sexta-feira, maio 25, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Peter Schmeichel



A referência estrangeira desta semana foi um dos melhores guarda-redes da última década, que no final da sua carreira passou pelo nosso país. Refiro-me a Peter Schmeichel, guardião dinamarquês que representou o Sporting durante duas épocas.
Filho de pai polaco e de mãe dinamarquesa, Schmeichel era considerado um cidadão polaco até 1970, pois a partir daí ele e o seu pai, bem como outros familiares, passaram a ser considerado cidadãos dinamarqueses. Cedo demonstrou que tinha um dom para não deixar as bolas entrarem nas balizas, começando a jogar no Gladsaxe/Hero, clube da localidade onde nasceu. Em 1984, mudou-se Schmeichel fez a sua estreia na na 1ºDivisão dinamarquesa, ao serviço do Hvidovre IF. Nesse mesmo ano, o guardião fez vestiu pela primeira vez a camisola de uma selecção dinamarquesa, a de Sub-21.
Foi no ano de 1987 em que se originou a mudança na carreira de Schmeichel, aquando da sua trasferência para o Brondby. No clube do condado de Copenhaga, começou a ser criado o mito Schmeichel. Por estas bandas, conquistou quatro títulos de campeão e uma taça da dinamarca. A partir de 1988, começou a ser presença habitual na selecção dinamarquesa, estando, inclusive, presente entre os seleccionados no Euro 88.
Na época 90/91, o Brondby fez uma excelente campanha na Taça Uefa, alcançando os quartos-de-final. O guardião fez exibições do outro que chamaram a atenção de Alex Fergunson. Portanto, Schmeichel foi vendido, em 1991, por £530,000, o que, segundo Fergunson, foi “a promoção do século”.
O guardião dinamarquês representou o United durante 8 anos, que coincidiram com o regressso dos Red Devils ao grandes triunfos. Em 1993, o gigante dinamarquês foi preponderante na conquista da Liga Inglesa, título que escapava ao United à 26 anos!
Em 1992, a Dinamarca foi repescada para participar no campeonato europeu, que se disputou na Suécia, a uma semana do começo da competição, devido aos problemas militares existente na Juguslávia. Schmeichel, juntamente com os irmãos Ladrup, entre outros, surpreenderam meio mundo ao sagrarem-se ... campeões europeus.
Por Inglaterra, o dinamarquês era cada vez mais um dos grandes ídolos dos adeptos, numa fase em que os Red Devils eram, indiscutivelmente, a melhor equipa inglesa. Em 1997, num jogo ante o Arsenal, o gigante dinamarquês e o avançado arsenalista Ian Wright trocaram alguns “mimos”. No final do jogo, o avançado inglês acusou o Schmeichel de racismo. Para provar a sua inocência, o guardião juntou-se ao movimento “Kick Racism Out Of Football”.
Saiu do Manchester United em grande, como campeão europeu, e para surpresa de muitos veio ingressar no país à beira do atlântico, fundado no séc.XII, cujo nome é Portugal. No nosso país, veio representar o Sporting, que atravessava uma fase de 18 anos sem vencer o principal título nacional. O dinamarquês, então com 35 anos, foi o talismã que os Leões precisavam para voltarem a conquistar o título nacional. No mesmo ano, esteve presente no Euro 2000, na Holanda e na Bélgica. Da equipa que havia sido campeã europeia em 1992, ele era o único resistente. Os dinamarqueses, incluído no grupo da morte, juntamente com Holanda, França e Rep.Checa, tiveram uma participação para esquercer, não conquistando, sequer, qualquer ponto.
No época seguinte, o Sporting defendia o título nacional, mas as coisas não correram bem aos leões, que acabaram no 3ºlugar, atrás de Boavista e Porto, respectivamente. Nessa época, o gigante dinamarquês abandonou o Sporting, com o intuito de se dedicar à gestão do clube que comprou em 1999, o Hvidovre IF – clube que o lançou para a ribalta. No entanto, recebeu uma proposta do Aston Vila e voltou a Inglaterra. No ano seguinte, Schmeichel, idolatrado pelos adeptos do United, acabou se transferir e acabar a carreira ao serviço do rival Manchester City. Refira-se que o guarda-redes dinamarquês é dos poucos jogadores que nunca perdeu um derby de Manchester, sendo que ao serviço do City, venceu em Maine Road e empatou em Old Traford.
Assim, acabou a carreira de um dos melhores guarda-redes da década de 90. Hoje, Schmeichel, um dos melhores jogadores dinamarqueses de sempre, é comentador habitual da BBC e de várias televisões dinamarquesas.Um ícone do futebol mundial que foi um dos talismã do regresso aos títulos leoninos.



Ficha Técnica:
Nome: Peter Boleslaw Schmeichel
Data de nascimento: 18/11/1963
Naturalidade: Gladsaxe
Nacionalidade: Dinamarquesa
Posição: Guarda-Redes
Clubes que representou como jogador: Gladsaxe/Hero, Hvidovre FC, Brondby, Manchester United, Sporting, Aston Vila e Manhcester City
Internacionalizações: 129 (1 golo!)

Palmarés:
4 Campeonatos dinamarqueses
1 Taça da Dinamarca
5 Ligas Inglesas
3 Taças de Inglaterra
4 Charity Fields
1 Taça da Liga Inglesa
1 Campeonato Português
1 Supertaça de Portugal
1 Liga dos Campeões
1 Supertaça Europeia
1 Taça Intertoto
1 Campeonato da Europa
1 Taça das Confederações
1 Melhor jogador do Campeonato dinamarquês
3 Melhor jogador dinamarquês do ano
2 Melhor guarda-redes do Mundo
1 Melhor guarda-redes da Europa

Sem comentários: