Quem foi ao Fontelo saiu de lá vergado com o peso da derrota, uma grande diferença em relação à 1ªvolta, e já passaram por lá Torreense, Fátima, Tourizense, entre outros. Fora de casa temos duas derrotas, uma em Mafra e outra em Castelo Branco. Marquei presença em Castelo Branco, o Académico esteve a parder por 2-o e conseguiu chegar ao empate antes do intervalo. Na 2ª parte teve oportunidade para "esmagar" a equipa local, mas acabou por perder 3-2 e que grande falta fazem neste momento esses 3 pontos! Estamos neste momento no melhor período da época com 4 vitórias consecutivas, resta esperar que continuem neste ritmo.

Quem sobe? A luta, em principio será apenas entre Sporting da Covilhã e Mafra mas, quero acreditar que o sonho de ver o Académico na II Liga ainda é possível! O calendário é favorável ao Mafra, tem 5 jogos em casa e 3 fora ao contrário do Académico e do Covilhã que jogam 4 vezes em casa e outrs tantos fora.
Calendário do Covilhã- casa: O. Bairro(5º), Pombal(14º), O. Hospital(12º), Oliveirense(16º); fora: Pampilhosa(13º), Penalva(15º), A. Viseu(3º), Torreense(9º).
Calendário do Mafra- casa: Caldas(18º), Vilafranquense(19º), O. Bairro(5º), Pombal(14º), O. Hospital(12º); fora: Sanjoanense(11º), Estarreja(17º), Pampilhosa(13º).
Calendário do Académico - casa: Estarreja(17º), Pampilhosa(13º), Covilhã(1º), Penalva(15º); fora: O. Bairro(5º), Pombal(14º), O. Hospital(12º), Oliveirense(16º).
Aceitam-se apostas!

Portugal!!

Este fim-de-semana volta a selecção nacional a entrar em acção, e voltaram as criticas ao seleccionador nacional.
Por mais que critiquemos o seleccionador nacional, ele provou no Euro 2004 as suas qualidade, fomos vice campeões europeus a jogar muito bom futebol.

Uma das criticas que lhe apontam é o facto de não convocar os jogadores que estão em melhor forma, quanto a isso não julgo que seja uma questão valida, reparem que se fosse a convocar para cada jogo os jogadores que se encontrassem em melhor forma, teríamos quase uma equipa diferente em cada jogo.
Quanto ao guarda redes era um jogo o Baia, noutro o Ricardo e noutro o Quim, e até o Moreira já tinha jogado no inicio da época...
Na defesa o Paulo Ferreira e o Miguel só agora é que eram convocados, pois no inicio de época ou por culpa das lesões ou por culpa da tal má forma, tínhamos andado a rodar entre o Abel, o Rui Duarte e mais algum que aparecesse. Quanto aos centrais, já tínhamos jogado com uns 10 centrais diferentes ao lado do Ricardo Carvalho... No lado esquerdo da defesa o mesmo...
No meio campo tinha começado o Costinha, alterava para o Petit, depois jogava o Custodio, agora jogava o Manuel Fernandes, ou seja um em cada jogo praticamente...
O Maniche não metia os pés na selecção este ano, tinha começado o Carlos Martins, depois jogava o Tiago, agora jogava o João Moutinho talvez...
E quanto ao Deco, o melhor era prestar atenção às exibições do rapaz em Espanha, porque vai fazendo umas más exibições pelo meio de grandes jogos...
Os extremos, iam alternando entre o Ronaldo, o Quaresma, o Zé Manuel, o Simão, o Boa Morte, e pedia-se ao Figo para regressar em certas alturas da época....
Os avançados eram convocados conforme os golos marcados na altura do jogo em questão...
Por exemplo, como o Nuno Gomes foi último a marcar um golo (dos convocados) se pudesse jogar era ele o titular contra Eslováquia...

Enfim, o espirito de grupo que se pretende que exista na selecção ficava de parte...
A minha opinião é que não se devem convocar os jogadores apenas por aquilo que fizeram em 2 ou 3 jogos, deve-se convocar os jogadores com base naquilo que o seleccionador espere que eles venham a fazer no jogo para o qual foram convocados. O Postiga fez uma época desastrosa em Inglaterra, e marcou um golo decisivo no Euro, o Nuno Valente (na minha opinião) foi o pior jogador do Porto de Mourinho, e fez um excelente Euro...
Até agora tem dado resultados, somos vice campeões europeus, e mais importante que isso, fomos vice campeões europeus a jogar bom futebol, devemos dar o benefício da dúvida ao seleccionador nacional, ele já mostrou trabalho!

Comentário à 29ª jornada da 2ª Divisão B ( Zona Norte )

Numa jornada sem grandes mexidas, destaca-se o primeiro ponto conquistado pelo Salgueiros esta época após 29 jornadas. A conquista foi frente ao Valenciano e, além do ponto, a jovem e já despromovida equipa do S.C. Salgueiros conseguiu outra novidade, não sofrer qualquer golo.
É cada vez mais previsível que o Salgueiros, o Vilanovense e o Valenciano, irão na próxima época jogar na 3ª Divisão, embora o Valenciano ainda possa escapar.
De resto, os três primeiros na tabela empataram mantendo por isso o Vizela a vantagem de sete pontos para o Infesta , tornando-se cada vez mais previsível a subida à Liga de Honra. O Fafe, que venceu em Pedras Rubras, saltou três lugares na classificação e já está nos dez primeiros. A A.D. Lousada está em queda livre na tabela e já está em 9º lugar. Os jogos da 30ª jornada são os seguintes:
U. Lamas vs Lixa
Vilanovense vs Pedras Rubras
Fafe vs D.Sandinenses
Valdevez vs Ribeirão
Vilaverdense vs Fiães
FC Porto vs Paredes
Infesta vs Lousada
Trofense vs Salgueiros
Valenciano vs Freamunde
Vizela vs Braga B

[Os Lousadenses]

Sondagem Melhores Centrais

Termina esta 4ª feira à meia noite a votação para os melhores centrais da Superliga. Podes exercer o vosso direito de voto até às 24h.
Não deixes de participar na nossa sondagem clicando em Sondagem Atacante

terça-feira, março 22, 2005

José Couceiro

Não gosto do treinador do Futebol Clube do Porto, por isso admito que a minha opinião seja tendenciosa.
No ano passado o Sr. Couceiro era treinador do Alverca e justificava as suas derrotas com as decisões do árbitro. Dizia que os senhores do apito beneficiavam os grandes em prejuízo do pequeno Alverca. Retenho na memória o jogo Boavista-Alverca onde trocou acusações com João Loureiro que até hoje não foram esclarecidas.
Este ano chega a um grande e o seu discurso nada mudou. Ontem na sala de imprensa de Alvalade passou o tempo todo a criticar a arbitragem. Será que ele considera que a arbitragem o persegue? Até pode ter razão no que diz, mas começa a parecer desculpa de mau perdedor. Haja paciência!

Preocupação quanto baste!

Mais três jogos. Uma vitória e dois empates, eis a situação do SCB após três jornadas que culminaram com o sofrido empate frente ao Rio Ave, no Estádio dos Arcos. Sobre este jogo, apenas me poderei pronunciar sobre alguns aspectos mais relevantes, pois o jogo foi bastante mal conseguido pela equipa do SCB, principalmente na primeira parte, na qual os jogadores enclausuraram-se na transição defesa-ataque, não produzindo qualquer movimento atacante mais ofensivo. Na segunda parte o SCB soltou as amarras, conduzindo o barco a um injusto empate, já que o Rio Ave mereceu mais a vitória por tudo o que fez durante o jogo (é de realçar o penalty ignorado pelo árbitro na grande área do Braga). No que diz respeito aos outros dois jogos, é um facto inegável dizer que o Braga foi uma equipa possante apenas no jogo contra o Vitória de Setúbal, talvez pela raiva manifestada durante todo o jogo, que acabou numa expressiva vitória e consequente vingança do afastamento da taça de Portugal. No embate frente ao Marítimo apresentamos uma equipa fragilizada e pouco possante, o que se fez verificar no resultado. Como último aspecto, saliento a má prestação do guarda-redes arsenalista no golo do Rio Ave... é impressionante ver aquela imagem , uma vez que ele parece uma estátua de tão imóvel que permaneceu. Não percam as cenas dos próximos capítulos, porque o campeonato está emocionante, não pelos jogos fantásticos, mas sim pela escassez de pontos entre os lugares cimeiros... O Boavista, Braga, FCP e SCP têm que se preocupar, pois como se diz na gíria: "o Vitória de Guimarães está a "ferrar" os vossos calcanhares."

Cinco jornadas consecutivas sem o sabor das vitórias

O Lousada está a passar uma crise de vitórias. Há cinco jornadas que já não alcança os "três pontos". A última vez foi na deslocação a Leça da Palmeira, para defrontar o S.C. Salgueiros, vencendo "à tangente" por 1-2. No que diz respeito ao jogo o Lousada começou mal, permitindo vários contra-ataques dos jogadores do C.D. Trofense. E aos 27 minutos de jogo Hernâni (jogador do C.D. Trofense), faz o 0-1, demonstrando a tudo e todos que o C.D. Trofense não lutava por um, mas por três pontos. Num golpe de sorte o Lousada, aos 42 minutos de jogo, faz o empate por intermédio de Bertinho, chegando-se ao intervalo com 1-1, resultado que punha tudo em aberto. Logo no começo da 2ª parte, aos 47 minutos de jogo, o C.D. Trofense colocava-se outra vez na frente do marcador, por intermédio de Maciel. Controlou a 2ª parte e no fundo uma grande parte dos 90 minutos mas, num dos poucos e inéditos contra-ataques, o Lousada restabelece a igualdade, aos 67 minutos de jogo, por intermédio de Nélson. No final da partida foi nítido o desalento dos adeptos lousadenses perante o resultado do final da partida e a exibição protagonizada pelos jogadores do Lousada em campo. Na eleição de "O Melhor Jogador em Campo da A.D. Lousada (na minha opinião) ", o eleito desta semana foi o médio Canas. Este jogador destacou-se positivamente de todo o resto da equipa lousadense, protagonizando uma excelente exibição, passes acertados, sentido de colectividade e organização táctica. Na próxima jornada o Lousada tem uma deslocação difìcil, mais propriamente ao Estádio Moreira Marques, em São Mamede de Infesta, defrontando a equipa local, o Infesta, actual 2º classificado da 2ª Divisão B (Zona Norte). Esta equipa tem-se mostrado como bastante difícil, aguerrida e lutadora. Apesar de na 1ª volta o Lousada ter ganho por 5-3, esta equipa tem realizado um excelente campeonato. Espera-se que o Lousada melhore a exibição, pois se jogar em São Mamede de Infesta como jogou nesta última jornada arrisca-se a sofrer uma pesada derrota .

[Os Lousadenses]

Goleada perdida...

Vitória justa do Sporting sobre o Porto ontem à noite, sinceramente não percebo o porquê de tantas criticas à arbitragem. Talvez a expulsão do Maccartny seja exagerada, um grande arbitro era capaz de resolver aquilo de outra forma, mas que houve agressão, houve! O Maccartny já devia ter percebido que os jogadores adversários irão sempre aproveitar-se do temperamento dele para o provocar, e tentar beneficiar deste tipo de lances, ele já teve tempo para aprender...
Quanto ao lance da penalidade, nada a dizer, penalty e vermelho mais que justos, foi um lance de golo iminente que foi cortado com a mão dentro da área.
Julgo que o Sporting perdeu uma oportunidade única de golear o F.C.Porto, e desta forma em caso de igualdade (até se poderá aplicar na luta por um lugar na champeons) o Porto levará sempre vantagem.

Daqui para a frente cada jogo será uma final, e na próxima jornada desconfio que, pelo menos, um dos candidatos ao titulo ficará fora da corrida, ou Boavista, ou Sporting devem dizer adeus ao titulo...
E se na jornada a seguir o Benfica vencer em Vila do Conde, desconfio que o titulo fica entregue...
Mas o futebol é tudo menos uma ciência, esperemos pelas cenas dos próximos capítulos, para mais desenvolvimentos.

Já agora, e para terminar, tenho ouvido nos últimos dias muitos comentadores dizer que o lance do Geovani em Setúbal não é grande penalidade, os mesmos que disseram que na Madeira contra o Nacional, o penalty sobre o Wendell é claríssimo, dizem agora que o do Geovani não é...
Não quero estar a discutir se a decisão do arbitro foi a mais acertada ou não, até porque existem árbitros com critérios diferentes, e este tipo de lances são penaltys para uns árbitros e para outros não, aquilo com que não estou de acordo é as mesmas pessoas dizerem que na Madeira é um penalty justo, e em Setúbal o árbitro esteve bem, mais coerência nos comentários é o que se pede.

Abraços e bons ataques!

segunda-feira, março 21, 2005

Ano da Águia

Este ano poderá muito bem ser o ano da águia, desculpem se estou a ser arrogante, ou se estou a cantar de galo demasiado cedo, mas desconfio que o titulo muito dificilmente nos foge este ano!

Primeiro, porque não vejo uma grande superioridade dos nossos adversários nesta altura, até pelo contrario, estão todos ao mesmo nível, e o Benfica tem o calendário mais acessível até às 2 últimas jornadas, pelo menos, e ai pode já estar tudo decidido...

Segundo, porque já começo a ver a estrelinha de campeão no Benfica, ganhamos em Setúbal com 2 golos cheios de sorte, o Petit lesiona-se com alguma gravidade, mas afinal já pode jogar no próximo jogo, pois a selecção joga pelo meio e adiou em 1 semana a próxima jornada...

Terceiro, porque não acredito que o Porto hoje vença em Alvalade, e estar com 5 ou 6 pontos de vantagem para o 2.º classificado a 8 jornadas do fim, é uma grande motivação.

E para terminar, como se já não bastasse o calendário relativamente mais fácil que o Benfica vai ter até às 2 últimas jornadas, os adversários com quem o Benfica vai jogar estão em clara quebra de forma, o Rio Ave depois da saída do Ricardo Nascimento não é o mesmo, o Setúbal está a descer a pico na 2.ª volta e já se teme pela manutenção para os lados de Setúbal (estes já estão...), o Leiria perde em casa com a Académica, o Marítimo ficou sem treinador, enfim, será a estrelinha de campeão?

Estou plenamente confiante que este ano o titulo vem para a Luz, e hoje à noite poderá ser um jogo decisivo na conquista desse titulo.
Sei que pode parecer de loucos estar tão confiante, num campeonato como este, a 8 jornadas do fim que o titulo está entregue, mas nestas condições tenho direito a sonhar, ou não acham?

Já agora, só para terminar, este ano pode mesmo ser o ano da águia, arriscamos a dobradinha em 3 modalidades, futebol, futsal e voleibol, e no hóquei depois da vitória contra o Porto em Fanzeres, é humano sonhar com a dobradinha também, ou pelo menos com a taça...

Abraços e bons ataques!

Novo Logotipo

Certamente os nossos habituais leitores repararam que temos finalmente um logotipo.
Para festejarmos o nosso 4º mês de existência optámos por criar uma imagem própria para o nosso blog.
Cumpre-nos informar que além do logotipo que pretende ser um jogador atacante, com uma bola debaixo do pé, temos também os logotipos de todos os clubes atacantes representados até ao momento pelos "Atacantes" que aqui escrevem. O que quer dizer que com o tempo o logotipo terá de ser mudado, uma vez que se pretendem "contratar" mais atacantes para a equipa... :-)
Espero que gostem, e continuem a participar activamente neste nosso Campo de Ataque!...

Premiership 30ª Jornada

Mais uma jornada mais uma vitoria dos "blue-brothers".
O rolo compressor em que se tornou a equipa de Mourinho devastou mais um adversário, desta feita por 4-1.
O jogo de Stamford Bridge entre o Chelsea e o Crystal Palace até começou por dar algum sono, quando a meio da 1ª parte Lampard com um excelente remate de fora-da-área inaugurou o marcador e consequentemente "acordou" o público, principalmente quem estava em casa no sofá, como eu.
Quem pensava que a partir daí o jogo ia mudar um pouco de figura e o Chelsea ia arrancar para uma vitoria fácil enganou-se. Antes do intervalo o Crystal Palace empatou e podia ter lá chegado a vencer, só que o ataque dos rubro-azuis de Londres pecou na finalização.
Não sei o que Mourinho lhes disse ao intervalo, (mas toda a gente desconfia, sabendo como é o "bicho") e o Chelsea transfigurou-se na 2ª parte, com vários ataques que só não deram golo por acaso.
Aos 54minutos Joe Cole, um jogador que começa a perceber que se se armar em vedeta é o primeiro a perder a "corrida", afinal a vedeta aqui é o treinador bi-campeao da europa, fez o 2-1 mas desta vez o Chelsea não se encostou e continuou o massacre atacante.
Aos 72minutos entrou Tiago para o lugar de Drogba, um avançado que está numa descida de forma acentuada nestes ultimos 2 meses.
Aos 76minutos entrou um jogador que em 14 minutos fez 2 golos, Kezman, para o lugar Gudjohnsen. O primeiro golo, 2 minutos depois de ter entrado, num remate descaído pela esquerda que Kyrali deixou passar por entre as pernas!!!E o segundo em cima do minuto 90, fecharam a contagem, pelo meio um remate de Tiago que devia ter dado golo mas naquela fase já só mesmo o Kezman é que marcava e de qualquer maneira, já que o segundo foi também pouco ortodoxo, confusão na pequena área e no chão no meio de 3 jogadores mais o guarda-redes consegue chutar para a baliza e marcar!!!
Assim faltam apenas 4 vitórias e um empate para Mourinho e os seus "Blue Boys" ganharem a Premiership, sendo que neste momento se ganharem os jogos todos ainda passam a barreira dos 100 pontos!!!

Finais

Com uma Superliga tão emocionante como a que temos assistido este ano, qualquer jogo que se dispute é uma autêntica final para cada equipa, tal como se tem visto um pouco por todo o país.
As equipas que menos falharem vão ser as que conseguem atingir os seus objectivos.
Na luta pelo título o meu Benfica deu mais um passo, a meu ver muito importante, rumo ao tão sonhado título. A vantagem que o SLB está a conseguir deve-se a meu ver a uma estabilidade que neste momento não se verifica em nenhum dos seus grandes rivais e que está a dar os seus frutos. Uma grande estabilidade defensiva e uma dinâmica do meio campo que tomou forma depois da entrada de Nuno Assis. E penso mesmo que se o FC Porto perder em Alvalade vai ser muito complicado o título fugir.
Na luta pela Europa, o Guimarães começa a assumir-se como o principal candidato a ficar pelo menos em 6º lugar, embora esta posição possa não chegar para chegar à Taça Uefa se os finalistas da Taça de Portugal não forem Benfica e Boavista. De qualquer forma, o Vitória começa a aproximar-se perigosamente dos clubes da frente, e está neste momento a apenas 5 pontos de Braga e Boavista. Para mim, e olhando os jogos que ainda temos pela frente, o Guimarães vai conseguir ficar nos 5 primeiros... Recebe Rio Ave, Estoril, Penafiel e Boavista, e desloca-se a Leiria, Belém, Alvalade e Aveiro. À atenção dos primeiros...
Na luta pela manutenção a confusão é ainda maior. O Penafiel comanda o grupo com 28 pontos, o Beira Mar é o último. Pelo meio, Académica, Moreirense, Estoril e Gil Vicente. Estive a dar uma olhada no calendário, e atendendo à forma como as equipas se apresentam nesta fase final da prova, para mim os principais candidatos à descida são Beira Mar, Moreirense e Estoril. Mas a atender a surpresas como a vitória da Académica em Leiria, tudo é possível nesta Superliga de todas as surpresas...
E logo ainda temos um Sporting-Porto antes de descansarmos com a selecção de todos nós...

domingo, março 20, 2005

Troca de líder

Resultados da IIB Zona Centro:

Penalva do Castelo 0 Sporting de Pombal 0
Oliveira do Bairro 1 Oliveira do Hospital 2
Estarreja 1 Sporting da Covilhã 2
Vilafranquense 1 Académico de Viseu 2
Sanjoanense 1 Oliveirense 1
Caldas 0 Torreense 0
Tourizense 1 Mafra 1
B.C. Branco 1 Fátima 3
Esmoriz 1 Abrantes 1

Tal com se esperava o Mafra "encostou" em Touriz e o Sporting da Covilhã com uma vitória normal e esperada, em Estarreja, isola-se no comando da zona centro. A grande surpresa da jornada foi a derrota caseira do Oliveira do Bairro, uma equipa que hà duas jornadas atrás parecia na luta pela subida. O Académico esteve a perder em Vila Franca mas, com golos de Jairson (ainda na 1ªparte) e de Nélson na transformação de uma grande penalidade a 7 minutos do fim, conseguiu o objectivo que era vencer. Com a derrota do Oliveira do Bairro e o empate do Mafra, o Académico aumenta a vantagem sobre o 4º classificado e aproxima-se do 2º lugar. O 1º lugar, esse a cada jornada que passa, torna-se cada vez mais uma miragem. O Covilhã ainda tem que ir a Viseu, mas com 7 pontos de atraso...
Na próxima jornada, o novo líder, tem uma missão algo complicada no Santos Pinto onde recebe o Oliveira do Bairro. O Mafra e o Académico jogam em casa com 2 equipas que considero condenadas à III Divisão, Caldas e Estarreja respectivamente.

Classificação:
1º Sporting da Covilhã 54
2º Mafra 52
3º Académico 47
4º Oliveira do Bairro, Abrantes e Tourizense 43

sábado, março 19, 2005

Pastéis de Belém vs Ovos Moles

Amanhã, a 26ª jornada da superliga vai apresentar um embate “adocicado” entre o Belenenses e o Beira-Mar. Refiro que o embate será “adocicado”, na medida em que ambos os clubes pertencem a terras distintas, mas com algo em comum, os doces tradicionais. Os aveirenses vêm ao Restelo mostrar que não são “ovos moles”, e que pretendem somar 3 pontos para saírem da zona de despromoção. Por outro lado, os homens de Belém querem oferecer 3 pastéis de Belém ao adversário. Veremos quem será o melhor “pasteleiro”... Mas espero que a vitória sorria ao Belenenses. No entanto, estes clubes não têm só a doçaria como ex-líbris da sua terra, a água também tem uma palavra a dizer… O clube de Belém convive no dia a dia com o Rio Tejo (que pode ser observado do estádio do Restelo, assim como a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei) e espero que, pelo meu clube estar perto da água, não “meta água” no jogo. O Beira-Mar apresenta-nos a bela ria de Aveiro com os famosos barcos (chamados moliceiros), que irão remar a todo o gás para fugir da linha de água. Bem, o cenário está apresentado para o espectáculo de amanhã. Eu vou lá estar (a torcer pelo grande Belenenses) e espero que você também (independentemente do seu clube). Faço este convite a todos os Portugueses porque vale mesmo a pena ir ao estádio do Restelo, mesmo que o jogo não revele grande interesse de ser visto, a paisagem que pode ser observada das bancadas do estádio (sobretudo da bancada dos sócios) é magnífica, valendo o dinheiro investido no bilhete. Apareça!

Futsal 1ª Divisao

Freixieiro 5-9 Estrela Amadora

Pois é, nao é so no futebol 11 que acontecem jogos como o FCPorto 0-4 Nacional.

Desta vez coube ao Estrela Amadora ir humilhar o Freixieiro na sua propria casa, em Perafita.

Começou bem o Estrela e em poucos minutos ainda com o jogo praticamente a começar, conseguiu uma vantagem de 2 golos. Inexplicavelmente o Freixieiro tremia por todos os lados na defesa.
Entretanto um falhanço isolado, pelo meio, dos tricolores e de seguida o 0-3.
Começou entao "O Choradinho" a atacar e atirou uma bola á barra e na resposta 0-4. Uns minutos depois novo remate ao poste, o Estrela vai pra frente e 0-5.
Antes do intervalo reduz "O Choradinho" e as equipas vao para as cabines com 1-5!!!
2 golos de João Abrantes e 3 do Nhonha. De salientar o 2º golo do Estrela 1 do João pegou na bola de costas pra baliza antes do meio campo, fintou 3 jogadores e atirou sem hipotese.
O 4º golo tricolor foi uma "bomba" do Nhonha, do meio da rua, completamente indefensavel.
Na 2º parte rapidamente se chegou a 2-7 com golos de Monteiro e Nhonha, pois claro e terminou com o "escandaloso" resultado final de 5-9, com Tiago a fechar a contagem.

Interessante a postura do Estrela que nao se remeteu á defesa. So nos ultimos minutos do desafio é que isso sucedeu, o que nao é de estranhar, e podia ter marcado muitos mais golos, principalmente na 1ª parte.

sexta-feira, março 18, 2005

Antevisão da 26ª Jornada da 3ª Divisão Série E

A 26ª jornada está marcada pela emoção.
Não só porque tem um derby no sabado, o derby sintrense (1º Dezembro - Sintrense), e um derby no domingo, um dos muitos derbys madeirenses (Santana - Machico), mas também, porque o segundo e o terceiro classificados têm deslocações dificeis.
O Real Sport Clube, segundo classificado, joga em Loures que é, por norma, um terreno dificil. Além de que a equipa está a atravessar um bom momento de forma estando em 6º lugar. E o Câmara de Lobos, terceiro classificado, que à partida era apontado como o principal candidato à subida, tendo mesmo um plantel profissional, vai à amadora jogar com o primeiro classificado, o Benfica B. Das equipas que se situão logo asseguir, o Atlético do Cacém é, se as coisas correrem com normalidade, a equipa com o adversário mais acessivel, o SL Cartaxo. De destacar também os confrontos entre aflitos. O Atlético da Malveira vs Lourinhanense e o Fazendense vs Tires, embora este último mais importante para o Tires pois ó Fazendense é último com apenas 7 pontos e está practicamente condenado à descida. Outro jogo interessante poderá ser o jogo entre Vialonga e Carregado. Por dois motivos. O primeiro é saber como reage o Vialonga depois de ter perdido 6-0 na jornada anterior com o Sintrense. O segundo é o facto de, apesar de o carregado estar a jogar bem, o campo ser pelado, que é uma condicionante para a prática de futebol.

A jornada 26 tem os seguintes jogos:

O Elvas - Estrela da Calheta
Atlético do Cacém - SL Cartaxo
Benfica B - Câmara de Lobos
Santana - Machico
Vialonga - Carregado
1º Dezembro - Sintrense
Fazendense - Tires
Loures - Real Sport Clube
Atlético da Malveira - Lourinhanense

Ricardo

Fiz parte dos simpatizantes do Sporting que ficaram felizes com a vinda de Ricardo para o clube. As coisas começaram por não lhe correr bem, mas eu sempre o defendi, com unhas e dentes, de todos os que o atacavam. Senti-me recompensado no dia em que Ricardo, com aquele penalty à Inglaterra, fez Portugal explodir de alegria.
Uma nova época começou e pensei que Ricardo melhorasse. Continuei na sua defesa quando falhava a saída aos cruzamentos. Pelo menos entre os postes era o melhor, bem como a jogar com os pés. Ontem perdi a paciência, aquele passe para um jogador inglês deixou-me com os cabelos em pé. A defesa não confia nele, só assim se percebe, com o bom lote de centrais, a quantidade de golos que se sofre. Por muito menos o Moreira foi para o banco do Benfica!
O que mais me enerva é que sei que o Ricardo é capaz de fazer melhor!

Antevisão da 29ª jornada da 2ª divisão B ( zona norte )

Esta jornada tem 2 derbys entusiasmantes, o "D. Sandinenses vs Valdevez" e o grande jogo da jornada "Freamunde vs Vizela", que certamente irão despertar atenções neste e noutros campeonatos.No geral da jornada teremos alguns bons jogos, nas equipas que estão perto da "linha de água", necessitando urgentemente de pontos para escapar à despromoção à 3ª divisão. Falamos nomeadamente do "U. Lamas vs Vilanovense", "Pedras Rubras vs Fafe" e o "Salgueiros vs Valenciano", apesar do Salgueiros já estar matematicamente despromovido. Os jogos da 29ª jornada, Zona Norte, são os seguintes:

U. Lamas - Vilanovense
Pedras Rubras - Fafe
D.Sandinenses - Valdevez
Ribeirão - Vilaverdense
Fiães - FC Porto B
Paredes - Infesta
Lousada - Trofense
Salgueiros - Valenciano
Freamunde - Vizela
Lixa - Braga B

Obrigado pela atenção, leiam sempre e recomendem este site aos vossos amigos.

[Os Lousadenses]

Site da Semana: Mercado de Transferências

Hoje na rubrica semanal site da semana escolhi um site da nossa secção Mercado Atacante .
O site escolhido chama-se Mercado de Transferências e trata-se de um local onde todos podem analisar o valor de mercado de determinado jogador, com um realismo impressionante.
O site tem um motor de busca bastante rápido em que colocando o jogador ou clube que se pretenda se consegue aceder aos valores de mercado de cada um, bem como à idade, final do contrato do jogador, etc.
Podemos analisar o valor dos plantéis e chegar à conclusão que o plantel mais valioso no mercado em Portugal é o FC Porto com o valor de 136.950.000 Euros, seguido do Benfica com 113.900.000 Euros e do Sporting com 78.300.000 Euros. O jogador mais valioso do Porto é Maniche com 18.000.000 € de valor de mercado enquanto que Simão do SLB tem um valor de mercado de 16.000.000 €.

Ainda se podem analisar quem é o representante da maioria dos jogadores. Aqui, relativamente às duas empresas mais conhecidas, a Gestifute e a Superfute, verificamos que a empresa de Jorge Mendes é representante de Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo e Deco, que na totalidade "valem" 68.300.000€(!!!). Quanto à (?)ex-empresa de José Veiga, a Superfute, tem como jóias da coroa Simão, Nuno Gomes e Moreira que totalizam 35.000.000 Euros... Significativo...

Por fim, querem saber qual o jogador mais valioso do mundo?... Pois claro, só poderia ser, Ronaldinho, que "vale" segundo este magnífico site 50.000.000€, ou seja, 2 terços de todo o plantel do Sporting e quase metade do plantel do Benfica...

quinta-feira, março 17, 2005

Clubes atacantes a descobrir III

Estou de volta com a 3.ª parte da rubrica “clubes atacantes a descobrir”, desta vez apresento-vos aquele que até à pouco tempo era o principal clube do concelho de Sintra, o Sport União Sintrense.

A data oficial da sua fundação, é de 7 de Outubro de 1911, surge pela vontade e espírito empreendedor de um grupo de jovens da Escola Primária José Domingos Morais.
Tudo começa com um grupo de operários Lisboetas que se encontravam em Sintra a realizar as obras de restauro do Palácio Real da Vila, isto em 1908. Foram estes operários os responsáveis por incutir nos jovens Sintrenses o gosto por este novo desporto que estava a dar os primeiros passos em Portugal, o futebol. Estes operários aproveitavam as suas horas de lazer para fazer umas “peladinhas” no terreiro fronteiro ao Palácio, os jovens Sintrenses que aqui tiveram a sua primeira aproximação a este novo jogo, depressa ganharam o gosto pelo futebol. Os jovens, mais firmes nas suas convicções e dispondo de mais tempo e maior espírito organizador, fundam o clube a que deram o nome de Sport União Sintrense.
Depois de alguns anos a fazer as delícias das gentes de Sintra com os emocionantes duelos com o Sintra Futebol Clube e o S. Pedro Futebol Clube, que proporcionaram grandes tardes emocionantes de futebol, o Sintrense é o único destes 3 clubes que consegue resistir (o S. Pedro F.C. é hoje o 1.º Dezembro) e sempre foi o clube que conseguiu ser mais organizado e persistente na sua luta pela promoção do futebol em Sintra.
Em 1930, consegue o seu parque de jogos, na Portela de Sintra, momento histórico para o clube.
34 anos depois, em 1964 o Sintrense volta a fazer história, ascendeu à II Divisão Nacional, onde esteve durante 14 anos sucessivos.
Até hoje o clube tem oscilado entre a 2.ª divisão B e a 3.ª divisão nacional, a falta de verbas não permite ao clube arriscar o profissionalismo.
De destacar que o actual Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, foi aluno da escola primária que funcionou durante muitos anos na sede do clube.

O clube acabou de concluir uma importante obra, houve associados que chegaram mesmo a afirmar que já morriam descansados depois de ver a nova bancada do parque de jogos da Portela de Sintra erguida. É uma bancada que está na origem de alguns problemas para o clube, o objectivo era arrendar a parte de baixo da bancada de forma a proporcionar mais uma fonte de receitas ao clube, mas por uma razão ou outra, ainda não foi possível fazê-lo.
Para além do campo principal relvado, o parque de jogos tem ainda um campo sintético adjacente, com uma excelente bancada coberta que tem capacidade para cerca de 2000 pessoas.
Actualmente o clube ocupa uma decepcionante 11.ª posição na serie E da 3.ª divisão nacional, está a ser uma época desastrosa a nível desportivo, mas a ambição mantém-se, e para o ano o objectivo é subir à 2.ª divisão B novamente.

Grande abraço e Bons ataques!!

Sondagem finalizada, Sondagem Iniciada

Pois é. Depois de mais uma sondagem atacante, em que vos pedimos para decidir qual o melhor lateral direito da Superliga, foi o Miguel, do Benfica o vencedor, por esmagadora maioria. Mais de metade dos votos (54%) foram direitinhos para o internacional benfiquista que assim vai directamente para equipa atacante ideal fazer companhia ao Vítor Baía. Como "suplente" do Miguel, ficou em 2º lugar nas votações o Rogério do Sporting com 27% dos votos. De referir que o jovem Nelson do Boavista teve mais votos do que o campeão europeu Seitaridis...

Finalizada esta sondagem, damos início a uma nova, que pretende eleger os centrais da nossa equipa ideal. Os dois mais votados entrarão directamente para a mesma. Vota já na nossa Sondagem Atacante !!!

quarta-feira, março 16, 2005

O Reino do Dragão

Jorge Costa disse ontem depois do jogo em Milão:"Este não é o FC Porto a que estou habituado desde pequenino. Há jogadores que têm de perceber o que estão a fazer em campo. Há faltas de concentração inadmissíveis."
Miguel Sousa Tavares disse ontem na Bola: "os responsáveis não se chamam Del Neri, nem Victor Fernandez, nem José Couceiro: chamam-se Pinto da Costa e SAD."
Pôncio Monteiro disse hoje à TSF que "está a ver a equipa do FC Porto um bocadinho aburguesada".
Afinal o Reino do Dragão também começa a ser contestado... Aquilo que sempre acusaram no Benfica, no Sporting, sobre os "notáveis" que estão sempre a dar pra trás quando os resultados não aparecem, começam agora eles a aparecer no FC Porto. Acusavam que os jogadores muitas vezes começavam a dar recados uns aos outros na comunicação social, etc, etc, afinal aqui também acontece. Muito sinceramente concordo com a opinião que ouvi ontem do Rui Moreira no programa da RTPN, Trio d'Ataque, em que dizia que o problema do Porto teve um interregno com a entrada de José Mourinho, mas que já vem dos tempos dos gastos desmedidos, do tempo do Fernando Santos, do Octávio Machado, e agora que veio outra vez dinheiro a mais, estão a estender-se ao comprido. Acho que está a chegar a hora da mudança (finalmente!) no Porto e que se isto continua assim este ano é uma das piores senão mesmo a pior época do "reinado" do Sr. Pinto da Costa. Só espero que no próximo ano continue a comprar Leo Lima's, Bonfim's, Leandro's, Fabiano's, Pepe's, etc, etc, etc... A gerência agradece!

Angel Sanchez

Para quem não se lembra ou não conhece o nome, este senhor foi o árbitro do Coreia-Portugal no Mundial 2002. Sim, aquele que expulsou o João Pinto.

O que me leva a falar dele, hoje, é sobre a entrevista que deu acerca do abandono prematuro do seu colega de profissão, Anders Frisk. Foi-lhe perguntado se alguma vez se sentiu tentado a a abandonar a arbitragem, como consequência de pressões.

Então e passo a citar: "Não. É obvio que lamento a decisão de Frisk. Entendo a sua decisão, mas não a tomaria. A diferença é que ele é do Norte da Europa e eu da América do Sul. Aqui na Argentina, receber ameaças por carta, telefone ou até correio electrónico é, infelizmente, uma situação habitual.
Uma vez, devido a uma decisão que tomei num jogo entre San Lorenzo e River Plate, estive 30 dias preso em casa, com polícia à porta devido à pressão dos adeptos. E nem por isso desisti, apesar de reconhecer que a arbitragem é uma profissão de alto risco."


A meu ver e na óptica deste senhor, tudo isto (ameaças) é mais ou menos normal e sinceramente receber ameaças via mail ou telefone não se compara a ter de ficar preso em casa com policia à porta. Que seria se este senhor Frisk tem ido apitar o jogo FCMarco - Estrela Amadora? Teria-lhe dado algum ataque cardíaco? Ou na melhor das hipóteses sujava as calças? Enfim...

O que nos vale é ainda haver "homens de apito" como Angel Sanchez ou Duarte Gomes. Os Anders Frisk's da arbitragem são muito bem afastados e não precisos nesta profissão.

É de crer então que Mourinho pode ter alguma razão quando diz que teria sido combinada alguma coisa em Barcelona, já que à mais pequena pressão o senhor Frisk estremece todo. Por alguma razão este mesmo árbitro foi agredido por um isqueiro em Roma, umas jornadas europeias atrás, ou seja, como se costuma dizer, não há fumo sem fogo.

Acho que uma pessoa que escolhe uma profissão de risco, como foi dito pelo próprio Angel Sanchez, esta sujeito e de antemão esta a espera de consequências deste género, e deve ir e ser (sobretudo), minimamente preparada para tais possíveis acontecimentos. As pessoas que regem a arbitragem deviam sujeitar estes homens ás mais diversas pressões/testes antes de os nomearem para certos jogos, porque senão dá-se o caso, como foi, de gerar uma onda de apoio bacoco ao arbitro, com greves?! E de ameaças de suspensões ou multas a pessoas que fazem muito mais pelo futebol do que outras que as criticam.

Mourinho nem de perto nem de longe tem culpa do que se passa com esta atitude proporcionada mais por uma donzela aflita do que por um homem, ainda por cima de um homem com poder de decisão arbitral, pelos vistos influenciável.

Pergunta: Cada pessoa que telefonar ao árbitro a maldize-lo ou ameaça-lo, a culpa recai imediatamente sobre o Mourinho?! Assim ate os adeptos da ASRoma agradecem e se souberem o número telefónico do Sueco...
Sinceramente, enfim...

Sondagem lateral direito

Termina hoje a eleição do melhor lateral direito da Superliga.
Ainda podes exercer o teu direito de opinião. Participa na nossa Sondagem Atacante !!!

terça-feira, março 15, 2005

Razões da fragilidade verde e branca

Acho chegada a altura de identificar o porquê, no meu entender, de o Sporting estar a fazer uma época mediana/baixa ( em Portugal) e de ter tanta irregularidade de exibições e resultados.

Ao contrário do que possam pensar, não estou a escrever isto porque o Sporting só agora é que está a 6 pts do titulo. Escrevo isto porque desde Novembro/Dezembro que me parece perfeitamente perceptível quais as grandes fragilidades desta equipa. Até podem ser campeões! Ainda espero e acredito nisso! Mas que têm (grandes) fragilidades, lá isso têm!

- Muita inexperiência da equipa. De facto, e além de terem o plantel com mais baixa média de idades da 1ª liga, uma grande % dos jogadores habitualmente convocáveis só tem 1 ou 2 épocas de 1ª liga! Nos anos de campeão, o Sporting tinha mistura de jovens e jogadores experientes. Este ano, e apesar de termos Sá Pinto, Ricardo, Beto, Barbosa e Rui Jorge, o núcleo de jogadores é manifestamente inexperiente!

- Treinador Inexperiente. Por mais "calibragem" que ser adjunto do Real Madrid e de Queiros durante uma época possa ter dado, o que é verdade é que Peseiro vem para o Sporting com 1 época de 1ª Liga e 1ª época de 2ª Liga! Aidna tem muito que aprender!

- Peças fulcrais muitas vezes ausentes. Mais do que Viana, Carlos Martins e Liedson, existem 2 jogadores importantissimos para o Sporting: Custódio e Roca! Estes 2 jogadores acabaram por falhar alguns jogos, e mais grave ainda, quando um falha o outro também geralmente falha!

- Claro défice defensivo. Por mais espectáculo que se queira dar e por mais golos que se queiram marcar, uma equipa para ser campeã tem de saber defender. E o Sporting não sabe! É inconcebível que já no último terço do campeonato um clube como o Sporting sofre golos tão infantis e tão consentidos. Não treinam? não reveêm os os vídeos com os erros? Será que só treinam circulação de bola?

- Falta de alas. Desde o ano passado que esta situação se mantém. Contra equipas que defendam bem ou que ocupem bem o miolo do terreno, o Sporting pouco ou nada joga! ( exs. Un. Leiria, Braga, Penafiel, Maritimo e Belém)

- Efeito Pós-Benfica. Por mais espanto que esta razão vos possa causar, eu considero-a importante. Quem jogou futebol - mesmo a um nível amador como eu -, sabe que após se perder de forma inglória um jogo histórico e emotivo, a equipa sai mentalmente e psicologicamente afectada, demorando a reagir nos jogos seguintes e ficando como que mais frágil perante situações mais adversas!

Como última observação, refiro que só escolhi razões " dentro do campo" e não crises directivas e possíveis jogos de bastidores

Valenciano-Lousada

A A.D.Lousada tornou a averbar mais uma derrota, desta feita no Estádio Dr. Lourenço Raimundo, frente á equipa local , o S.C. Valenciano. O S.C. Valenciano é uma equipa necessitada de pontos tornando-se uma equipa difícil, coesa e moralizada psicologicamente. Os visitados marcaram primeiro por intermédio de Fredy, mas a A.D. Lousada respondeu bem, e nos poucos ataques que fez á baliza do S.C. Valenciano chegou ao empate, por intermédio de Miguel Barros que este ano ainda só tinha marcado por uma única vez, mas já na 2ª parte o S.C. Valenciano passa para a frente do marcador e faz o 2-1, por intermédio de Lemos. Poucos minutos depois, a A.D. Lousada desperdiçou uma grande penalidade batida por Canas. É de referir que o avançado Amìlcar no jogo com o S.C. Fiães também já tinha falhado, são coisas que acontecem aos melhores." O Melhor Jogador da A.D. Lousada no jogo - ( na minha opinião ) , foi o Hélder. Este jogador controlou a defesa e aliviou um punhado de contra - ataques que se dirigiram para a baliza lousadense, tem-se revelado como um dos melhores da A.D. Lousada neste campeonato da 2ª divisão B ( zona norte ). Na próxima jornada , a A.D. Lousada recebe o Trofense , num jogo em que a A.D. Lousada quer a desforra, após na época passada ter sido 2-5 o resultado final . Mas esta época a A.D. Lousada tem argumentos suficientes para protagonizar um bom resultado.

[Os Lousadenses]

Barriga cheia!

Finalmente o Sintrense materializou em golos as boas exibições que tem vindo a efectuar, desta vez tirou a barriga de misérias, 6 golos sem resposta ao Vialonga, que tinha no banco de suplentes um guarda-redes júnior, um jogador lesionado, outro que não treinou durante toda a semana, e um ex-júnior. Caricato são as ausências de alguns jogadores do Vialonga por se encontrarem em viagem de finalistas, clube simpático diz o treinador do Vialonga...
Ao intervalo o resultado era de 1-0, apenas aos 70m de jogo Bruno Gomes marcou o 2.º golo do Sintrense, dai até ao final destaque para Carrasqueira, que esteve apenas 9m em campo e marcou 3 golos!
Com este resultado o Sintrense deu um salto na classificação, tem agora 5 pontos de vantagem sobre a linha de agua, e para semana vai a São Pedro de Sintra disputar o derby com o vizinho e aflito 1.º Dezembro, que esta semana empatou em Tires 2-2.

Na frente destaque para a derrota do líder Benfica B na Madeira com o Machico por 1-0, e para a vitória dos também Madeirenses Câmara de Lobos sobre o Cacém pelo mesmo resultado. Quem aproveitou foi o Real, que em casa contra o último classificado, Fazendense, goleou por 4-0.
Na próxima jornada, mais uma oportunidade para o Real cimentar a sua candidatura à 2.ª divisão B, vai a Loures, e o Benfica B recebe o novo 3.º classificado (Câmara de Lobos)

Daqui para a frente muita coisa pode acontecer, na frente o principal adversário do Real deve mesmo ser o Câmara de Lobos, que tem a vantagem de receber o Real na penúltima jornada, provavelmente será o jogo decisivo desta serie E, no que respeita a subida de divisão.
No fundo da classificação, o Sintrense parece ter descolado, e pelo calendário que tem, muito dificilmente voltará à zona de descida, sobram 4 equipas (O Elvas, Tires, 1.º Dezembro e Malveira) para 1 lugar. Promete ser uma luta emocionante a fuga aos distritais.

Abraços e Bons ataques

O fenómeno Mourinho


Mourinho é realmente no momento o maior fenómeno no futebol mundial. Como sabem eu admiro tanto as suas qualidades como treinador como condeno a sua personalidade arrogante que demonstra, mesmo sabendo que isso faz parte do "jogo" que ele cria para motivar os seus jogadores, os seus dirigentes e os seus adeptos.
O que não compreendo é esta recente vaga de fundo europeia contra as afirmações do José Mourinho, dizendo que fomentam a violência e que é inimigo do futebol. Se assim é, onde estavam os grandes Srs. do futebol europeu quando o mesmo árbitro que agora se retira por ameaças foi barbaramente agredido em pleno Olímpico de Roma perante os adeptos do Roma?... Onde estavam os grandes Srs. do futebol quando o Wenger e o Ferguson em Janeiro andaram a esgrimir violentos argumentos antes de um Arsenal-Manchester?... Onde estão os grandes Srs. quando os treinadores falam mal da arbitragem?... É que infelizmente isto não se passa só em Portugal como o caso do passado fim de semana (o Jorge Regadas se o Mourinho é mau para o futebol, devia ser banido do país...), mas em toda a Europa. Depois do grande jogo de futebol que vimos faz hoje 8 dias, os jogadores do Barcelona disseram que foram roubados, falaram de racismo, envolveram-se em confusões. E alguém disse que eles tiveram mau perder, que incitaram à violência, que são maus para o futebol??...
O que eu acho sinceramente é que o José Mourinho está a começar a incomodar muita gente no futebol a nível europeu, pois começa a ganhar muita coisa, e como tem aquilo estilo arrogante isso irrita muita gente. Agora, não entendo é o que é que ele tem a ver com ameaças de morte recebidas por um árbitro. Se por acaso um adepto romano (um dos que o agrediu em Roma) aproveitasse o momento para o ameaçar de morte a culpa agora era do Mourinho?... Onde estavam os árbitros europeus aquando dos incidentes de Roma para fazerem uma greve???
Concluindo, não sou a favor que se culpe os árbitros pelas derrotas do nosso clube, mas daí a defender que o Mourinho é o culpado de todos os males e que queixar-se de arbitragem é incitar à violência, é um exagero. Além disso, Mourinho é responsável por muito do espectáculo futebolístico mundial de hoje em dia. Sendo assim, não está a mais no futebol. Se calhar até há Mourinho a menos no futebol. Com menos arrogância, claro... :-)

segunda-feira, março 14, 2005

II Liga Honra

Jornada 25

O Estrela da Amadora conseguiu o melhor resultado possivel em casa do FCMarco, que é o 4º classificado. Uma vitoria por 2-1, tendo com isso dado um grande passo rumo á subida de divisao.
A diferença pontual, para o primeiro dos q nao sobe (4º classificado), é agora de 7 pontos e como esta em vantagem nos confrontos directos, por isso sao na pratica 8 pontos.
Com isto foi a unica equipa que ganhou fora esta jornada.
Apesar de tudo esta vitoria veio beneficiar todas as 3 equipas da frente, uma vez q todas elas ganharam pontos ao 4º classificado.
Mas ja voltamos a este jogo.

No restante da jornada, o lider foi demasiado confiante jogar contra a equipa que apresenta o futebol mais fraco da Liga e aos 3 minutos de jogo ja perdiam 1-0!!!
Ficaram-se por um empate com 3 golos sofridos!!!
O Paços Ferreira é de longe o melhor ataque com 47 golos, mais 7 q a Naval e 10 que o Estrela, mas é ao mesmo tempo a 4ª equipa com mais golos sofridos.
O terceiro classificado, a Naval, empatou em Chaves a zero, num jogo muito equilibrado.
Na parte final da Liga os 6 ultimos classificados jogavam todos em casa e todos pontuaram!!!
Sendo que o Alverca continua a 6 pontos de nao descer, so que agora a equipa mais proxima de si está já a 5 pontos.

Voltando a Marco de Canaveses.
Protestaram os Marcoenses que um dos golos tricolores foi marcado em fora de jogo, e que lhes foi anulado um por fora de jogo que foi mal validado, mas nao dizem que no golo que lhes foi atribuido foi cometida falta sobre o guarda-redes do Estrela.
Á conta desta derrota o árbitro Duarte Gomes so deixou o estadio duas horas apos o final da partida, no jipe da GNR, e so teve o carro de volta as 20h40m, o jogo acabou as 17:55, quase 3 horas antes.
As camionetas dos adeptos tricolores e do proprio clube onde iam os jogadores foram apedrejadas
.
Estes senhores do Marco de Canaveses teem duas derrotas em casa a contar com a desta jornada, na anterior, com o Chaves, apedrejaram tambem o autocarro flaviense, tendo sido um jogador atingido na cabeça, e consequentemente sofrido traumatismo craniano, alem de escoriaçoes varias.
Devido a esses incidentes tiveram de jogar o jogo com o Maia em estadio emprestado por interdiçao.
Ora esta equipa está as portas da SuperLiga
.

Pergunta: É com este tipo de comportamentos que querem subir de Divisao?
Pergunta: E os restantes adeptos das demais equipas da Superliga, sera que é este tipo de adeptos e equipas que querem encontrar tanto nos jogos em casa como fora?
Pergunta: Este tipo de pessoas merece a subida de divisao ao escalao maior do nosso futebol?

Tenho certeza que existe gente bastante evoluida em Marco de Canaveses, e que nao se compadece de maneira nenhuma com este tipo de atitudes de um grupo de pessoas que nao sabem ou nao querem viver em civilizaçao.

Esta equipa tem um longo historial de ameaças e jogos estranhamente ganhos, principalmente quando esta na 2º Divisao B Zona Norte. Os adeptos, primeiro do Famalicao e dois anos depois os do Leixoes podem confirma-lo, ja para nao falar nos outros 20 adversarios que jogaram contra o FCMarco, mas sobretudo estas duas porque eram as que concorriam directamente á subida, nesses dois anos distintos.
Foram publicas as declaraçoes de varias pessoas ligadas aos clubes em questao tanto na Televisao como nos jornais acerca de acontecimentos varios na Zona Norte. Zona onde toda a gente sabe quem é que vai subir no inicio de cada epoca, dependendo das equipas que la estao.

Esta mesma equipa, ja uma vez foi despromovida da Liga de Honra, na secretaria, o que deu lugar á repescagem do Felgueiras, por atrasar propositadamente o inicio do ultimo jogo da epoca, começando mais tarde, a fim de saber de antemao os resultados finais, dos adversarios directos, na altura todos (FCMarco inclusivé) em fuga á zona de despromoçao.
Segundo os regulamentos os ultimos jogos teem todos de começar á mesma hora, sob pena de descida directa, ao clube que nao cumprir esta delegaçao. A meu ver decisao justa e acertada.

Em resultado do que se passou no final do jogo, o arbitro Duarte Gomes vai proceder á instauraçao processual em tribunal dos dirigentes do FCMarco.

A direcçao do Clube de Futebol Estrela Amadora em comunicado á imprensa, referiu que nao so a propria direcçao como os seus jogadores, socios, simpatizantes e adeptos foram enxovalhados, humilhados e injuriados publicamente, pelas declaraçoes do presidente e treinador do FCMarco, tendo dado 48 horas para essas pessoas se retratarem, tambem publicamente, ou serao por parte da direcçao tricolor, igualmente alvos de processo em Tribunal.

A direcçao do Clube de Futebol Estrela Amadora cortou relaçoes com o FCMarco.

O Mundo do Futsal

O mundo do futsal anda ao rubro, grandes eventos estão para acontecer e as fases decisivas da época aproximam-se...
Primeiro vou pedir desculpa por uma opinião irreflectida, depois de ler este artigo no Futsal Portugal, sou obrigado a admitir que estava errado quando critiquei a prestação da selecção nacional nos últimos grandes torneios internacionais, Europeu e Mundial. Julgo que é importante sabermos admitir quando erramos, isto não quer dizer que deixei de ter ambição para ver a minha selecção chegar mais longe, mas tenho de ser realista...
Parabéns ao Sr. Pedro Catita pelo excelente artigo.

Durante a semana passada disputaram-se os oitavos de final da taça de Portugal, em que a grande surpresa foi a eliminação do actual 4.º classificado do nacional da 1.ª divisão (Olivais) pelo Belenenses, líder incontestado da serie B da 2.ª Divisão. De destacar as vitórias do Freixeiro sobre o Sporting por 5-3 (tal como na época passada) e do Boavista em Mondim de Basto sobre o Modicus por 5-3 após prolongamento.
Nos quartos de final vão estar 3 equipas da 2.ª divisão (Belenenses, Sporting de Braga e Vila Verde) e 5 equipas da 1.ª divisão (Benfica, Freixeiro, Sporting de Pombal, Fundação Jorge Antunes e Boavista).

No campeonato nacional aproxima-se a fase decisiva da época, os play offs, Benfica e Sporting discutem os 2 primeiros lugares da primeira fase, com alguma vantagem para o Benfica que parece estar em melhor forma, o 3.º lugar parece ser do Freixieiro, e Olivais, Sporting de Pombal e Fundação Jorge Antunes devem lutar pelo 4.º lugar. Famalicense, Sassoeiros, Alpendorada, Estrela da Amadora e Modicus lutam por 2 lugares nos play offs.
Na minha opinião vamos ter nos quartos de final dos play offs os seguintes confrontos : Benfica-Sassoeiros, Sporting-Famalicense, Freixieiro-Sporting de Pombal e Fundação Jorge Antunes-Olivais.
Mas ainda faltam 7 jornadas para o fim da primeira fase...

Começa hoje a 2.ª fase da UEFA futsal Cup, o representante Português é o Sporting, que irá medir forças com os Belgas do Action 21 Charleroi (anfitriões), Boomerang Interviu (campeão europeu) e Svea Lesna (campeão Esloveno e eliminou o campeão Italiano). Os jogos vão ser transmitidos pela Sport TV.
Tarefa muito difícil para o Sporting, mas a esperança é a última a morrer, e pode ser que os campeões europeus, que nem estão a fazer uma grande época (estão em 3.º lugar a 10 pontos do 1.º na Liga Espanhola) se encontrem num dia não...

Para finalizar uma grande notícia para o futsal Português, vamos ser anfitriões do próximo Euro 2007, vai se realizar na zona do Porto, no pavilhão Rosa Mota e no pavilhão dos congressos de Matosinhos, espera-se que seja um sucesso, tal como nos temos habituado nos últimos grandes eventos que organizámos.

Abraços e bons ataques!

Historico

Alguem se deu conta da historicidade do momento que aconteceu na 6ª feira no Estadio do Dragao?
Para uns (os q nao gostam do FCP) foi um momento bastante agradavel, que so desaparecerá quando as suas equipas perderem de novo ou forem humilhadas. Para outros (talvez a maioria dos adeptos do FCP) foi a maior vergonha de sempre.
Para mim que vejo estes jogos por fora, foi um resultado historico e daqueles que ficam nos compendios.
Elevo este tipo de situaçoes completamente anómalas ou insolitas a factos unicos em termos de futebol, que por si so me fazem duvidar da sua repetiçao, daí serem considerados historicos por mim, e que tive a "felicidade" de assistir.
Outros exemplos poderiam ser (nacional e internacionalmente):
Estrela Amadora 2-0 Sp. Farense final da Taça Portugal,
Beira Mar 1-0 Campomaiorense (ja extinto em seniores) final da Taça de Portugal,
Milan 1-6 Juventus Campeonato Italiano,
Lyon 8-0 Marselha Campeonato Frances,
Monaco 8-3 Depor Liga Campeoes,
Celta Vigo 7-0 Benfica Taça Uefa,
Lyon 7-2 Werder Bremen Liga Campeoes,
Portugal 7-1 Russia Apuramento Campeonato Mundo,
Portugal na final do Europeu de futebol,
Benfica e FCPorto em finais europeias e mundiais, etc

É historico porquê? Varios considerandos:
1º - O Nacional "nunca mais" ganhará no Dragao por resultado identico.
2º - É preciso recuar 30 anos para ver uma derrota deste calibre em casa do FCPorto.
3º - A equipa que perdeu é uma das maiores do pais, considerada um dos "3 Grandes", com um historial invejavel, aquem e alem fronteiras.
4º - A equipa que ganhou so ascendeu á 1ª Divisao pela primeira vez no final dos anos 80 e nao tem titulos ou finais nas provas maximas de Portugal.

Poderia estar aqui a falar de mais aspectos, mas estes ja dao uma boa ideia da historicidade do momento.

Sondagem

Queríamos relembrar todos os nosso visitantes que continua online a nossa sondagem semanal, com vista à eleição do melhor lateral direito da Superliga, que continuará activa até 4ª feira às 24h. Exerce o teu direito de voto!...

As razões do sucesso (até agora) do SLB na Superliga

Depois de um fim de semana simplesmente maravilhoso para um adepto benfiquista, quero deixar a minha opinião pelo aparente sucesso que o meu clube começa a ter na Superliga, apesar do mesmo poder ser efémero face ao equilíbrio da mesma até agora. Então aqui vai, de trás para a frente como deve ser construída uma equipa:
- Regresso de Miguel: Apesar de ainda não estar ao nível do Euro 2004 ou do início desta época, está em claro crescendo de forma e vai ser uma peça muito importante para o final da Superliga. É claramente o melhor defesa direito a actuar em Portugal, pois é rápido, tem técnica e apoia como nenhum outro o flanco direito da sua equipa no ataque.
- Consistência dos Centrais: Por mais que se queira criticar a dupla Luisão/Ricardo Rocha, o Benfica está a beneficiar e em muito o ter uma dupla de centrais estável, que já joga junta há 1 ano, e que se conhece como ninguém.
- Dos Santos: Para mim é uma das surpresas do actual Benfica. Pensava que Fyssas ia ser muito mais importante do que este cabo-verdiano, mas a verdade é que Dos Santos tem sido sempre melhor do que Fyssas (que só tem complicado quando joga) e além disso Simão ganha também um apoio no seu flanco com a presença do ex-Marselha.
- Melhor dupla de médios-centro da Superliga: Por muito que doa aos adeptos do Porto ou do Sporting, têm de concordar que a dupla Petit/Manuel Fernandes é a mais consistente da Superliga. Ainda por cima depois das ausências em alguns jogos de um ou de outro, temos conseguido em vários jogos seguidos contar com os 2 atletas e as vantagens são óbvias. Ainda neste último jogo, o grande golo de Mantorras foi depois de um roubo de bola fantástico e arranque de 30 metros do Manuel Fernandes. Em quase todos os últimos jogos do Benfica, os melhores jogadores da equipa são estes dois Srs. Mais um problema saudável para o Sr. Scolari. Faz sentido colocar Maniche na Selecção quando neste momento Manuel Fernandes está muito superior a ele, tanto em termos físicos como psicológicos??
- Nuno Assis: Para mim é o factor principal de sucesso do SLB. Se repararem bem, coincidência ou não, desde que veio para o Benfica, ainda não perdemos um único jogo na Superliga. Com ele o Benfica ganha capacidade criativa, defende melhor, liberta Simão e Geovanni, e serve melhor os seus Pontas de Lança. Se verificarem, em confronto com os outros rivais, é claramente a melhor contratação de Inverno de qualquer um dos clubes. E espero que nos continue a ajudar rumo ao título.

Uma última palavra para Pedro Mantorras. Que saudades tinha eu como benfiquista, bem como muitos como desportistas, de ver este menino encantar a plateia com um grande golo. Aquele grito que deu após o golo pareceu um golo misto de alegria, confiança e raiva, de um menino que aquilo que quer é jogar à bola, marcar golos e vencer. Bem vindo Pedro!!!

domingo, março 13, 2005

Uma Liga ás avessas...

Como adepto que Sporting, estou a perder a confiança no meu Leão. Numa Superliga, em que quem falhar menos ganha, o clube de Alvalade, está a falhar demais...
O FC Porto, que "levou" 4, está em geito de competição com o sporting, para ver quem sofre mais golos num jogo... O que se revelou como uma oportunidade soberana, para os Vermelhos de Lisboa, que aproveitara, da melhor maneira vencendo frente ao Gil Vicente com 2 golos sem resposta... Um Benfica a apostar numa constante transição de 4-4-2, e 4-3-3. Quem irá vencer a Liga? Só Deus sabe, mas continuemos e assistir a estas pequenas surpresas, jornada a jornada...
Analizando as Defesas dos 3 Grandes, a Defensiva Sportinguista, revela-se como sendo a mais inconstante. Hugo mostra-se como um jogador sempre disponível, mas talvês uma equipa na luta pelo título, deveria apostar em alguem mais concentrado, sereno e "defesa".
É fazendo Votos para que o campeonato seja entregue, e bem entregue ao Sporting, que me despeço.

3º LUGAR

Resultados de mais uma jornada da 2ª B zona centro:

Pampilhosa 0 Oliveira do Bairro 0
Oliveira do Hospital 3 Estarreja 1
Sporting da Covilhã 4 Vilafranquense 1
ACADÉMICO DE VISEU 3 Sanjoanense 0
Oliveirense 4 Caldas 0
Torreense 1 Tourizense 1
Mafra 2 Benfica de Castelo Branco 0
Fátima 3 Esmoriz 0
Abrantes 2 Penalva do Castelo 1

Uma jornada sem grandes surpresas. O Mafra e o Sporting da Covilhã venceram em casa e continuam de braço dado no topo da tabela. O Estarreja com a derrota em Oliveira do Hospital carimbou, no meu entender, o passaporte para a III Divisão. Neste aspecto estamos conversados, ou seja, desce o Estarreja, o Vilafranquense e o Caldas. O meu Académico de Viseu venceu em casa por 3 a 0, com golos de Hélder ( de penalty ), Carlos Lima e Chicabala e beneficiando do empate do Oliveira do Bairro em Pampilhosa subiu ao 3º lugar, mas a longínquos 7 pontos do 1º lugar, culpa da péssima 1ª volta.
Hoje estive no Fontelo. Só pude ver a 1ª parte, mas comprei o meu bilhete, porque é preciso ajudar o Académico. Na sexta-feira, na Assembleia Geral, foi nomeada uma comissão admnistrativa que fica a comandar os destinos do Académico até 30 de Junho. Há que continuar a tentar arranjar soluções para a grave crise.

A classificação agora é a seguinte:
1º Mafra 51
2º Sporting da Covilhã 51
Académico 44
4º Oliveira do Bairro 43
5º Tourizense 42
Na próxima jornada há jogo grande, o Mafra desloca-se a Touriz. O Sporting da Covilhã vai a Estarreja e é claramente favorito. O Académico desloca-se a Vila Franca de Xira e acredito na vitória. O Oliveira do Bairro recebe em casa o Oliveira do Hospital e não deixará, com certeza, fugir os 3 pontos. Com tudo isto, acredito que no fim da jornada teremos novo líder.
Boa semana a todos!

sábado, março 12, 2005

A paixão Manchester United

Sendo um desporto que move massas, o futebol é cada vez mais um negócio financeiro, capaz de mover enormes quantidades de capital…
O entusiasmo dos adeptos atinge limites impensáveis, conseguindo tornar os sonhos realidade. Este é o caso de dois jovens portugueses, que pelo amor ao Manchester United , criaram o primeiro clube de fãs do clube britânico em Portugal. Convém dizer que este grupo se tem expandido, tendo já aberto o terceiro núcleo: o núcleo do Manchester United em Braga, presidido por José Peixoto.


1.És o presidente de um dos núcleos do Manchester United em Portugal. Como te inseriste num projecto tão aliciante quanto este? O cargo que ocupas acarreta muita responsabilidade?
Antes de mais, quero agradecer a oportunidade que a tua entrevista me dá para falar do Manchester United e mais concretamente do núcleo de Braga .
Eu sou presidente do núcleo de Braga, que é o núcleo Mup ( Manchester United Portugal) mais recente. É um projecto bastante aliciante pois é 1 projecto que vai permitir fazer chegar o Manchester United e a sua realidade diária aos bracarenses . O meu cargo acarreta algumas responsabilidades, pois cabe-me a mim fazer a ligação entre o Manchester United Portugal e os associados de Braga e uma vez que o núcleo é novo, é preciso começar tudo do zero desde site : angariaçao de membros e toda a burocracia com o Manchester United Portugal . Quero também salientar que a minha direcção também tem um papel preponderante nos destinos do núcleo .


2. Apesar de ser bastante recente, o site do núcleo de Braga sobre o M.U tem tido muita aceitação? Os bracarenses têm aderido ao projecto ou as informações são ainda escassas?
Este núcleo apenas foi formado dia 10-02-2005 ,ou seja, praticamente há um mês atrás . O núcleo tem tido bastante aceitação, pois praticamente toda a gente tem simpatia pelo Manchester , informo-te também que este núcleo conseguiu mais membros num mês do que qualquer outro . No entanto, ainda não estamos totalmente implementados e esperamos que o núcleo seja mais conhecido e assim possa ter mais membros.

3. Este é o terceiro núcleo em Portugal, os outros dois localizam-se em Coimbra e Guarda… a nível nacional a paixão M.U é elevada? Sei que vocês já tem cerca de dois mil inscritos…
A paixão pelo M.U é muito elevada, como tu própria disseste temos cerca de dois mil inscritos e a lista sobe todos os dias . Apesar de o Chelsea nos estar a fazer uma forte concorrência penso que a tendência é para termos cada vez mais inscritos . Mas atenção que estamos apenas a falar de inscritos porque há muitos “red devils” que não se inscrevem .


4. Para além de reunir e informar os adeptos do M.U , o vosso projecto consiste especificamente em quê?
O nosso projecto consiste em aproximar a realidade diária do clube a todos os adeptos de língua portuguesa, pois havia uma grande lacuna neste campo, quase todos os sites sobre o clube ou estão em inglês ou japonês, então nos queremos traduzir para português para assim aproximar toda a gente do maior clube do mundo .

5. Voltando à questão do número de adeptos, quantas adeptas estão inscritas? Isto é, há uma grande percentagem de mulheres inscritas?
Sim, há uma grande quantidade de mulheres inscritas, aliás
posso-te dizer que no núcleo de Braga estão inscritas mais mulheres que homens … umas dizem que é pelo Ronaldo outras pela equipa . No entanto, podes ver aqui a lista de todos os inscritos no MUP : http://www.manutdportugal.com/sociosmup.htm

6. O que é preciso para ser membro ? Quais as vantagens ?
Para ser membro basta apenas ir ao site do núcleo http://www.mup-braga.manutdportugal.com/ e inscrever lá, nos depois tratamos das inscrições no MUP , relembramos que não temos qualquer interesse financeiro, portanto não cobramos um cêntimo aos membros, a inscrição é totalmente gratuita . As vantagens são imensas desde receber em primeira mão e em português as noticias do clube ; temos uma loja virtual que faz chegar aos adeptos todos os acessórios originais a preços bastante convidativos . Ajudamos também a programar visitas a Manchester e a tudo que tenha a ver com o clube. Quero Agradecer á minha direcção sem a qual nada disto seria possível : Karina Moutinho , João Bastos e Andreia Subtil . Quero também agradecer ao pessoal do MUP mais concretamente ao Ricardo Valente pois sem eles nada disto teria sido possível .

Assim termino esta breve entrevista , cuja finalidade é informar todos os leitores do incremento da paixão M.U. em Portugal , para além de dar a conhecer esta iniciativa a quem a desconhecia. ( para mais informações, consultar : http://www.manutdportugal.com/ )

Maus Hábitos!

Não resisti, tive que vir escrever sobre o descalabro a que assisti há poucas horas no estádio do Dragão. Mau demais para ser verdade. Apesar de ter dito, escrito e mantido desde o início desta temporada que o FCP estava a fechar um ciclo de vitórias e de sucesso, quiçá inigualável num futuro próximo, e que estava mentalizado para um periodo de readaptação e de reconstrução de uma equipa vitoriosa, competitiva e convincente, a verdade é que não sinto desde então que algo tenha mudado rumo a essa finalidade. Foram três treinadores, foi uma pré-época inexistente ou escassa devido aos compromissos anteriores, foram infindáveis mudanças para pior no plantel, quer em entradas como em saídas, foram azares e tudo mais que houver para dizer. Se tudo isto é verdade e se Couceiro está no FCP há sensivelmente um mês, a verdade é que o FCP não é uma equipa, mas sim um conjunto de 11 jogadores sem rumo, sem entrosamentos, sem fio de jogo e sem supremacia. O FCP do passado recente, passou de uma condição de superioridade para uma condição de banalidade. Qualquer equipa joga de igual para igual contra o FCP, qualquer equipa se arrisca a ganhar-lhe, qualquer equipa arrisca a humilhá-lo, como aconteceu hoje. Se a vitória em Belém foi merecida, se houve um amargo de boca com um simples empate com o Benfica, se a vitória em Penafiel foi fruto de algum querer com alguma sorte à mistura, que andou arredada noutras tantas ocasiões, diga-se, o que me parece é que esses resultados iludiram muitas pessoas e camuflaram de alguma forma a maneira de jogar do FCP. Pois bem, eu desde o início não acreditei que este ano pudesse ser de tal maneira diferente que me pusesse a pensar que o FCP iria cair neste caos futebolístico. Razões para isto? Para além das que referi, eu aponto mais algumas: O FCP devido a lesões, castigos e opções tácticas não consegue jogar com a mesma equipa duas vezes seguidas, ou seja, muitas mudanças de jogo para jogo; Muitos jogadores jovens, novos no clube, estrangeiros, que não estão habituados à realidade do nosso país, do nosso futebol e mais concretamente à forma de encarar o futebol do FCP; Sub-rendimento de jogadores, tais como Nuno Valente, Costinha, Postiga, já para não falar das contratações; A somar a isto tudo, e que já não é pouco, há mais dois pontos fulcrais, a meu ver, que estão a desmantelar e desmantelarão qualquer equipa, a saber, Quaresma é desmesuradamente egoísta a atacar e nulo a defender; Diego com a sua tenra idade e experiência, assume as despesas de pensar o futebol de ataque do FCP, prende-se demasiado à bola, cria poucas situações de perigo, faz jogar pouco os companheiros e é extremamente lento a executar; Seitaridis pura e simplesmente não sobe no terreno, não criando desiquilibrios pelos flancos e não ajudando o ataque, característica imprescindível no futebol dos dias de hoje. Lembram-se do penaltie contra Portugal no jogo de abertura do Euro 2004? Lembram-se quem conduziu a jogada e quem sofreu a falta merecedora de castigo máximo? É isto que lhe falta. Enfim, o FCP dos dias de hoje é uma equipa partida, que cria situações de perigo para os adversários, já que não há compensações, entrosamentos e entreajuda entre os jogadores.
Custa imenso ver o declínio de uma equipa, principalmente por ter habituado os adeptos e sócios aos antípodas do presente. São os maus hábitos!
Um resultado tão pesado como o de hoje não tem qualquer tipo de desculpa, mas queria aqui dizer que esta foi a pior arbitragem que eu me lembro de ter visto no estádio do Dragão, quer do árbitro principal quer dos seus auxiliares. Sinceramente acho que o que Couceiro diz sobre estar na moda ser contra o FCP assenta que nem uma luva nesta exibição do trio de arbitragem neste jogo. Quero que aqui fique registado que até ao momento não vi imagens televisivas sobre o jogo, mas presenciei no estádio a falta que antecede o segundo golo do Nacional (Adriano sobre Ricardo Costa), se tenho dúvidas nas posições dos jogadores que marcaram os primeiro e terceiro golos do Nacional, não tenho dúvidas que houve dois lances de fora de jogo claríssimos não sancionados, e que a falta que dá o livre e consequente golo de Bruno, foi igual a uma falta não marcada sobre Postiga perto da área contrária. Mais uma vez digo que os erros do FCP foram muitos e que a equipa mereceu perder, sem qualquer margem para dúvidas. Penso que Couceiro falhou nas substituições e que arriscou muito ao tirar um lateral para a segunda parte. Falhou, mas tentou puxar a equipa para o ataque, e isso eu não critico.
Dou os parabéns à equipa do Nacional pela derrota imposta ao FCP, mas não posso dar os parabéns aos jogadores pela atitude de anti-jogo desde os quatros minutos, altura em que marcaram o primeiro golo. A vitória é incontestável, mais uma vez, mas mais incontestável foi a do Braga, em que aí sim, os jogadores tiveram a correcta atitude e estiveram à altura da derrota que impuseram ao FCP.
Sou adepto do FCP, continuarei a ser sejam quais forem os resultados, e é nos maus momentos que devemos demonstrar o nosso apoio, e é nestes momentos também que o FCP se costuma galvanizar, espero que isso se possa verificar já no jogo de Terça-Feira frente ao Inter de Milão.
Para as pessoas que continuam a dizer que o nosso campeonato está ao rubro, emotivo e cheio de qualidade, eu altero o meu discurso inicial e digo que o FCP é que está a equilibrar o campeonato, de tão mal que joga.
Última nota para a excelente prestação do Sporting na taça Uefa. De realçar que os três golos foram marcados em contra-ataque, coisa que não é muito habitual no futebol do presente na equipa, já que a posse de bola e o ataque continuado pautam a maneira de jogar do Sporting actualmente. Enormes melhoras no eixo da defesa leonina com a assiduidade de Enarkahire e com as excelentes exibições de Hugo. Continuo a não perceber o estigma criado à volta de Beto, que para mim sempre foi um jogador mediano. Não fosse o facilitismo no jogo de Belém no lance do golo que ditou a derrota do Sporting, e diria eu que Hugo tem sido, nestas jornadas, o melhor central da superliga. Em suma, boa sorte para a recepção ao "Boro" e no futuro na taça Uefa.
Bom fim de semana desportivo e com saúde.

sexta-feira, março 11, 2005

Carrossel Leonino

O Sporting é neste momento a única equipa portuguesa com estofo europeu. A exibição de Roterdão não constituiu um facto isolado, ontém a equipa voltou a patentear um nível tremendo na forma como executou o seu carrosel. E se durante anos esse carrosel foi criticado porque não materializava em golos e em vitórias o domínio exercido sobre os adversários, este Sporting de José Peseiro alia a exibição ao resultado. O Sporting vulgarizou o Feyonoord em Roterdão, que é tão somente uma das três melhores equipas da Holanda, e desta feita fez calar os ingleses em Middlesbrough.E o que vem a ser o carrosel? O carrosel não é mais do que a posse de bola e o uso da mesma. É a forma racional e paciente de trocar a bola entre os jogadores até conseguir situações de golo iminente, impedindo ao mesmo tempo que a equipa adversária pense o seu jogo de ataque.

Permitam-me que destaque alguns nomes, embora a equipa valha pelo seu conjunto.Pedro Barbosa, amado e odiado em Alvalade, tem passeado a sua classe pelos palcos europeus, fruto da sua técnica soberba. O miúdo João Moutinho tem demonstrado grande maturidade e confiança nas suas capacidades, não se atemorizando com o nome dos adversários ou com os ambientes adversos. Enakarhire é o patrão da defesa, uma rocha na verdadeira acepção da palavra. Rochemback, o carregador de piano e claro Liedson, o "Levezinho" , impiedoso para como as defesas adversárias. Na Eupopa o Sporting tem cativado os adeptos, nas competições internas é outra história. Quanto à eliminatória, ainda não está resolvida, há que ter as devidas cautelas, mas tenho plena confiança na passagem aos quartos-de-final.

[Jorge Sousa]

Site Atacante da Semana: SL Benfica

Dando sequência à minha primeira análise cibernética feita há já algumas semanas, inicio hoje uma rubrica semanal onde se pretende analisar os sites desportivos que temos na nossa listagem.
Começo pelos Clubes Atacantes Nacionais em falar sobre o meu clube de coração, o Sport Lisboa e Benfica, que tem como sítio oficial o link www.slbenfica.pt.
Neste site, qualquer adepto do clube pode desde comprar o seu bilhete para o jogo que se avizinha no Estádio da Luz até adquirir os mais variados produtos de merchandising relativos ao clube da águia.
Verifica-se uma boa organização ao nível das notícias que se podem ler, e uma razoável actualização das mesmas.
Tem secções bastante diversificadas, como por exemplo a secção Móvel onde os adeptos podem adquirir a imagem que quiserem para o seu telemóvel ou a secção Bolsa em que até se pode aceder a uma corretora para eventualmente se investir no mercado bolsista.
A História do clube também não está esquecida e na secção Adeptos qualquer um pode adquirir vídeos de jogos importantes, bem como aceder a arquivos históricos sobre velhas glórias do clube.
Existe ainda uma secção toda dedicada ao fantástico Estádio da Luz intitulada Catedral onde se pode ver as instalações magníficas e inclusivé adquirir o seu lugar anual para assistir aos jogos da Superliga.
Deixo desde já um reparo que aliás vai ser extensível a qualquer site de clube pois parece-me que nenhum o faz: faltam entrevistas com os protagonistas, ou seja os jogadores e técnicos do clube, e por exemplo um contacto de email para que os adeptos possam enviar mensagens de incentivo aos craques.
Fica assim a saber com o que pode contar no site do SLB.
Para a semana um novo site será analisado.

A juventude pára no Restelo.

Todos sabemos que muitos jovens gostam de jogar à bola. Nós encontramo-los a jogar nos jardins, na praia, em ringues, em algumas estradas pouco movimentadas, enfim numa diversidade de locais, no entanto existe uma instituição de grande nome no panorama do desporto nacional chamada C. F. “Os Belenenses”, que tem vindo a apostar fortemente nos jovens futebolistas tanto ao nível da sua formação futebolística como escolar. Os jovens jogadores que estão longe de Lisboa não foram esquecidos pelo Belenenses, assim sendo, foi inaugurado em Janeiro do presente ano o Lar do Atleta que visa dar uma oportunidade a todos os jovens deste país que o seu sonho é jogar à bola num clube emblemático. Outra fonte de motivação para os jovens que pretendem ou que já praticam futebol no Belenenses, consiste na constituição do plantel sénior do clube. Muitos dos jogadores da equipa principal são oriundos das camadas jovens e como exemplo temos as seguintes estrelas, o Neca (que já representou a selecção A), o Eliseu, o Gonçalo Brandão (internacional sub-19), o Ruben Amorim (internacional sub-20), o Pedro Alves, o Rolando (apesar de não ter nacionalidade Portuguesa), o Jorge Tavares (este jogador, também ele internacional, é pouco conhecido devido ao facto de ser júnior, embora já tenha jogado pelos seniores do Belenenses esta época, no jogo contra a Académica em Coimbra onde apontou o golo do empate). Como podem ver apresentei o exemplo de 7 jogadores, ou seja, mais de metade de um 11 inicial poderia ser constituído pela “prata da casa”, tal não acontece por opção do grande treinador Carlos Carvalhal.
Mas preparem-se que num futuro próximo a juventude do Restelo ainda vai dar muito mais que falar… Eles estão a crescer…

quinta-feira, março 10, 2005

II Liga Honra

Jornada 24 da Liga Honra, mais uma vitoria para os dois 1ºs classificados.
Na Amadora o Estrela jogou o suficiente para garantir 3 pontos, visto q na 4ª feira foi obrigado a jogo a meio da semana com direito a prolongamento e penalties.
Continuo a dizer q o melhor guarda-redes português a actuar em Portugal é o Veiga e é merecidamente o titular indiscutivel da baliza do Estrela.
Contra o Chaves foram pelo menos 3 os remates á queima roupa de jogadores Flavienses, que surguiram isolados, a cruzamentos bem medidos para a area e pequena area, e 3 foram as grandes defesas do melhor em campo.
Ja houve jogos em que eu disse que o Veiga nao era o melhor em campo porque praticamente nao faz defesas durante os jogos, visto q a defesa normalmente nao permite valeidades, é tambem á conta disso que somos a melhor defesa da Liga.

Ainda esta jornada mais algumas consideraçoes.
Desta feita foi a Naval a provar um pouco do anti-jogo do Felgueiras e nao foi alem de um empate a 9 minutos do fim.
O Paços Ferreira "ja esta" na Superliga, com 9 pontos de avanço sobre o 4º classificado, o Marco que ganhou em Portimao e mantem-se na corrida á subida de divisao, a um ponto do 3º classificado, a Naval.
No final da tabela os 3 ultimos perderam e o Alverca ja esta a 6 pontos de nao descer, o que para mim desde o inicio do campeonato que é um facto consumado.

Proxima jornada.
Jogo grande com a deslocaçao do Estrela 2º a casa do 4º Marco.
Diferença pontual antes do jogo, 4 pontos.
Se o Estrela ganhar fica a 7 pontos sendo que ganha nos confrontos directos, por isso sao na pratica 8 pontos, e com um grande passo em frente rumo á subida. Se empatarem fica tudo na mesma com 4 pontos de diferença, na pratica 5. Se a vitoria for do Marco a diferença reduz-se para um ponto e os marcoenses dependem da expressao do resultado pra ficar em vantagem no confronto directo. Na 1ª volta 6-2!!! para o Estrela.
Nos outros jogos o Paços Ferreira vai passear ao Ribatejo e buscar 3 pontos faceis.
Vai ser interessante ver a Naval em Chaves depois de um empate em casa, ate porque os flavienses estao a apresentar bom futebol e os figueirenses sao os que melhor futebol praticam nesta Liga.
Nos restantes desafios a curiosidade reside no facto dos 6 ultimos irem jogar todos em casa, e em principio so o Alverca nao conseguira pontuar.

O meu coração bate por 2

Olá a todos!

Este é o meu 1º post de ataque!

No entanto, e como diz o titulo do meu post, o meu coração - desportivamente falando - bate tb por outro clube, o histórico Atlético CP, que actualmente milita na 2ª divisão B, Zona Sul

Sendo assim, irei manifestar todas as minhas opiniões "atacantes" referentes a estas minhas paixões, não me esquecendo de ir também abordando todo o futebol nacional e internacional.

Um bem haja a todos

Nova sondagem e resultados da anterior

Iniciamos hoje a nova sondagem do blog, desta feita para eleger qual o melhor lateral direito da Superliga. A mesma terminará na próxima 4ª feira, dia 16 de Março às 24h. Contamos com a tua opinião para continuarmos a eleger qual a equipa ideal da Superliga.

Relativamente à sondagem que terminou neste momento, o vencedor da renhida votação foi Vítor Baía com 33% dos votos, contra 30% para o Quim. O titular da selecção nacional, Ricardo, ficou-se pelos 15% de votos no terceiro lugar do pódio.
Assim sendo, Baía é o guarda-redes atacante escolhido para o nosso Onze de Ataque.

Até prá semana!

quarta-feira, março 09, 2005

Chelsea "In", Barcelona "Fuera"

Sinceramente acho que passou a equipa que mais quis ganhar. Houve imensas oportunidades para ambos os lados, embora eu ache que teve mais sorte a equipa que passou e na inspiração do seu guarda-redes. Se o Chelsea entrou muito bem no jogo e fez muito cedo aquilo que lhe competia, ou seja, marcar e ficar em vantagem na eliminatória, o Barcelona ficou apático a ver jogar e com o descrédito natural de quem sofre 3 golos em 20 minutos. Acho também que há excesso de zelo do Colina ao marcar o penaltie, mas o que é certo é que isso trouxe outro ânimo ao jogo, e logo a seguir o Barcelona faz o segundo golo pelo jogador mais criativo do mundo, logo a seguir de uma jogada fenomenal do mesmo. Penso que os papéis se inverteram na segunda parte. Embora o Barcelona estivesse já em vantagem na eliminatória, foi a equipa que mais dominou e que mais situações de perigo criou. Veja-se as substituições de Mourinho, que a meu ver testemunha o que referi anteriormente: Paulo Ferreira sai, talvez por problemas físicos mas também por ter apanhado à frente os piores adversários possíveis: Ronaldinho e também Eto'o, e ou estava bem fisicamente e inspirado, ou então era melhor esquecer, foi o que aconteceu; Sai Gudjonhsen e entra Tiago logo a seguir ao golo, numa clara tentativa de parar as incursões do meio campo catalão, começando a defender o resultado; Dando resposta à entrada de Maxi Lopez, manda entrar o gigante alemão Huth para a sua função de central. O que quero com isto dizer é que não critico minimamente as opções tácticas de Mourinho, mas ao mesmo tempo digo que estranhei a falta de mudanças de jogadores na equipa e mais cedo. E isso traduz-se no respeito e medo de perder o jogo. Recordando o último jogo da Premiership, ao ver a sua equipa sofrer um golo e empatar esse jogo, Mourinho de imediato mandou entrar dois jogadores e com alguma sorte merecida, marcou logo a seguir. Quando há muito equilibrio entre o valor das equipas, os jogos são decididos muitas vezes por erros dos adversários O jogo, como todos vimos, foi decidido por um lance de bola parada, que advém de um erro de marcação, mas penso que o Ricardo Carvalho faz falta sobre o guarda-redes Valdez.Em suma, pela atitude demonstrada, pelo querer marcar e ganhar, pela motivação e empenho da 1ª parte, acho que seguiu em frente a equipa que mereceu, mas não a melhor e mais perigosa. Sem dúvida que a defesa do Barcelona não está ao nível dos atacantes que tem. Eto'o é uma "máquina" de jogar futebol, Ronaldinho é uma "máquina" de pensar e inventar (no bom sentido) futebol e Deco é o maestro de serviço que fecha este triangulo maravilhoso de ataque.Eu sou um adepto fervoroso dos treinadores Mourinho, Silvino e Baltemar, do preparador fisico Rui Faria, dos jogadores Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Tiago, não só por serem portugueses, mas por serem bons jogadores que tantas alegrias deram ao serviço do meu clube no passado (excepção feita ao Tiago neste último caso), mas penso que no cômputo geral o Barcelona merecía seguir em frente. Eu estava a torcer para que fosse um bom jogo e não há dúvida que o foi. Tratando-se de duas equipas estrangeiras, e sendo eu adepto só do meu clube, a minha simpatia e desejo era que o Barcelona passasse a eliminatória, porque tem o Deco que diz muito ao meu clube, porque tem outros jogadores que admiro muito, por ter uma história colossal em quase todas as modalidades e por ter sido a melhor equipa e a que mais mereceu passar. Contudo, espero que daqui para a frente tenham muita sorte, que ganhem a premiership e se possível que se encontrem com o meu FCP na final...