segunda-feira, maio 21, 2007

Campeões! Perdão, BICAMPEÕES!


Local: Porto
Estádio: Dragão
Assistência: 50.428 Espectadores
Árbitro: Olegário Benquerença

O FC Porto garantiu o 22º Título de Campeão da sua História, após a vitória, no Dragão, sobre o Desportivo das Aves!


Jesualdo Ferreira deixou Paulo Assunção fora dos convocados e, naturalmente, foi Raul Meireles quem apareceu na posição de Trinco.
Parecia que os Dragões não iriam ter grandes dificuldades, ainda mais quando bastaram apenas 26' para Adriano fazer o golo inaugural da partida, após um belo cruzamento de Ricardo Quaresma. Contudo, 8' depois, Moreira fez o empate para o Desportivo das Aves, aproveitando da melhor maneira um desvio de cabeça de William.
Por breves segundos, o Dragão silenciou-se mas, a determinação, entusiasmo e alegria contagiante dos muitos Guardiões da Invicta ali presentes, serviu de exemplo para a reacção dos 11 Guerreiros «Azuis e Brancos», presentes dentro do «rectângulo de jogo»!


Após o Intervalo, bastaram 6' para Lisandro Lopez dar tranquilidade aos corações da Invicta, depois de um belo movimento do Argentino, terminado com um potente remate rasteiro, batendo Nuno. O Dragão explodiu e nunca mais parou!
Embalado pelo apoio incansável do Público, o FC Porto aumentou as diferenças, através de uma infelicidade de Jorge Ribeiro, que introduziu a bola na sua própria baliza, aos 59'. Definitivamente o Título estava entregue!

Conseguido o mais difícil, bastou ao FC Porto saber gerir o cronómetro até ao final da partida, mas Lisandro Lopez ainda foi a tempo de bisar, com o melhor golo do jogo!
Os festejos sucediam-se com vários momentos, sendo difícil discernir qual o momento mais alto da noite. Os golos, a entrada em cena do grande Vítor Baía, a euforia nas Bancadas, as danças dos Centrais, a transferência da festa do Estádio para a Alameda das Antas, enfim, TUDO!


O FC Porto foi líder desde a 2ª Jornada, apesar de não ter feito uma época tão brilhante como outras, oscilou e teve inevitáveis altos e baixos, contudo isso não impediu que os Dragões se sagrassem Bicampeões Nacionais, conquistando o 22º Campeonato da sua História. Metade foram conseguidos nos últimos 16 anos, o que mostra bem da clara superioridade dos Azuis e Brancos sobre os seus Rivais nos tempos que correm! Actualmente, ainda faltam 9...!

MELHOR EM CAMPO
Lisandro Lopez, claro! Lutador incansável, com um grande sentido de oportunidade, o Argentino fez 2 golos de belo efeito e transmitiu «Alma» aos seus Colegas, tendo ainda tempo para dançar o seu «Tango»!
É daqueles jogadores que qualquer adepto Portista gosta, tal é a sua Raça e Querer, deixando sempre a «pele» em campo. Em suma, é um Jogador «à Porto»!

ARBITRAGEM
Olegário Benquerença
tentou passar ao lado do jogo, mas a sua actuação fica marcada pela GP não assinalada a favor do FC Porto, após o derrube claro sobre Jorginho, quando a partida estava em 2-1. Enfim, mais uma por marcar...
Relativamente ao golo de Moreira, o jogador está em linha com o Defesa, como tal, esteve bem o Juiz da Partida.

POSITIVO DO JOGO
* A Festa, claro! Muita Alegria, boa Disposição, Gargantas afinadas e Estádio pintado de Azul e Branco!
* A entrada no jogo de Vítor Baía! É o Ídolo Portista, aquele que mesmo sem jogar, pareceu sempre presente em todos os jogos. E vais mais um Título a acrescentar ao seu Currículo!
* Apesar da situação difícil, o Desportivo das Aves nunca se entregou, ajudando a abrilhantar a festa, batendo-se bem melhor do que a maioria das Equipas que se deslocaram ao Dragão esta época.

NEGATIVO DO JOGO
* Será difícil em dia de festa descobrir um mau momento.

Sem comentários: