segunda-feira, maio 14, 2007

Académica 0 - Sporting 2

Vou meter o bedelho onde não sou chamado e falar um pouquinho do jogo deste Domingo.

Local: Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)
Assistência: 18.500 espectadores

Normalmente teria a meu cargo uma crónica semanal, mas hoje decidi abordar este jogo.
E estou a fazê-lo por duas razões.
A primeira, porque estive no relvado.
A segunda, porque são os dois clubes que dividem o meu coração.

Por norma, em qualquer jogo entre estes dois emblemas o meu apoio vai para a Briosa.
Ontem foi diferente.
Sabia de antemão que a AAC/OAF podia segurar a manutenção mesmo perdendo e que o Sporting não podia deixar de ganhar.
Por isso, foi uma partida invulgar.
Mas, "adeptices" postas de parte, vamos analisar a partida.
Manuel Machado voltou a montar mal a equipa.
Sarmento não é nem nunca será um lateral direito (mais valia colocar Paulo Sérgio nessa posição) e isso viu-se no lance do primeiro golo, quando Nani fez o que quis. Já antes Romagnoli tinha entrado calmamente pela asa esquerda do ataque dos leões.
Medeiros é muito mau e acaba por ser sinónimo de uma unidade a menos em campo.
Jogar com três centrais já tinha sido uma má opção no jogo em Alvalade. O professor não aprendeu a lição.
Contra a melhor defesa da prova, Manuel Machado deixou Gyano e Dame no banco. Gyano não é bom mas atrapalha, Dame é um dos jogadores com melhor rendimento ofensivo do planter academista. Além disso Joeano rende bastante quando tem um companheiro na frente.
A equipa do Sporting era a melhor que se podia desejar.

O golo surgiu aos 3 minutos depois de Nani ter passado por dois jogadores, fintou mais um, cruzou e após o desvio de um dos centrais de negro a bola sobrou para Liedson que só teve de encostar.
4 minutos depois, lance de antecipação do "Levezinho" e Pedro Roma terá tocado o 31 do Sporting. De onde estava não deu para ver o lance com clareza mas uma vez que ninguém contestou a decisão parto do princípio que a decisão foi correcta.
Pedro Roma mostrou o porquê de continuar a ser o titular da baliza da Briosa. Lance defendido.
Má escolha do Sporting. Liedson falhou as umas 5 penalidades, Moutinho não falha. Talvez tenha sido para acrescentar mais um golo à conta do baiano.
Minutos depois, um derrube na área do Sporting. Penalty? Talvez. Infelizmente a forma como Filipe Teixeira caiu pode ter dado a entender que se fez à falta.
Pedro Roma mostrou o porquê de continuar a ser o titular da baliza da Briosa. Lance defendido.
Os "leões" dominavam o jogo mas os "estudantes" não baixavam os braços.
O jogo estava bonito e, de repente, aos 21 minutos, os adeptos spontinguistas exultavam.
Golo na Mata Real e o Sporting estava em primeiro na Liga BWin.
Machado retirou Medeiros, ficou com uma defesa de 4 elementos, e colocou Gyano em campo. Dame ficou mais uns minutos no banco.
Foi assim que chegou o intervalo e foi assim que se entrou na segunda parte.
A Académica, já com Dame em campo, reagiu bem, deu trabalho aos lisboetas e causou sucessivas ocasiões de perigo. O Sporting não ficou de braços cruzados e valeu Pedro Roma para anular um lance com selo de golo protagonizado por Nani.
Mais três lances de destaque ainda no primeiro quarto de hora do segundo tempo, primeiro por Gyano, que depois de receber um magnífico cruzamento de Lino, cabeceou sozinho para fora; depois, uma jogada na asa esquerda do ataque do Sporting, com sucessivas trocas de bola perante a apatia dos "estudantes", termina com um remate de Miguel Veloso a rasar o poste; por fim, Dame consegue num curto espaço de terreno fazer três fintas de pé para pé e faz a bola embater com força no poste de Ricardo. O guardião do Sporting estava batido.
Até ao final, de destacar as substituições na turma de Alvalade.
Alecsandro volta a não trazer nada de novo, mostrando que os 3 golos obtidos há jornadas atrás foram a excepção que confirmou a regra, é lento, pára o ataque e perde bolas, não pressiona e não tem grande dinâmica.
Tonel substitui Romagnoli. Paulo Bento coloca 3 centrais quando a Académica já tinha em campo Gyano, Nestor e Joeano, servidos por Dame, Filipe Teixeira, Lino e Miguel Pedro.
Muitos podem achar que o treinador do Sporting terá sido demasiado cauteloso, mas a verdade é que a Briosa estava balanceada para o ataque e, ao mesmo tempo, o facto de ter três centrais permitia dar mais liberdade a Tello e Abel. Do lado direito não se viu muito, até porque Abel não fez um bom jogo, mas na ponta contrária o chileno aproveitou e chegou a causar perigo por duas vezes.
Quase em cima dos 90', Nani volta a criar mais um golo, desta feita assistindo Moutinho para sentenciar o jogo.

Notas finais:
1) O Sporting continua na corrida pelo título, a Académica garantiu a permanência.
2) O jogo foi antecedido por uma polémica sobre o relvado.
Quanto a isto convém deixar algumas apreciações.
Não me parece que faça sentido realizar um concerto ou qualquer iniciativa que possa colocar em risco a qualidade do tapete de jogo. A rever.
Não me parece também que tenha feito qualquer sentido a frase no comunicado da Académica/OAF que referia que o Sporting não deveria aproveitar o estado do relvado como desculpa caso o resultado fosse menos bom.
Foi completamente fora de propósito, ainda mais quando os responsáveis da Briosa deviam ter noção do percurso vergonhoso que efectuaram em casa esta época. 3 vitórias!!! Mais valia terem dito apenas o essencial sem mandarem recados desajustados e injustificados.
3) O Sporting está em grande forma nesta recta final e parece que a rotatividade está a dar resultados. Se calhar, digo eu, Paulo Bento pode estabilizar a equipa umas jornadas mais cedo na próxima época se quiser ser campeão. (e atenção, ainda o pode ser esta temporada)
4) A manutenção da Académica no principal escalão é obtida à custa de deméritos dos seus adversários, não por mérito próprio. A caminhada em 2006/07 foi má, mesmo má e os números devem dar que pensar. Os dirigentes academistas devem reflectir, devem ser mais criteriosos na construção da equipa para a época vindoura, e, sobretudo, devem começar a ponderar um factor estranhíssimo. Porque é que treinadores como Nelo Vingada ou Manuel Machado que têm qualidade e são técnicos de sucesso, chegam a Coimbra e parece que se trocam todos na hora de orientar e escolher a equipa.
5) O comportamento das claques. Há anos que sou fã da Mancha Negra, principalmente pela sua postura nos estádios (excepção feita quando aparece o Vitória de Guimarães como oponente) e este ano foi mais um ano exemplar para esta claque. Espero que sirvam como exemplo para muitas outras. As claques verdes e brancas também estiveram bem e foi bonito ver a festa que fizeram especialmente a partir do golo do Paços de Ferreira.
Não sei se foi distracção minha mas foi bom não ouvir o tradicional "SLB SLB SLB..." quando o Benfica não está em campo.

Jogadores em destaque:
Sporting - Nani: esteve nos lances dos dois golos e ainda teve tempo para falhar um, mas há que dar mérito à intervenção de Pedro Roma.
Associação Académica de Coimbra: Pedro Roma: Magistral! Teve um punhado de intervenções fantásticas, numa delas defendeu uma grande penalidade, e manteve os companheiros e adeptos da Briosa a sonhar quase até ao apito final com um outro resultado que não a derrota.

Sem comentários: