sábado, junho 30, 2007

Clubes Atacantes - Berliner Fussball Club Dynamo e.V.


DYNAMO BERLIM

O clube de hoje é talvez o mais controverso da historia do futebol mundial, tendo ganho o campeonato 10 vezes seguidas. Poucos são os clubes que se sabe que eram escandalosamente beneficiados e que ninguém podia fazer nada. O campeonato tinha de ser ganho por eles custasse o que custasse, nem que para isso obrigassem as outras equipas a darem-lhes os jogadores e os árbitros obrigados a beneficiar a equipa, sob pena de serem presos. Uma vez o escândalo num jogo foi de tal ordem que a população se revoltou, e o proprio governo foi obrigado a abrir um inquérito. No final o único culpado foi o árbitro que foi irradiado. O clube manteve os pontos e ganhou o titulo, o oitavo consecutivo.


O Dynamo Berlim foi fundado em 27 Março de 1953 em Berlim Oriental com o nome de SV Dynamo, mas um ano depois foi renomeado para SC Dynamo Berlim.

Em 1957 saiu dos regionais para a II Divisão e nesse mesmo ano ganhou o titulo e subiu à Primeira Divisão, a Oberliga.

Dois anos depois conseguiu o seu primeiro troféu ao conquistar a Taça Da Alemanha Oriental. Mas o sucesso foi efémero e em 1963 já mais de metade da equipa tinha partido, ficando os jogadores mais fracos e assim em 1967 foi despromovido à Segunda Divisão.

Entretanto no ano anterior, com a reorganizaçao desportiva do país, o clube foi renomeado para BFC Dynamo e adquiriu “à força” os melhores jogadores dos clubes rivais, que se viram obrigados a deixar os seus clubes, isto com o intuito de crair uma forte equipa na capital onde residia o poder politico-militar.

Exemplo disso foi a equipa do Dynamo Dresden, a melhor equipa de então, ordenada que foi a deixar a terra e vir para Berlim. Assim nascia um novo Dynamo Berlim (BFC) e o Dynamo Dresden passou a jogar com os reservas.

Rápidamente garantiu a subida de divisão, um ano após aquele em que desceu, e sobre as ordens de Erich Mielke, chefe da Stasi (policia secreta do regime alemão oriental), tornou-se então a equipa dominante da RDA, sempre à custa de manipulações de resultados e jogos.

Em 1972 com a ida à final da Taça da RDA, chegou pela primeira vez a uma prova da UEFA, indo parar à Taça Vencedores Taças, onde chegou brilhantemente às meias finais. O percurso foi: Cardiff City (Pais Gales) 1-1 e 1-1 (6-5 gp); Beerschot (Bélgica) 3-1 e 3-1; Atvidabergs (Suécia) 2-0 e 2-2; e finalmente Dinamo Moscovo (Russia) 1-1 e 1-1 (1-4 gp).

Começou a caminhada gloriosa-vergonhosa em 1979, e durante os 10 anos seguintes foi campeão consecutivamente... todos os anos, e sempre com a “benção” do chefe máximo da Stasi.

Todos os titulos tiveram a “mão” generosa de um árbitro e de outros subterrefugios, como transferências forçadas para o clube da capital.

Em 1980 chegou então pela primeira vez à Taça Campeões Europeus, perdendo nos quartos de final, com aquele que viria a ser o Campeão Europeu, os ingleses do Nottingham Forest.

Contudo a população berlinense não se revia muito no clube e a batota era tão gritante que o proprio Parlamento tomou uma posição não-oficial, de desagrado com a situação.

Em 1986, a manipulação do jogo entre o Dynamo e o Lokomotive Leipzig, que acabou num empate a um golo, permitiu o oitavo titulo consecutivo e levou a um protesto nacional. O proprio Parlamento foi obrigado a intervir abrindo uma Comissão de Inquérito, que resultou apenas na suspensão do árbitro Bernd Stumpf para sempre proibido de apitar, mas foi mantido o resultado e o titulo do Dynamo. Ainda hoje, Stumpf nega ter viciado qualquer jogo da antiga Oberliga DDR.

Com a queda gradual dos regimes comunistas no Leste Europeu, em 1989 dá-se a famigerada queda do Muro de Berlim, e muita coisa mudou na RDA, afectando todos os sectores, desde o politico, social, desportivo, etc.

Nesse mesmo ano a famosa caminhada de 10 titulos consecutivos terminou, com a vitória do Dynamo Dresden no campeonato ficando o Dynamo da capital a 8 pontos. Entrava-se definitivamente noutra era.

No ano seguinte um 4º lugar, que culminaria num 11º lugar no ano da reunificação alemã. Foi então nesse ano de 1991 que pela última vez se jogou o campeonato alemão oriental.

A junção desportiva dos clubes foi feita da seguinte maneira: Os dois primeiros classificados iriam jogar na 1 Bundesliga, a divisão maior do campeonato alemão. Do 3º ao 6º jogariam na 2 Bundesliga, a segunda divisão alemã, e os restantes conforme a posição conforme a Divisão inferior.

Como se pode depreender o 11º lugar não augurou nada de bom para o clube que foi parar aos regionais e por aí se tem mantido até aos nossos tempos.

Em 1991, o clube foi renomeado para FC Berlim, de maneira a ser esquecido todo um passado vergonhoso, mas em 1999, assim como muitos outros clubes da RDA, voltaram a utilizar o nome antigo, BFC Dynamo, principalmente porque os adeptos não se reveem nos novos nomes e porque tiveram bastante ou os unicos sucessos com os anteriores. Outro bom exemplo foi o VFB Leipzig, que retomou o nome, Lokomotive Leipzig.

Em 2002 abriu falência e bateu no fundo indo para à V Divisão, a regional Verbandsliga Berlim. Dois anos depois foi campeão e voltou à Oberliga Nordost-Nord (IV Divisão), onde se mantem como clube do meio da tabela.

Ainda em 2004 a Federação Alemã, introduziu o prémio Clubes Campeões por Excelência. Consiste o prémio em adicionar estrelas douradas por cima do simbolo do clube nas camisolas. Prática corrente em alguns paises e inclusivé selecções. Por exemplo o Brasil joga com uma camisola com 5 estrelas douradas por cima do simbolo da CBF, respeitante aos 5 Campeonatos do Mundo conquistados.

Mas a Federação Alemã, definiu para os seus clubes, as seguintes estrelas: Só quem venceu 3 campeonatos tem direito a colocar uma estrela dourada sobre o simbolo. Para ter duas tem de ter conquistado 5 campeonatos e para ter 3 tem de ter ganho 10 titulos de campeão.

O Dynamo Berlim apresentou então uma petição, à Federação, onde exigia ter na sua camisola 3 estrelas douradas referentes aos 10 campeonatos ganhos na RDA, mas não obteve resposta.

Assim e tendo em conta a falta de respeito a que foi votado pela Federação, juntar por sua propria vontade as 3 estrelas à sua camisola.

Isto causou um grande impacto e muito incomodo, especialmente porque ninguém esquece como foram ganhos os seus titulos. A resposta da Federação surgiu mais tarde, salvaguardando-se ao dizer que não reconhecia os campeonatos disputados na RDA e as estrelas eram referentes aos titulos conseguidos na Bundesliga, ou seja aqueles que as equipas ganharam a partir da formação da Bundesliga em 1963.

Mas a questão levantou muita polémica principalmente da parte dos clubes que ganharam muitos campeonatos antes da criação da Bundesliga, como o Nuremberga que ganhou 9 titulos (RFA), o Schalke 04 com 7 titulos (RFA), ou o Dynamo Berlim com 10 (RDA) e o Dynamo Dresden com 8 titulos (RDA).

Em Novembro de 2005, a Federação propôs a ridicula opção de que os campeões anteriores ao campeonato da Bundesliga usassem uma única estrela com o numero de campeonatos escrito dentro dela.

Obviamente que tamanha ridicularidade não foi seguida por várias equipas entre as quais o Dynamo Berlim que continuou a usar as 3 estrelas referentes aos 10 campeonatos ganhos. Outras equipas tomaram outras atitudes, por exemplo o Greuther Furth, que ganhou 3 campeonatos antes da Bundesliga se criada, usando 3 estrelas prateadas, cada uma referente a um campeonato.

Mais recentemente a Federação, finalmente, reconheceu todos os campeonatos desde 1903 e estabeleceu novas regras. Assim todas as equipas passam a ter que pedir à Federação a homolgação dos titulos e das respectivas estrelas e estas vão a reunião de Concelho para decidir a sua aprovação e utilização nas camisolas.

Assim em Março deste ano e com a abertura da Federação ao dialogo, também o Dynamo Berlim se tornou mais condescendente, e agora utiliza uma única estrela com o número 10 dentro dela, como preferido anteriormente pelo organizmo máximo do futebol profissional alemão.

A equipa joga no Sportforum Hoehenschonhausen construido em 1970, com uma capacidade para 10.000 pessoas e é parte integrante de um enorme complexo desportivo que a partir de 1986 agregou espaços para a prática da patinagem de velocidade, atletismo e ciclismo. Na altura foi o primeiro pavilhão no mundo aliado à prática da patinagem de velocidade

Em 2006 o Estadio foi renovado para contemplar as medidas minimas de segurança, e foram então colocadas redes e um tunel de acesso para os jogadores.

No entanto a equipa jogará sempre os jogos mais importantes ou de risco mais elevado, no maior e mais seguro Estádio Friedrich Ludwig Jahn Sportpark, com capacidade para 20.000 pessoas e que é o segundo maior da cidade de Berlim, apenas ultrapassado pelo palco da final do Mundial de 2006, o Olympiastadion.

Após a reunificação muitos clubes da RDA, correram a largar tudo o que lhes lembrasse o antigo regime, assim começaram pelo nome como já vimos anteriormente, mas o mesmo aconteceu com os simbolos e o Dynamo Berlim negligenciou por completo essa parte, e quando em 1999 quiseram voltar ao mesmo nome e simbolo, este último já tinha sido adquirido por uma pessoa individual. Um coleccionador de lembranças, de nome Peter Mager, que reclamou para si o logotipo no ano de 1997. Desde então o simbolo já passou para as mãos de uma empresa de marketing, a qual ganha 10% em cada venda de um artigo com esse simbolo.

Entretanto várias alternativas têm sido estudadas e uilizadas como simbolo, mas apesar de tudo o clube continua a usar o antigo simbolo nas camisolas. O caso continua em tribunal porque o Dynamo quer de volta aquilo que acha que é seu e lhe pertencia por direito próprio.

Em termos de rivalidades, elas contam-se por algumas do tempo da RDA, casos do Dynamo Dresden, FC Magdeburgo e FC Sachsen Leipzig, mas também com Turkyemspor Berlim (clube fundado por emigrantes turcos) e União Berlim. Já as amizades contam-se apenas com clubes da RFA, casos do Hertha Berlim e Bochum.

Palmarés:

10 vezes Campeão da República Democrática Alemã: 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987 e 1988.

3 vezes Vencedor da Taça da RDA: 1959, 1988 e 1989.

1 vez Vencedor da Supertaça da RDA: 1989

1 vez Vencedor da IV Divisão Alemã, secção Nordost-Nord: 2002

1 vez Vencedor da Regional de Berlim: 2004


Sem comentários: