domingo, junho 03, 2007

Portugal, rumo ao Euro2008!

Estádio: Rei Balduíno, em Bruxelas
Árbitro: Martin Hansson (Suécia)
Assitência: Talvez mais portugueses que belgas

BÉLGICA - Stijnen; Hoefkens, Simons, Clement e Vermaelen; Defour, Mudingayi, Fellaini e Vertonghen; Sterchele e Émile Mpenza.
Treinador: René Vandereycken.

PORTUGAL - Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Jorge Andrade e Paulo Ferreira; Tiago, Petit e Deco; Nani, Postiga e Quaresma.
Treinador: Luiz Felipe Scolari.

Portugal conquistou ontem a sua primeira vitória fora no Grupo A de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008 e deu um passo importante rumo à fase final da prova.

O vice-campeão europeu venceu em Bruxelas. Um triunfo conseguido à custa de uma exibição que chegou a ter momentos de espectaculo, que deixaram encantados os cerca de 15 mil portugueses que estavam nas bancadas, que viram uma equipa personalizada, com classe e muita vontade de jogar e ganhar, o que é de enaltecer, tendo em conta que muitos destes jogadores portugueses têm mais de 50 jogos nas pernas.
Mas ontem isso não se notou. Assim como as ausências de Cristiano Ronaldo, Simão e Nuno Gomes, três jogadores influentes, mas ontem Nani, Hélder Postiga e Quaresma mostraram que esta segunda linha atacante também tem talento.

Quando Nani marcou, havia finalmente justiça no marcador, depois das muitas oportunidades criadas pelo ataque português e pelos médios. Petit, Tiago e Deco estiveram fenomenais. Souberam segurar o jogo a meio-campo, deram velocidade quando a situação assim aconselhou, tentaram o golo por diversas vezes e souberam abrir espaços.
Depois aparecia no ataque o talento de Quaresma, Nani e um Hélder Postiga inspiradíssimo. Uma exibição a que os belgas só conseguiam responder com muitos e longos lançamentos de bola com a mão para a área portuguesa, onde Mpenza era um quebra-cabeças para Jorge Andrade e Fernando Meira.

Depois do intervalo, porém, os belgas entraram muito fortes e determinados em anular a vantagem.

René Vandereycken colocou o “gigante” Fellaini mais perto de Mpenza e a defensiva portuguesa passou a ter maiores problemas para impedir os ataques junto à baliza de Ricardo. O golo de Fellaini, de cabeça, enfureceu Luiz Felipe Scolari, já que a equipa parecia relaxada pela vantagem conseguida nos instantes finais da primeira parte.

Portugal percebeu então que tinha de voltar à primeira fórmula. Havia que continuar a pressionar o adversário, correr, recuperar bolas e aproveitar o espaço que os belgas davam para criar situações de perigo através de contra-ataques ou ataques apoiados.
Petit, que ontem completou seis anos desde que se estreou na Selecção Nacional, tal como Ricardo, fez uma exibição de brilhante. Encheu o campo e festejou exuberantemente o golo que Hélder Postiga marcou e que deu a vitória.

Uma vantagem que os portugueses souberam segurar, num jogo em que Luiz Felipe Scolari estreou mais dois jogadores, Bosingwa e Duda, e viu Hugo Almeida ser expulso já no último minuto dos descontos.

Comentários de alguns dos intervenientes:

Ricardo: "Demonstrámos grande superioridade ao longo de todo o jogo», disse Ricardo, acrescentando: «Dependemos só de nós e isso é muito importante"

Postiga: "Tendo em conta os outros resultados [as vitórias de Sérvia e Polónia no Grupo A] tínhamos de vencer esta noite. Agora está feito, mas não era assim tão óbvio. Foi um jogo muito físico, nada fácil no fim da época"

Nani: "Simplesmente procurei fazer o golo, não senti nenhum contacto. Vi que podia marcar e arrisquei o remate. Estamos dependentes apenas de nós e ficámos felizes pela vitória. Vamos para a Arménia [22 de Agosto] com o mesmo pensamento"

Miguel: "Somos um país pequeno mas temos adeptos por todo o lado. Uma palavra de agradecimento para eles, pois apoiaram-nos bastante ao longo do jogo"; "O resultado não corresponde ao que fizemos dentro de campo. Falhámos muitos golos mas conseguimos a vitória e isso é o mais importante. Estamos na luta pelo apuramento"; "Foi um momento de raiva. Queria sair e não podia porque não podia mexer-me. O árbitro pensou que estava a fingir e isso deu-me raiva. Vou ter de conversar com o médico. Calcula-se que seja uma microrrotura. Acho que a época já acabou. Agora é recuperar e esperar pela próxima temporada"; "Bosingwa esteve bem. Fez uma excelente época e tem vindo a evoluir muito. Tem a energia de um cavalo".

Bosingwa: "Foi muito bom. Estou muito feliz pela primeira internacionalização e com a vitória. Num ambiente destes nem precisei de aquecimento. Entrei bem e procurei ajudar a equipa. Não tinha de acusar a estreia porque jogo num grande clube e tinha de fazer o que tenho feito e o que sei fazer. No final Scolari veio ter comigo e deu-me os parabéns pelo que demonstrei em campo."

Flávio Murtosa, adjunto de Scolari: "Tínhamos várias ausências mas os que jogaram estiveram muito bem e corresponderam. Portugal teve o domínio do jogo e penso que o resultado é justo e até podia ter sido mais dilatado. Fizemos uma previsão de pontuação e até ao momento foi atingida. Acredito que a divida está saldada"

René Vandereycken, treinador belga: "A selecção portuguesa é mais rápida e mais forte do que a da Bélgica. No entanto, nós demos tudo para conseguir vencer o jogo.";"É sempre uma decepção perder em casa, mas o nosso público compreendeu que fizemos tudo para vencer o desafio."

JÁ NA PROXIMA TERÇA FEIRA

A comitiva foi reduzida de 22 para 18 jogadores, uma vez que Ricardo e Miguel foram dispensados devido a toques sofridos no jogo de ontem, enquanto João Moutinho e Hugo Almeida vão já juntar-se à Selecção de sub-21 com vista ao Europeu da categoria.

À partida, Fernando Meira e João Tomás foram porta-vozes do grupo, salientando a vontade de cumprir com sucesso o compromisso particular no Kuwait, deixando, no entanto, alerta no que diz respeito à alta temperatura aguardada naquele país.

Novamente em directo no canal 1 da rede pública portuguesa, a não perder.



Sem comentários: