segunda-feira, maio 14, 2007

UDL vs Naval: Um empate sem sabor

Estádio: Municipal Dr. Magalhães Pessoa (Leiria)
Assistência: 5651 espectadores
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)

A União de Leiria recebeu, ontem, a Naval, numa partida com cheirinho europeu. Em caso de vitória, a equipa de Leiria ascenderia à 6.ª posição, esperando que o Paços de Ferreira perdesse frente ao FCP. Para além disso, numa acção conjunta entre SAD leiriense e Leirisport, EM, o Dr. Magalhães Pessoa estaria de portas abertas a quem quisesse assistir à última partida desta edição da Bwin e ainda seriam oferecidas t-shirts à entrada com a inscrição “Todos por Leiria”.

Infelizmente, a UDL tem um velho hábito (praticamente milenar) de entrar mal nos jogos. Mas, ontem, além disso, pareciam amadores de tal maneira que estavam desconcentrados… até o Fernando, o guarda-redes melhor cotado da Bwin!

À conta desse nervosismo e uma boa parcela de inércia, a UDL viu-se (sem saber muito bem como) a ser atacada por todas as frentes, estando em Fernando a difícil tarefa de impedir que a bola chegasse ao fundo das redes. E ainda bem que ele lá estava!!

Apenas à passagem do minuto 20 é que surgiu um ataque dos atacantes leirienses, pelo brasileiro Paulo César. Alguns minutos de pressão leiriense que deram em nada… mas apesar da falta de sorte, a UDL não desistia, e num ataque liderado por Paulo Machado, pela direita, um centro para Slusarky (também conhecido pelo diminutivo Slu), que cabeceia fraco.

Até que chegou o golo navalista. Um centro para a cabeça de Nei e estava desfeito o 0-0 no marcador. Logo a seguir a este golo, Slu perde a melhor oportunidade da UDL até então. Um centro de Rossato, o polaco deixa passar a bola e falha a emenda.

Até que ao minuto 42, surge o segundo golo da Naval… mesmo havendo uma maior pressão e maior posse de bola para os da casa. Num contra-ataque, Nei remata, mas a bola bate em Fernando e sobra para Elivelton que encostou para golo.

Entretanto, Paulo Gomes (permitam-me um desabafo…. aiiiii Paulinho, Paulinho do meu coração!!) recebe amarelo por protestos. A UDL marca, por intermédio de Cadu, após um centro vindo de esquerda. Gritos, comemorações e começa a escaramuça. Staff de ambos os clubes, jogadores, treinadores… tudo ao barulho!! Paulo Gomes vê o segundo amarelo e é expulso. Paulo Duarte vê assim as coisas a complicarem-se mais: a perder, reduzido a 10 unidade e ainda por cima o Paços a ganhar.

A segunda parte começa praticamente com o segundo golo leiriense. Um livre cobrado por Rossato, sobra para a cabeça de Paulo César que empata de novo a partida e dá novo alento às esperanças leirienses. Contudo, nestes segundos 45 minutos viu-se uma UDL a tentar chegar ao terceiro golo, e uma Naval acomodada ao empate. Nem a ausência de Paulo Gomes se fez sentir tanto assim.

Melhor Jogador:
Melhor jogador… acho que não consigo destacar apenas um jogador. Acho que o plantel foi subindo de rendimento ao longos dos 90 minutos. Paulo Machado esteve lindamente, Faria idem idem, continuo a gostar de ver jogar o Slu. Cadu e Paulo César pelos golos. Alhandra refrescou e deu novo ânimo à equipa. Epahhh… posso eleger todos os que jogaram?

Arbitragem:
Mal... mais de 50% dos amarelos mostrados à UDL foram por protestos. Pudera, até eu protestava! Cosme Machado foi também mal assistido…

Pontos positivos do jogo:
* As mais de 5.000 pessoas presentes. Ok ok… vão-me dizer que as portas estavam abertas e por isso é que estava lá tanta gente. Mas vejamos: estava a chover, os 3 grandes davam à mesma hora, a Feira de Maio estava ali mesmo ao lado e mesmo assim estavam lá 5.600 e tal pessoas… foi bonito ver o apoio.

Pontos negativos do jogo:
* A arbitragem, decididamente.
* Uma das coisas chatas das portas abertas ao pessoal, foram os comentários da assistência… eu ouvi esta conversa: «Epahhh… quem é o treinador?» «Ouvi dizer que é o Domingos» «Não esse foi-se embora… acho que é o Paulo Sousa!» Gluuppp

Comentário pessoal:

Não costumo deixar registos mais pessoais nos meus posts, mas não consigo deixar de expressar aquilo que penso sobre a equipa de arbitragem. Estiveram mal, muito mal. Uma boa fatia dos amarelos mostrados a jogadores leirienses foi por protestos. Os foras-de-jogo leirienses eram constantemente assinalados, mesmo sem existirem. O fair-play só existia para uma das equipas… a UDL era “obrigada” a respeitá-lo, a Naval não. Foi mau demais para ter sido verdade! Rossato foi agredido e o seu agressor nem uma advertência levou! O que se passou? Obviamente, toda a equipa técnica e directiva da UDL estava revoltada. Foi feio e mau… isto para ser simpática e não me acusarem de apenas ver um dos lados da questão!

Sem comentários: