quinta-feira, junho 14, 2007

Euro Sub 21 Holanda



Holanda 2 - 1 Portugal

Estádio: Euroborg, em Groningen (Holanda)
Assistência: cerca de 20 000 espectadores
Árbitro: Knut Kircher (Alemanha)


A selecção portuguesa de sub 21 perdeu 2-1 com a Holanda, país anfitrião e a actual campeã em título e, deste modo já não depende apenas de si para garantir o apuramento para as meias-finais do Euro-2007. Com a Holanda já apurada, após a segunda vitória em dois jogos, e com Israel fora da corrida, a decisão da segunda vaga de apuramento vai ser feita entre a Bélgica e Portugal, com os belgas em vantagem (4 pontos, contra apenas 1 de Portugal).

Portugal para se qualificar precisa de obrigatoriamente vencer Israel, por mais de um golo de diferença, e esperar que a Holanda também vença a Bélgica na terceira jornada. Situação bastante complicada para a selecção das Quinas.


Com uma estrutura de jogo confusa, os jogadores sem conseguirem perceber o seu posicionamento dentro do terreno, e com três deles pelo menos com características idênticas (Manuel Fernandes, Ruben Amorim e Miguel Veloso) dentro do 11 inicial, Portugal voltou a ter uma exibição fraca. Desta vez com uma posse de bola esmagadora em relação à Holanda mas também muito enganosa, pois a primeira parte foi toda dominada pelos holandeses. Eis que aos 33´ chegam mesmo ao golo através de uma grande penalidade apontada por Babel. Destaque para apenas 2 remates por parte de Portugal e sem perigo algum.

A segunda parte começou ainda pior do que foi toda a primeira e foi preciso entrar João Pereira e Varela para Portugal começar a jogar melhor, mais precisamente na última meia hora de jogo, o melhor momento da selecção portuguesa durante toda a partida. Só que ao subir muito no terreno, permitiu que a Holanda fizesse o segundo tento, por intermédio de Rigters, aos 75´ que soube aproveitar muito bem os espaços concedidos pela defesa portuguesa. Passados apenas 2 minutos, Miguel Veloso na transformação irrepreensível de um livre directo aponta o único golo de Portugal.
Até ao final a selecção portuguesa tentou desesperadamente chegar ao golo do empate, que lhe permitiria não depender de terceiros para conseguir o apuramento.


Melhor Jogador Holandês: Forte fisicamente; foi uma autêntica carraça para a defesa portuguesa; O segundo golo da Holanda saiu precisamente de um grande cruzamento dele…

Melhor Jogador Português: Prejudicado pelo seu posicionamento táctico (habituado a jogar como único trinco), e sem liberdade por causa da presença de Manual Fernandes ao seu lado, com a subida do colega no terreno cresceu também ele de produção. Para além de ter marcado um belo golo de livre…

Arbitragem:

Foi tudo menos neutra, direccionada sempre para o mesmo lado, neste acaso «alaranjado». O mais grave foi não ter assinalado uma grande penalidade aos 45’ a favor de Portugal, em que Jong-A-Pin derruba João Moutinho na grande área.


Aspectos Positivos:


Quando se perde não há muito o que dizer. De positivo só mesmo o ambiente fantástico no estádio, muito bem composto e também o golo do Miguel Veloso que veio a dar alguma esperança de que o empate surgisse.

Aspectos Negativos:

A fraca exibição de Portugal, principalmente na primeira parte;

A derrota, que faz com que a selecção portuguesa passe a depender de terceiros para passar às meias final do Euro Sub 21;

Temos jogadores, não temos é equipa nem treinador!

Sem comentários: