domingo, junho 12, 2005

A.F. Lisboa

Clube Futebol Benfica (CFB) O popular Fófó, tem um passado de que se orgulha.


Foi, várias vezes campeão em diversas modalidades, destacando-se os Campeonatos nacionais de Hóquei em Patins e Hóquei em campo. Mas nada de confusões com o outro Benfica, (o Sport Lisboa e Benfica), conhecido mundialmente, principalmente, no mundo do futebol e onde jogou o grande Eusébio.

O Clube Futebol Benfica, dedica grande parte das suas energias á causa desportiva, sem descurar a componente cultural que tem como ponto forte a Marcha de Benfica. Assim, mais de mil jovens e adultos da freguesia têm a oportunidade de ocupar os seus tempos livres em modalidades desportivas como o futebol, voleibol, andebol de sete, basquetebol, atletismo, ginástica, pesca desportiva, natação, ténis de mesa e karaté.

As suas cores? O vermelho e o preto. O seu escudo? Asas postas sobre um balão. Não vão sobretudo dizer aos aficionados do Clube Futebol Benfica que o seu emblema assemelha-se ao do mitico Benfica. A resposta é nítida: são dois clubes bem distintos.


Para os habitantes do bairro de Benfica não há nunca confusão. O Clube Futebol Benfica tem um apelido: o Fófó. Quatro letras para dizer toda a afeição que levam ao clube que qualquer Lisboeta conhece. Um clube profundamente ancorado na história e a vida do bairro. É mesmo uma marca identidade. "o clube nasceu em 1875. é um dos mais antigos de Portugal", declara, com orgulho, o presidente Domingos Estanislau.


Gloria do Fófó, é com efeito descobrir o amor do desporto e ter formado os campeões hockey em campo como Antonio Livramento ou ainda na corrida de fundo por exemplo o malogrado maratonista Francisco Lazaro, o qual deu o nome ao campo de futebol, onde hoje joga o Fófó. Recorde-se também que jogadores da selecção evoluíram no clube entre os quais Paulo Bento ou ainda Artur Correia. Mesmo o presidente da República, Jorge Sampaio, é sócio do Fófó.


Este ano a militar na Divisão de Honra da AF Lisboa, conseguiram o titulo e a subida de divisão, subida conseguida a 5 jornadas do fim do campeonato.
Em 34 jogos nao sofreram uma unica derrota tendo empatado 11 vezes e ganho as outras 23 partidas. o que prefaz 80 pontos. Tiveram ainda o segundo melhor ataque, da prova, com 69 golos e a melhor defesa da com 14 golos sofridos, (5 dos quais em casa), a segunda melhor defesa ficou com mais do dobro dos golos sofidos, 29!!!
De salientar ainda que o segundo classificado ficou a 9 pontos e o terceiro, que é o primeiro dos que não sobe, ficou a 17 pontos!!!


Parabéns ao Futebol Benfica, pelo titulo e pela subida.


Associação Desportiva de Oeiras (ADO), fundada em 21 de Abril de 1956, resultou da fusão de dois clubes da Vila: o Oeiras Futebol Clube (OFC), apoiado então pelo estracto social de menores recursos financeiros e voltado essencialmente para o futebol, e o Sporting Clube Oeiras, com a sua base social constituída pelas famílias mais abastadas e vocacionado, predominantemente, para o hóquei em patins.


O historial desta pequena grande colectividade é um somatório de momentos altos e baixos, grandezas e fraquezas, as primeiras a servirem de estandarte da força criadora, empenhamento e pertinácia de quantos já nela colaboraram, e as outras como marcas incontornáveis convidativas à reflexão para que se não repitam erros, humanamente sempre compreensíveis, mas necessáriamente evitáveis.

Do bem recheado acervo de troféus da ADO constam os relativos a campeonatos nacionais em diversas modalidades, designadamente andebol, basquetebol, esgrima, hóquei em patins, judo, patinagem artística e ténis de mesa.


Outrossim, os correspondentes a campeonatos regionais de todas as anteriores disciplinas, às quais deve juntar-se outro grande baluarte do Clube: o futebol. E se em matéria de feitos desportivos a ADO atingiu o seu zénite a nível europeu com um trio de Taças dos Vencedores das Taças de Hóquei em Patins, e mais recentemente a sagração da atleta, Rita Falcão, como Campeã de Patinagem Artística no mesmo espaço geográfico, de outros títulos a ADO se pode orgulhar.

Este ano a militar na Divisão de Honra da AF Lisboa, conseguiram o 2º Lugar na prova e a consequente subida de divisão.
Em 34 jornadas tiveram 5 derrotas, uma das quais com o campeão, Futebol Benfica, tendo ficado com o melhor ataque da prova com 77 golos marcados e a segunda melhor defesa com 29 tentos sofridos.


Parabéns a AD Oeiras, pela subida.

Sem comentários: