segunda-feira, junho 11, 2007

ANÁLISE ATACANTE – LA LIGA JORNADA 37

De loucos! Assim se pode considerar a 37ªjornada da Liga espanhola. Com o Barcelona deixar escapar, nos minutos finais da partida, a possibilidade de subir ao primeiro lugar, e com o Real Madrid a marcar o golo que lhe permitiu manter a liderança também nos momentos finais do encontro.

A penúltima jornada da Liga espanhola disputou-se quase tod ela no passado Sábado. Estando em discussão a luta pelo título, bem como, a luta pela manutenção na Liga, esta jornada foi recheada de emoção até ao final.

Nos jogos em que estavam envolvidos os clubes que tentam a todo o custo não descer de divisão, destaque para a vitória expressiva do Levante sobre o Valência. Este jogo ficou marcado pelo número de golos apontados, seis, mas também, pelo elevado número de expulsões, ao todo quatro! A equipa de Lopez Caró acabou por alcançar um importante triunfo, sobre o Valência, e manter-se assim na principal liga de futebol em Espanha. O Levante venceu por 4-2, com golos de Riga, Salva e Courtois, um resultado obtido muito à custa do elavado número de expulsões para a equipa visitante. O Valência viu três dos seus jogadores serem expulsos, sendo o guarda redes Canizares o primeiro, logo aos 12’ da primeira parte. Já na segunda metade, foi a vez de Ayala e Marchena verem também eles ordem de expulsão.

Noutro jogo em que se disputava a manutenção, a Real Sociedad não foi além de uma empate a zero bolas. Os bascos receberam em sua casa o Racing Santander e não conseguiram marcar qualquer golo, ficando em maus lençois na tabela. Mais um jogo e mais uma expulsão. Aqui foi a vez do Santander acabar reduzido a dez unidades depois de Melo ter sido expulso do jogo.

Quem obteve um importante triunfo fora de portas foi o Celta de Vigo. Na visita até ao Vicente Claderón, os galegos conseguiram derrotar a equipa de Zé Castro, Costinha e Maniche por 2-3. Para não variar este jogo teve também ele uma expulsão, Luccin saiu de campo mais cedo, deixando os “colchoneros” reduzidos a dez jogadores. Os golos da partida foram apontados por Maxi Rodríguez para a equipa da capital. Para o Celta marcaram Baiano, por duas vezes, e Yago.

Quem ainda não está a salvo desta luta é o Ath. Bilbao. Na deslocação até ao terreno do Villareal a equipa de Bilbao foi derotada por 3-1. Os bascos ainda estiveram em vantagem com um golo de Iraola, mas a equipa da casa deu a volta ao marcador por intermédio de Fórlan, por duas vezes, e Ustaritz, este com um auto golo.
Mas a grande goleada da jornada aconteceu em Sevilha. O Bétis foi visitado pelo Osasuna e acabou por ser esmagado pela equipa de Pamplona. Os visitantes marcaram por cinco ocasiões. Os golos foram obtidos por: Flaño, Webo, Valdo e um bis de Sola. Num jogo marcado por inumeras cenas de violência nas bancadas do Manuel Ruíz de Lopera, obrigando a policia a carregar sobre os adeptos do Bétis. Deste encontro saiu ainda a noticia do despedimento do técnico do Bétis, o francês Luis Fernandez. A equipa sevilhana ainda não esta a salvo da descida, embora se mantenha acima da linha de água.

Também neste Sábado, diputaram-se os jogos do título. Com os três primeiros classificados, Real Madrid, Barcelona e Sevilha, a obterem todos eles o mesmo resultado.

A equipa do português Duda, o Sevilha, não conseguiu mais do que um empate a zero na deslocação até Maiorca. Num jogo pouco interessante realce para mais uma expulsão. O defesa Dragutinovic viu ser-lhe dada ordem de explusão à entrada para os últimos quinze minutos da partida.O grande vencedor da jornada acabou por ser o Real Madrid. Na visita ao sempre dificil terreno do Zaragoza, a equipa de Fábio Capello conseguiu em empate arrancado a ferros. Depois de ter estado em desvantagem por duas ocasiões, os “merengues” conseguiram a dois minutos dos noventa empatar a partida. Com o Zaragoza a colocar-se em vantagem aos 30 minutos da primeira parte, por intermédio de Diego Milito, na conversão de uma grande penalidade. No inicio do segundo tempo os madrilenos chegaram à igualdade por Niltelrooy, mas dez minutos mais tarde, Diego Milito voltava a colocar o Zaragoza na frente. É então que no final do jogo, aparece o salvador Niltelrooy. Um golo que permitiu manter a liderança do campeonato ao Real Madrid.
Quem desperdiçou uma soberana oportunidade de se subir ao primeiro lugar da tabela foi o Barcelona. A equipa de Deco recebeu no Nou Camp os vizinhos do Espanyol. Os piriquitos puseram-se na frente do marcador à passagem da meia hora por intermédio de Tamudo. Mas, ainda antes do final do primeiro tempo, a equipa “Culé” empatou o jogo. Um golo de Messi, que fez lembrar uma vez mais o génio de Maradona. Depois de contra o Getafe o jovem argentino ter marcador um golo idêntico ao de El Pibe, em que fintou meia equipa adversária, voltou agora a emitar Maradona. Messi marcou um golo muito semalhante à célebre mão de Deus. Um golo que certamente dará muito que falar. Mas voltando ao jogo, já na segunda parte o Barça colocou-se em vantagem, com outro golo de Messi. E numa altura em que já se festejava a vitória, e consequente subida ao primeiro posto, a equipa do Espanyol deitou por terra todas as expectativas, ao empatar o jogo através de Tamudo.

Uma nota curiosa para o que sucedeu no jogos do Barcelona e do Real Madrid. Todos os golos marcados na segunda parte coincidiram quer num campo, quer no outro!

Esta jornada terminou no dia de ontem, coma realização de dois jogos. O Dep. Corunha foi derrotado por 2-5 na recepção ao Recreativo de Huelva, e o já despromovido Nástic conseguiu vencer no terreno do Getafe por 0-1.

Faltam apenas uma jornada para o término da Liga e continua muita coisa por decidir: Qem será o campeão? Quem irá à Taça UEFA? Quem vai descer de escalão?

Sem comentários: