quarta-feira, junho 27, 2007

Benfica 2007/08


Aproxima-se o inicio da época para o plantel principal do Sport Lisboa e Benfica, a participação na 3.ª pré eliminatória da Liga dos Campeões a 8 e 23 de Agosto assim o obriga! Fernando Santos mantém-se no comando técnico da equipa, e desta forma deverá continuar fiel ao 4-4-2 utilizado em grande parte da época passada.
Ano após ano o plantel do Benfica é constantemente acusado de ser um plantel curto, sem soluções válidas o que obriga a sobrecarregar os principais jogadores, o objectivo do planeamento para 2007/08 passa por oferecer a Fernando Santos mais e melhores soluções!

O ponto da situação actualmente é o seguinte:

Guarda redes: Existem alguns rumores quanto ao interesse do Benfica em guarda redes brasileiros, mas até ser comunicado o contrário Quim, Moretto e Moreira continuam a ser os 3 guardiões encarnados!

Defesas: Por enquanto mantêm-se Luisão, Anderson, David Luiz, Leo, Nelson e Miguelito e contratou-se o internacional costa marfinense Zoro, ao Messina de Itália.
Parece-me um sector equilibrado, dependendo dos problemas físicos / psicológicos dos jogadores ao longo da época e da qualidade do trabalho desenvolvido por Fernando Santos não me parece que a equipa esteja mais fraca por aqui.


Médios: Petit, Katsouranis, Karagounis (um jogador de 30 anos pelo qual existe uma oferta de 2 milhões de Euros...) e Manuel Fernandes (seria talvez a melhor aquisição da época). Entretanto o trinco dos juniores, Romeu Ribeiro, foi chamado ao estágio de pré época, mas parece-me que dependendo do regresso ou não de Manuel Fernandes e da saída ou não de Karagounis é necessário reforçar este sector para a dura época que se avizinha...


Médios ofensivos: Rui Costa, Simão, Nuno Assis, Fábio Coentrão (será que fica no plantel ou será emprestado?), Paulo Jorge (existem propostas?), Manu (AEK?)...
Com o 4-4-2 como um dado adquirido e a vontade de Fernando Santos em assumir o jogo diante de qualquer adversário, Manu e Paulo Jorge perdem o seu espaço nesta equipa...

Avançados: Nuno Gomes (é o jogador com mais anos de Benfica neste plantel...), Mantorras (mascote da equipa), Óscar Cardoso (segunda contratação mais cara de sempre), Gonzalo Bergessio (de todos os boatos é o que parece mais confirmado...) e Yu Dabao que provavelmente será emprestado a algum clube de divisões inferiores após o estágio de pré época, falou-se já no interesse do Freamunde.
Para além de Bergessio e do próprio Nuno Gomes existem muitas dúvidas ainda neste sector. Miccoli e Afonso Alves (melhor marcador do campeonato Holandês ao serviço do Heerenveen) são os 2 nomes que mais se falam na imprensa...

Não esquecer ainda que na próxima época o Benfica tem no seu plantel de juniores jogadores como Miguel Vitor, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Miguel Rosa e André Carvalhas, todos eles internacionais em todos os escalões etários e já com uma época de juniores em cima das pernas.

Sem comentários: