segunda-feira, maio 07, 2007

Análise Atacante - La Liga


Mantém-se acessa a luta pelo primeiro lugar da Liga espanhola. No final desta jornada deu-se uma troca de posições, entre o segundo e o terceiro classificado. O Barcelona mantém-se líder, tendo agora atrás de si o Real Madrid, a apenas dois pontos, depois de os merengues terem vencido o Sevilha por 3-1.

Mais uma vez a jornada disputou-se em dois dias do fim-de-semana.

O Barcelona foi o primeiro a entrar em campo, frente à Real Sociedad. Embora a exibição não tenha sido muito espetacular, o mais importante de um jogo de futebol foi alcançado. Vitória por duas bolas a zero dos catalães em pleno Anoeta. Os golos forasteiros foram apontados por Iniesta e Eto’o. O Barça mantem, com este resultado, o comando do campeonato, ao passo que, a Real Sociedad contiunua a lutar desesperadamente contra a despromoção.


A terminar este dia, mais um jogo. O Valência visitou os galegos do Deportivo, de Jorge Andrade. Destaque para o internacional português Hugo Viana que apontou o primeiro golo da sua equipa. Três pontos arrecadados pelos valencianos que consolidam o quarto posto na tabela. Os restantes golos foram marcados por Taborda para os da casa e pelo jovem Silva para o Valência.

Entrou-se então no Domingo, sabendo de antemão que o líder se iria manter ficando apenas por saber o que aconteceria no duelo entre o segundo e o terceiro classificado.

Durante a tarde realizaram-se sete jogos. Na visita a Sevilha o Getafe venceu o Bétis por 2-0, Com golos de Guiza e Casquero.

Importante vitória do Levante, na tentativa de fugir aos últimos lugares, em sua casa frente ao último classificado Nástic. Os da casa venceram por 2-0 e sairam assim debaixo da linha de água.

Quem continua a desiludir é o Osasuna. Depois de ter sido eliminado na quinta feira pelo Sevilha, da Taça UEFA, voltou a perder para o campeonato. Desta feita na deslocação até às baleares. A equipa do português Nunes, o Maiorca, levou a melhor e venceu por 3-1 a equipa de Pamplona.

Nos restantes jogos, de realçar o desaire do Celta de Vigo na visita ao El Madrigal. O subamrino amarelo venceu por 1-0 e lançou a equipa orientada por Stoichkov para baixo da linha de água, agora a três pontos do primeiro lugar acima da mesma, ocupado pelos bascos do Ath. Bilbao. Os bascos que não foram além de um empate a zero na deslocação ao terreno do Recreativo de Huelva.

Já no final da tarde, mais uma escorregadela dos madrilenos do Atlético. Perante um adversário moralizado pela presença na final da Taça UEFA, o Espanyol, os “colchoneros” sairam vergados a mais uma derrota. No Olímpico de Montjuic, os catalães venceram pela margem minima de um golo, 2-1 para o Espanyol.


Mas a jornada não poderia encerrar sem antes se disputar o grande jogo desta ronda. O Real Madrid a receber em casa o Sevilha. Num jogo entre o segundo e o terceiro classificado, levou a melhor a equipa de Fábio Capello. Os merengues conseguiram dar a volta ao resultado, depois de irem para o intervalo em desvantagem no marcador, golo do italiano Maresca já perto do final da primeira metade. Mas no segundo tempo tudo foi diferente. Com quatro dos cinco golos a serem apontados neste segundo tempo, a equipa da capital venceu por 3-2. Destaque para o holandês Ruud Van Nistelrooy, que com os dois golos marcados ontem passou a liderar o topo da classificação dos melhores marcadores, e ainda para as expulsões de dois jogadores, um para cada lado. Primeiro foi Robinho a sair de campo depois de marcar um golo, o segundo a ir mais cedo para o balneário foi Aitor Occio. Dai até final, mais dois golos, um para cada lado, com o último golo dos visitantes a ser já apontado em cima do minuto 90.

Continua ainda tudo por decidir nesta Liga espanhola. Quer no que diz respeito ao topo da tabela, quer no que toca a despromoções. Neste momento o Barcelona mantém o comando agora com dois pontos de vantagem sobre o Real Madrid e quatro sobre o Sevilha. Na parte final da tabela, e quando ainda faltam disputar cinco jornadas, ainda tudo pode acontecer. Com o Nástic, praticamente condenado falta saber quem o acompanhará, e para as duas vagas que ainda restam temos sete equipas que ainda não estão completamente a salvo: Real Sociedad, Celta, Ath.Bilbao, Levante, Bétis, Osasuna e Deportivo.


Sem comentários: