segunda-feira, junho 11, 2007

Euro Sub 21 Holanda

Fase final - Fase de grupos - 10 Junho 2007 - Euroborg - Groningen

Portugal 0 - 0 Bélgica

Portugal empatou a zero no jogo de estreia no Grupo A da fase final do Campeonato da Europa de Sub-21, frente à Bélgica. A formação lusa começou melhor, deixou-se dominar, mas terminou a partida ao ataque, no entanto sem conseguir encontrar o caminho para o golo.

Sem grandes surpresas no "onze" inicial, Portugal até começou melhor, com alguns lances muito rápidos a baralharem um pouco a defensiva contrária. Logo aos três minutos, Manuel Fernandes integrou-se bem no ataque e rematou rente ao poste esquerdo da baliza do guarda-redes Logan Bailly. Aos nove, Yannick Djaló fugiu em velocidade pela direita, entrou na grande área e rematou para defesa apertada do belga, com os pés. No entanto, depois deste início fulgurante, os portugueses começaram a perder o controlo das operações.

A Bélgica acertou marcações, posicionou-se bem no meio-campo e anulou quase por completo a intermediária lusa, que tinha os seus jogadores muito longe uns dos outros. Assim, foram os jovens "diabos vermelhos" a criar os melhores lances de maior perigo até ao intervalo, com jogadas de envolvimento pelos flancos e grande mobilidade dos seus avançados. Marouane Fellaini e Maarten Martens mostraram-se muito perigosos, a rematar e a servir os companheiros. Aos 12 minutos, Jonathan Blondel surgiu solto na grande área portuguesa e rematou cruzado, com grande perigo, mas ao lado. Aos 43 foi Fellaini a colocar Paulo Ribeiro à prova, com Blondel a recargar por cima, em boa posição. Perto do intervalo, Jan Vertonghen fugiu pela esquerda, flectiu para o meio e rematou perto do poste esquerdo da baliza de Paulo Ribeiro.

O intervalo chegou e Portugal tinha de fazer alguma coisa. E fez. O meio-campo passou a jogar mais junto, com Manuel Fernandes a cair para a direita e Nani a funcionar como médio-esquerdo e os belgas passaram a explorar o contra-ataque. Com o domínio português, o lance de maior perigo acabou por surgir aos 62 minutos. Manuel Fernandes lançou Djaló na esquerda, este centrou para Hugo Almeida que cabeceou para defesa espantosa de Bailly. O melhor lance de perigo do jogo, numa altura em que Antunes entrara já para o lugar do lesionado José Gonçalves.

O jogo encaminhava-se para o fim sem mais oportunidades de golo. As duas equipas passaram a controlar-se mutuamente e a tapar os espaços. Excepção para um grande remate de Manuel Fernandes, aos 81 minutos, à entrada da área, com a bola a passar a poucos centímetros do poste esquerdo da baliza belga. Portugal terminou ao ataque, mas não conseguiu desfazer o empate.

Notas: Há muito a alterar, no sistema táctico, há jogadores que não se percebe como vão à Selecção e ainda menos se percebe como são titulares, caso de Filipe Oliveira. Muito má forma de Hugo Almeida e da defesa portuguesa, sempre a falhar nas marcações. Nani desde que se falou no Manchester United que não apresenta futebol de nivel. Incompreensivel a não titularidade de Antunes e Ruben Amorim, e o "azar" de Vaz Te. Mudanças urgem, no 11 principal, e quanto antes melhor.

Conclusão: Portugal dificilmente será apurado neste grupo ou ganhará qualquer jogo. A Bélgica era porventura a Selecção mais acessível e não nos ganhou por mero acaso.


No outro jogo do grupo e de abertura do torneio, a Holanda ganhou 1-0 a Israel, com golo de Maduro logo aos 10 minutos, estando desde já na primeira posição.

Sem comentários: