segunda-feira, junho 18, 2007

Opiniões sobre a Formação...

Tal como habitualmente, hoje comecei o dia a ler o jornal desportivo O JOGO e logo me interessei pela Entrevista publicada com o Treinador Adjunto de Jesualdo Ferreira no FC Porto. Não, não vos falo de Vitor Baía, mas sim de um Homem cuja sua grande capacidade de liderança e conhecimentos de Futebol já me tinham sido transmitidos. Falo-vos de Carlos Azenha.
Entre outras coisas, falou, como sempre acontece, da fortíssima estrutura organizativa do FC Porto, dando a (re)conhecer pela 1ª vez um outro nome que desponta a passos muito largos na Organização dos Dragões - Antero Henrique. É ele o Director do Projecto de Formação Azul e Branco, que acabou de conquistar esta temporada todos os títulos que haviam para conquistar, à excepção do Título Nacional no escalão de Juvenis. Escolas, Infantis, Iniciados, Juniores e Seniores arrecadaram todos os Galardões Nacionais e Distritais da época que agora acabou!

Contudo, este Post refere-se mais a uma parte da Entrevista de Carlos Azenha que mais me chamou à atenção. A parte em que ele fala das Escolas de Formação do FC Porto e do menor aproveitamento dos "Miúdos" no Plantel Sénior, quando comparado com o Sporting, por exemplo. Passo a citar um pequeno excerto da referida entrevista...

P - Vários juniores do FC Porto foram treinando com a equipa sénior, mas nem um foi utilizado em competição. Não lhe parece que a formação portista está em crise?
R - Esse é um assunto em voga hoje em dia em face do que se tem passado no Sporting. O FC Porto não tem uma má formação, aliás, está a decorrer um projecto magnífico, liderado pelo Antero Henrique, chamado «Projecto 611». E veja-se que na selecção de juniores estão uma série de jogadores do FC Porto. É verdade que o Sporting vem lançando vários jovens na equipa sénior, mas o que é que essa formação tem dado em termos de títulos nos últimos dez anos? Um título. A questão não é só colocar os jogadores a jogar, é preciso saber se são capazes de jogar para ganharem ao mais alto nível. E pergunto mais: financeiramente permite ao clube rentabilizar esse esforço? Ora, se formos a ver na última década o FC Porto foi a equipa que fez mais dinheiro em vendas. Ainda agora o Anderson conseguiu ser mais rentável do que o Nani. Mas ainda há mais.

P - Como assim?
R- Se formos a ver os jogadores da formação, como é o caso do João Moutinho, estão entre os mais caros do plantel do Sporting. O Nani chegou a dizer que queria ganhar entre os 75 mil euros mensais do Ricardo e os 100 mil do Liedson. É um paradoxo estar a formar para acabar por os ver entre os mais caros.

P - Pode esperar-se que num futuro próximo o plantel sénior venha a contar com mais jogadores formados pelo FC Porto?
R - Se calhar o Castro e o Rui Pedro, para dar dois exemplos, teriam condições para jogar, mas o nível de exigência do FC Porto é o mesmo do Sporting? Não. Será que o FC Porto poderá dar-se ao luxo de pôr o Castro na "first team", uma equipa obrigada a ganhar sempre? É que o Sporting foi à Luz e abdicou de ganhar com medo de perder e a fim de assegurar o segundo lugar. Isso seria possível no FC Porto? Quando falamos em alta competição convém perceber que, a partir de Dezembro, só o FC Porto estava na Liga dos Campeões e aí o nível de exigência não é o mesmo da Taça UEFA ou da Taça de Portugal.


Chamou-me a atenção, pois é uma opinião que todos os Portistas aqui já deram e que é que é mais verdadeira que nunca, ainda por cima alicerçada num domínio avassalador em número de títulos conquistados, em melhores negócios nas vendas dos jogadores e muitas outras evidências.

Sem comentários: