sexta-feira, junho 24, 2005

Torneio Internacional Futsal Formação do ABC de Nelas

Nelas volta a ser nos próximos dias 24(hoje), 25 e 26 de Junho a capital do Futsal nos escalões de formação. O ABC de Nelas, com a colaboração da Câmara Municipal de Nelas e da Associação de Futebol de Viseu, organiza, uma vez mais, um grande torneio de Futsal de âmbito internacional, nos escalões de formação: Escolinhas, Sub - 13 e Sub - 16.


Após o grande sucesso dos dois torneios anteriores, nos quais participaram algumas das mais representativas equipas portuguesas e espanholas, impunha-se para a edição deste ano que o projecto fosse ainda mais ambicioso.
Esse objectivo foi claramente alcançado, quer no que diz respeito à continuação da aposta na internacionalização da competição, quer no que concerne ao elevar do patamar da qualidade das equipas que vão estar presentes.

O III Futnelas 2005 conta com a participação do clube da casa, que realizou uma época a todos os títulos notável, um ano de ouro, no qual conquistou os três títulos de base de formação da competição distrital organizados pela A. F. Viseu.


De facto, o ABC de Nelas sagrou-se Campeão Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Viseu 2004/2005, nos escalões de Escolas, Infantis e Iniciados.

A juntar à equipa anfitriã, o clube vencedor da edição anterior, nos dois escalões, e um dos mais poderosos clubes de Espanha, o Azkar Lugo (3º classificado do Campeonato de Espanha no escalão de Cadetes, correspondente ao escalão de Sub - 16, e 5º classificado no mesmo campeonato do país vizinho no escalão Alevín, correspondente ao de Sub - 13 do torneio.



Também vinda do país vizinho, uma das equipas em maior ascensão nas competições oficiais (campeão regional, vice - campeão da Galiza e actualmente a disputar o Campeonato de Espanha, em Infantis), o Burela Fútbol Sala Pescados Ruben.



De Portugal, além do ABC, a participação este ano de um dos maiores clubes portugueses, o Boavista FC, equipa com largas tradições na modalidade e inúmeros títulos conquistados nos escalões de formação.


A edição deste ano conta ainda, como novidade, com a inclusão de um torneio triangular de Escolinhas com a participação do ABC de Nelas, Boavista e GC Carregalense.


Este evento acaba por ser mais um motivo de interesse para todos quantos gostam da modalidade, prevendo-se que o Pavilhão possa encher-se de muito mais público jovem.
Estão pois reunidas todas as condições para que este torneio constitua um grande cartaz de propaganda para a modalidade, estimulando, simultaneamente, os mais jovens para a salutar prática desportiva.



O objectivo principal deste torneio radica na intenção de promover a modalidade do Futsal junto das crianças e jovens do concelho de Nelas e do distrito Viseu, incentivando dessa forma o aparecimento de mais praticantes no clube e mais equipas dos escalões de formação nos campeonatos regionais da Associação de Futebol de Viseu, de modo a prolongar o período das competições jovens e, ainda, permitir que mais juventude abrace uma das modalidades que mais tem crescido a nível regional e nacional.

Sem comentários: