terça-feira, junho 19, 2007

ANÁLISE ATACANTE – LA LIGA JORNADA 38

Parabéns Real Madrid! Três anos depois e trinta e oito jornadas volvidas, os “merengues” voltaram a ser campeões espanhois. É para eles que vai todo o destaque desta ronda.


O Real conquistou ontem o seu 30º título de campeão espanhol, depois de vencer no Santiago Bernabéu o Mallorca. Mais uma vez a equipa de Fábio Capelo entrou mal na partida. Ainda antes dos primeiros vinte minutos estarem jogados, já equipa visitante se tinha adiantado no marcador. Com uns primeiros 45’ verdadeiramente fracos, os madrilenos entraram para o segundo tempo na disposição de inverterem as coisas.E assim conseguiram, com a obtenção de três golos que permitiram somar três preciosos pontos. Aos 67’, Reyes igualou a partida, apenas um minuto depois de ter entrado a substituir David Beckham. Aqui o estádio ficou ao rubro!

A partir deste momento, a equipa onde actua o português Nunes, nada pôde fazer para evitar a reviravolta no marcador. De referir que alguns jogadores do Mallorca começaram a perder a cabeça nesta fase da partida, o que em nada os ajudou. E foi sem qualquer ponta de espanto que o Real marcou o segundo golo. Desta feita foi Diarra que respondeu da melhor forma a centro para o caração da área dos visitantes.


Estava assim feita a cambalhota no resultado e o titulo a apenas dez minutos de distância. Mas ainda antes do final, Reyes voltou a marcar acabando, de uma vez por todas, com as duvidas, se é que existiam, sobre quem seria o campeão espanhol da época 2006/2007. Os outros candidatos ao título acabram por obter resultados inversos. O Barcelona deslocou-se ao terreno do já despromovido Nástic e goleou por 1-5. No final dos primeiros 45’, já a equipa catalão vencia por 0-3, saindo para o descanço como virtual campeão, em virtude do resultado que se verifcava entre Real e Mallorca. Mas de nada serviu esta expressiva vitória aos homens de Rijkaard. No final desta época fica-se com a sensação que o balnáreo do Barça se encontra muito divido, ao contrário do que se tinha verificado em anos anteriores.
Já o Sevilha foi derrota em casa pelo Villareal. Um golo de Fuentes acabou por deitar por terra todas as aspirações que os sevilhanos ainda detinham.Mas também ontem se ficou a saber quem acapanha o Nástic na descida de divisão. Realçe para a despromoção dos bascos da Real Sociedad, que ao fim de 40 anos no escalão maior do futebol espanhol, cai na segunda liga. O País Basco que fica, na próxima temporada, apenas representado pelo Athletic Bilbao, da a impressão que está a perder um pouco de força o futebol daquela região.Quem também não evitou a descida de divisão foi o Celta de Vigo. Apesar de ontem terem vencido o Getafe por 2-1, os galegos viram os mais directos adversário, Bétis e Ath. Bilbao, sairem também eles vencedores dos seus jogos. Dois anos depois, o Celta volta a cair no segundo escalão do futebol espanhol.
A terminar esta crónica, gostaria de deixar uma referência especial ao treinador campeão. Mesmo depois de ter sido dado com um pé fora dos “merengues”, Capello conseguiu dar a volta por cima e somou mais um título no seu extenso currículo. É um vencedor este técnico italiano. Mas, mesmo com todas estas conquistas, o italiano continua a ser duramente criticado pelo seu estilo de jogo. Sendo que, a verdade é apenas uma: quer se goste ou não, ele consegue vencer! Por onde passa deixa a sua marca pessoal. Fábio Capello é sem quaçquer sombra de duvida dos melhores treinadores que o futebol já teve. Por isso, e mais uma vez, parabéns Real Madrid e parabéns a Fábio Capello.

Sem comentários: