quinta-feira, maio 10, 2007

Futebol de Formação - Revisão da Semana

2ª Jornada do campeonato nacional de Juniores A – fase final

Boavista – Sporting

No sábado, dia 5 de Maio, muitos foram os adeptos que marcaram presença na Pasteleira (inclusive adeptos leoninos) para assistir uma disputada partida de futebol.
Numa tarde de muito calor, o Sporting procurava cimentar a sua liderança e o Boavista apagar a má imagem que deixou no Olival.



No Boavista muitas foram as alterações em relação ao primeiro jogo.
Raínho e Pedro Carneiro foram adaptados a trinco com missão exclusiva de anular os médios interiores leoninos. Moinhos apresentou um onze claramente defensivo, organizando-se defensivamente atrás do meio campo, eliminando os espalos e impedindo situações de um para um com os jogadores do Sporting.
No lado leonino a surpresa foi Pupo a aparecer no centro do meio campo ao lado de Adrien.

O jogo começou com um claro domínio do Sporting, sobretudo pela faixa esquerda onde a velocidade e “força” de Allison iam causando grandes dificuldades a Edir.
O Sporting via o seu mio anulado e como tal procurava com insistência a faixa esquerda de forma a furar as 3 linhas defensivas que o Boavista apresentou na Pasteleira.
A verdade é que a maior posse de bola, o maior pendor ofensivo não se traduziam em oportunidades de golo, e Trigueira, guardião axadrezado, foi tendo uma tarde calma.
No ultimo terço da primeira parte Ricardo Nogueira isola-se e Brun foi obrigado a trava-lo em falta (fora da área), vendo assim o cartão vermelho.

A 2ª parte começou equilibrada e até com um maior domínio da equipa reduzida a 10, o Boavista.
Ivan abriu o livro e começou a espalhar terror na faixa esquerda.
Contudo, foi o Sporting a abrir o activo. Cruzamento da esquerda, finalização á boca da baliza e estava feito o 1-0.
A partir daqui viu-se um Boavista diferente. Motivado, mandão e sob a batuta de Ivan Santos partiram para 30 minutos de muito futebol, espalhando o perigo perto das redes de Rui Patrício.
Num lance aparentemente inofensivo o lateral direito Leonino foi expulso por tocar a bola com a mão dentro da área. 2º amarelo e consequente expulsão. Raínho chamado a converter não perdoou e estabeleceu o resultado final.
Até ao fim, o Boavista dispôs de uma oportunidade soberana que Ivan iria desperdiçar em frente a Patrício e já perto do fim o Sporting (já reduzido a 9) viu uma bola embater no poste.

Empate justo num jogo onde se viu um Sporting anulado tácticamente e um Boavista bem diferente daquele que actuou no Olival.

O Sporting segue na frente com 4 pontos e o Boavista ocupa o último lugar da tabela com 1.


Benfica – Porto

Local: Caixa Futebol Campus
Assistência: 1500 pessoas
Árbitro: José Albino (Algarve)

A bancada principal do CFC estava praticamente cheia para assistir a mais um clássico do futebol Português a contar para a fase final do Nacional de Juniores A (Sub 19). Foi um belo jogo de futebol, recheado de alguns dos melhores valores resultantes dos escalões de formação em Portugal e que o Benfica acabou por vencer beneficiando de alguma felicidade mas também da categoria do guarda redes Daniel Casaleiro!

O Benfica entrou no habitual 4-4-2 com uma dupla atacante composta por Carvalhas e Dabao ficando Sami sentado no banco de suplentes. Carvalhas demonstrou a razão porque é considerado um dos melhores Sub 18 do país. Romeu Ribeiro (trinco) e Ruben Lima (lateral esquerdo) realizaram também eles exibições de qualidade!

O Porto entrou num 4-4-2 que em tarefas ofensivas se desdobrou num 4-3-3 com Rui Pedro a fazer a posição de ponta de lança ladeado por Tiago Silva na esquerda e Candeias na direita.
Destaque para o enorme trabalho de Edson, o número 6 Portista deu um festival de bola neste jogo!

O jogo iniciou com 1 grande oportunidade para o Porto, 1 contra ataque resultante de uma desatenção da nervosa defesa Benfiquista não acabou em golo devido a enormes defesas do guardião Daniel Casaleiro a dois remates de Rui Pedro!
O Benfica respondia com algum domínio do jogo, o ataque organizado ia resultando em alguns sustos para a baliza do inseguro Ventura, o guardião Portista esta tarde não esteve nos seus melhores dias demonstrando algum nervosismo, um desentendimento com André Pinto resultou mesmo na melhor oportunidade de golo do Benfica na primeira parte, mas Miguel Rosa não foi capaz de concretizar.
Perto do fim da primeira parte, Castro isolou Tiago Silva e este apenas com Casaleiro pela frente deixou-se antecipar em mais uma grande intervenção do guardião encarnado!
Nesta primeira parte assistiu-se a um grande jogo de bola com um grande ambiente no na bancada do CFC, em que as melhores oportunidades foram do Porto mas o domínio de jogo foi totalmente repartido.

Na segunda parte as equipas entraram lentas, sem ideias e claramente com receio de sofrer um golo.
Até que perto dos 70’, André Carvalhas isola Sami e este, acabado de entrar para o lugar do apagado Miguel Rosa, finaliza com êxito! Parecia um autêntico efeito Mantorras o que o Guineense tinha provocado na bancada do CFC!
Até final o Porto “carregou” à procura do golo da igualdade, por 2 ocasiões Daniel Casaleiro manteve a vantagem após jogadas de verdadeiro perigo dos jovens “Tripeiros”.
A equipa azul e branca teve as melhores oportunidades do encontro, mas o Benfica a jogar em casa e com o apoio de um público que desta vez apoiou verdadeiramente a equipa, soube controlar o jogo nos momentos certos e garantir uma preciosa vitória rumo a um título que pode ser algo mais que um sonho nesta altura!

Melhores Jogadores:

Ruben Lima, o lateral esquerdo do Benfica secou completamente Candeias na primeira parte e Tiago Silva na segunda, esteve perfeito defensivamente e como habitual sempre interventivo ofensivamente dando uso ao seu pé esquerdo que coloca a bola onde bem entende.

Romeu Ribeiro fez uma exibição soberba, foi um autêntico carrasco no meio campo ofensivo Portista, destruiu tudo o que lhe aparecia à frente e ainda soube ser o ponto de partida do ataque encarnado!

André Carvalhas, começam a faltar palavras para ilustrar o talento deste miúdo, ainda com mais um ano de juniores pela frente já demonstra uma tranquilidade enorme a jogar contra defesas mais velhos e muitos deles de estatura bem mais elevada! A recepção, o controlo, a protecção da bola são gestos técnicos que o pequeno genial artista executa na perfeição, e neste jogo deixou a sua marca com uma brilhante assistência para o golo de Sami!

Edson, o número 6 Portista entrou no jogo a brilhar logo na primeira jogada, uma finta e um túnel colocaram os encarnados em ordem, e durante todo o jogo foi dos elementos que mais trabalhou para construir jogo ofensivo na equipa azul e branca.

Tiago Silva, o jovem avançado azul e branco esteve perdulário na finalização, mas a sua velocidade e irreverência nunca deixaram a defesa encarnada “descansada”, deu muito trabalho à dupla formada por Miguel Vitor e Nuno Ferreira.

Positivo do Jogo:

O Careca! O ambiente estava calmo, mas só até chegar um certo careca que em atitude e espirito de apoio à equipa nos fez lembrar um outro que anda algures lá por cima a apoiar o Porto em tudo o que é estádios e pavilhões do norte do país, e não só...

O espectáculo de futebol que 2 elementos do Futebol de Ataque puderam presenciar. Juntamente com o Nuno Cardoso assisti a um belo jogo de futebol, e só de pensar que logo a seguir estava na Luz a ver os graúdos, por momentos pensei que as equipas estavam trocadas e que o jogo da principal Liga Portuguesa foi no CFC e não no estádio da Luz...

Negativo do Jogo:

O período inicial da segunda parte, foi onde as equipas praticaram o pior futebol, no entanto não fez esquecer o excelente espectáculo que se assistiu na globalidade.

Arbitragem:

Tal como em Alcochete, excelente arbitragem, sem problemas de maior para controlar o jogo. Até aqui o Nacional de Juniores ganha aos mais velhos...

Campeonato Nacional de Juniores B

No Campeonato Nacional de Juniores B já são conhecidos os 4 finalistas.
Sporting e Benfica apuraram-se com 6 vitórias em 6 jogos, o Boavista assegurou a presença na fase final ao vencer o Leixões e o Vitoria de Guimarães qualificou-se após bater o FC Porto por 2-0, causando a surpresa.

Campeonato Nacional de Juniores C

Nos inciados, iniciou-se a fase final, com o Porto a receber e bater o Sporting por 2-1. O FC Porto afirmou-se como o principal candidato ao título, apresentando um meio campo de grande qualidade.
Em Perafita, o Boavista empatou a 0 com o Benfica num jogo enfadonho e mal jogado.

Sem comentários: