quarta-feira, junho 08, 2005

WATTS de ataque



Olá a todos!!!

Já que estamos todos numa de revivalismo resolvi recuperar algumas das calinadas do desporto com maior destaque para o futebol.

Algumas citações menos felizes dos artistas da bola e de outros desportos tb, e quando digo artistas são todos, jogadores, dirigentes, treinadores, roupeiros, "green keepers", adeptos, arbitros, comentadores desportivos, etc...

Isto não são só calinadas, são trocadilhos engenhosos, saidas menos felizes e enganos.

Ora aqui vão algumas joias da coroa:

Boavista - Desportivo das Aves, jogo que deu o titulo ao Boavista. José Marinho, comentador da Sport TV, diz o seguinte: "O Boavista é um novo monstro do futebol português que vai nascendo todos os dias um pouco!"

A conhecida jornalista Cecília Carmo, na introdução a transmissão em directo do jogo de voleibol. "E agora vamos já em directo para a transmissão do jogo de voleibol a contar para a Liga Europeia entre Portugal e Cuba."

Ricardo C., em comentário ao Portugal 6-0 Chipre: "a nossa selecção é Sadomasoquista..."

Mario Jardel, após o hat-trick no jogo Farense-Sporting (01/02): "as bolas vieram para a minha cabeça certa, e eu marquei!"

Vale e Azevedo em tribunal: "Eu não sei, mas tenho a certeza absoluta!"

Jaime Pacheco em declarações à TSF: "Sempre fui muito acarinhado, tanto pela imprensa escrita como pela imprensa falada!"

Nuno Gomes: "Nós somos humanos como as pessoas"

Repórter de campo no Campomaiorense - Sporting (00/01), depois de uma atitude menos correcta de Mpenza: "Não foi uma tentativa de agressão. Ele (Mpenza) apenas tentou pontapear o Beke!"

João Tomás a falar de Pedro Mantorras, na TVI: "Uma das armas do Pedro é: a técnica e a velocidade."

RTP, num dos primeiros jogos de Pena ao serviço do FC Porto. "Pena isolado, sem espaço para marcar!"

Comentário do repórter de campo no jogo Alverca - Sporting (00/01), após um livre directo cobrado por André Cruz. "O vento desviou a bola! No momento em que o andré Cruz rematou, saiu uma rajada de vento aqui da bancada!"

Miguel Prates no final do Holanda - Portugal: "Vamos ver quantos minutos mais vai dar o arbitro... vamos ver... MAIS NOVE!?!??!!... ah não! É para a substituição do Pauleta!!! (nº9)"

Jogo Dep.Corunha-Espanhol, Jorge Perestrelo na SIC tem o brilhante comentário: " ... e a bola sobra para os espanhóis"

Quando perguntaram a Jardel se se ia adaptar ao futebol turco, ele respondeu: "Eu me adapto a qualquer futebol, tanto eu como a minha família."

Ainda Jardel, na mesma entrevista: "... tanto na minha vida particular como na minha vida pessoal, sempre fui assim."

Jogo Barcelona - Valência dos quartos de final da Liga dos Campeões 99/00 Miguel Prates - "Pela primeira vez, duas equipas espanholas na final!" António Fidalgo - "É...(pequena pausa)... e duas equipas do mesmo país!"

No jogo entre a Jugoslávia e a Espanha, e depois do jogador do Real Madrid, Raul, ter falhado um remate, José Eduardo atira: "Todos sabemos porque é que o Raul não acertou na bola. É que o pé direito não é exactamente igual ao esquerdo"

Num jogo recente do Benfica, comentário após uma defesa de Robert Enke (1,85m): "Eee...!!! Enke! Um pequeno grande guarda-redes!!!"

Jogo Bayern Munique - Real Madrid para a 1/2 final da Liga dos Campeões (09/05/2001), Rui Loura, comentador da RTP, no seu melhor... diz ele: "...e Lizarazou a lançar um pontapé lá para a frente."

No jogo amigável entre Espanha e Portugal (01/02): "Uma saída precipitada de Canizares, que até chegou bastante atrasado"

Nuno Luz, após um dos golos do Sporting frente ao Marítimo para a Taça de Portugal(01/02): "agora começa o público a saltar das bancadas!"

No domingo desportivo:"... e Demétrios a fazer o golo vitorioso que deu o empate ao Beira-Mar"

Benfica - Gil Vicente (01/02), após um ataque da equipa benfiquista, o repórter de campo comenta: "Valeu o guarda-redes, ali a dar uma sapatada com o braço esquerdo!"

Jogo de basquetebol entre o Lusitânia e o Benfica, em directo na RTP2. O comentador: "Realmente este nº6 do Benfica está a ser um 12º jogador em campo!"

No jogo de pré época do Sporting contra o Villareal de Espanha, o diálogo entre os comentadores: "E este árbitro é muito espalhafatoso!!" - "Sim... ele corre muito..."

Nesta mesma pré época do Sporting, desta feita frente ao FC Barcelona, o comentador comenta uma jogada entre André Cruz e Rivaldo: "E a bola a sobrar para o brasileiro!"

No Benfica-Sporting da época de 96/97, Francisco Figueiredo faz o seguinte comentário técnico, após uma boa jogada de Amaral: "Eh! Amaral...a vantagem de ter um olho para cada lado!..."

Comentador da RTP no jogo Irão – Alemanha: "Walther Mathaus joga hoje o seu 23º jogo em fases finais, ultrapassando o guarda redes mexicano que já jogou em 20 fases finais!"

Comentador da RTP no jogo Nigéria – Dinamarca: "Também teatrando um pouco o jogador dinamarquês."

Comentador da RTP no jogo Inglaterra – Argentina: "Owen pronto para fazer estragos... Mas o restaurante... errrr... o remate, a sair ao lado."

Apresentadora desconhecida de um canal de TV: "Uma praga de ratazanas invadiu a cidade chinesa de(...) Estes terríveis INSECTOS..."

Um comentador da RTP (a propósito de Jorge Costa, suplente num Jogo do FCP): "E Jorge Costa já fez tantos exercícios de aquecimento, que está a ferver!!"

"Lamy vai partir da 19a posição depois dos azares dos treinos de ontem. Vai ter que fazer uma corrida de traz para a frente"

Quando o Didier Pironi teve o seu acidente grave um comentador disse: "Didier Pironi partiu as duas pernas da frente..."

Comentário num jogo do Borussia Dortmund para a liga alemã, uma grande tirada do comentador da SportTV quando se via o jogador quase a rastejar pelo chão por já não aguentar o cansaço: "Formidável, a capacidade de resistência do Nerlinger, aguentaria certamente mais uns bons 200 minutos."

Narrador da TVI (Lazio - Roma): "Mancini podia ter rematado com o pé direito digo eu, digo eu que não percebo nada disto" (risos)!

Jorge Baptista (AC Milan - Lazio): "É nítido...o Pancaro dá uma lambada no beiço do Weah!"

Na Rádio Renascença (comentário do Sporting – União de Leiria): Diz um deles..."Este Krpan já mostrou que é batalhador e também me parece que vai marcar muitos golos" Diz o outro: "Oh Pedro, um golaço de um rato atómico!"

Narrador da TVI, no mesmo jogo: "Venturini a fazer uma placagem a Leonardo como se tivesse a agarrar uma perna de galinha!"

Comentador da TVi, a comentar a lesão de Paulinho Santos, na finalissima da Taça de Portugal, 1999/2000: "Paulinho Santos sofreu uma fractura do MAXILAR ESQUERDO!" Disse isto umas três vezes...

Num jogo da selecção nacional, após uma jogada sensacional, comentário esperto do locutor: "E eis uma bela iniciativa individual da equipa de Portugal!..."

Secção Gabriel Alves:

Gabriel Alves no jogo EUA - Jugoslávia, depois de um jogador jugoslavo fazer um golo de um ângulo quase impossível, encostado à linha final: "Briegel a defender para a frente e a aparecer o avançado na sua cara a fazer o golo."

Gabriel Alves no jogo Roménia - Inglaterra, em mais uma das suas famosas dissertações tácticas: "O esquema táctico da Roménia: 3 mais 2 e mais 2 também, como pode ver."

Gabriel Alves: "Passe em profundidade... Eeeee... nem de mota lá chegava!"

Gabriel Alves: "Vai marcar o penalti... Golo!!! Esférico para um lado, bola para o outro!..."

Gabriel Alves (R.T.P.): "Faltam dois minutos para o final da partida. O árbitro olhou para o relógio, devendo faltar assim um minuto... (pausa) Terminou o jogo..."

Gabriel Alves Durante um jogo do Benfica: "Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível... mas não, é Veloso!"

Gabriel Alves "Os adeptos mexicanos a funcionarem como um autentico 13º jogador"

Ouve-se no estádio, algum público a gritar: "Ó Pinto da Costa, vai pró car####!!" Diz Gabriel Alves, no mesmo instante: "O publico entusiasmado... a apoiar as duas equipas..."

Gabriel Alves Jogo do Sporting: "Juskowiak a vantagem de ter duas pernas!"

Brilhante comentário técnico, de Gabriel Alves, acerca do golo, invalidado no jogo do Euro96, Roménia - Bulgária, onde a bola bateu na trave e tocou no interior da baliza, junto à linha de golo: "De facto foi golo, com a bola a bater A MAIS DE 2 METROS para lá da linha de golo."

Gabriel Alves: "OOOOOhhhh, toda a escola italiana a mostrar-se na técnica individual do jogador."

Gabriel Alves, no decorrer de um jogo afirma: "Lá vai o rapidíssimo Lentini"

Gabriel Alves, outro brilhante e típico comentário: "Um passe para uma zona de ninguém, onde realmente não estava ninguém!"

O Grande Gabriel, no Suécia - Roménia do Mundial 94, após o golo de empate dos suecos: "Kenneth Anderson, 1 metro e 93 de golo..."

Num jogo do Benfica, Gabriel Alves... atento ao desenrolar do jogo... "O Benfica está a jogar num futebol de passe curto...(pausa)... e passe longo, consoante as ocasiões..."

Gabriel Alves, Mundial de Espanha, cerimonia de abertura: "...e agora entram as danças sevilhanas da Catalunha..."

Na mesma cerimonia, instantes depois: "...e agora entra o Rei Juan Carlos e a PRINCESA Sofia..."

Outras não identificadas:

"Estávamos à beira do precipício ... felizmente demos um passo em frente ..."

"O Deco é invendável, inegociável e imprestável!"

"Haja o que hajar, o Porto vai ser Campeão!"

"Eu disconcordo com o que você disse ..."

"Eu peguei a bola no meio do campo e fui fondo, fui fondo, fui fondo e chutei pró gol."

"A bola ia indo indo, indo ... e iú!"

"Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola ..."

"Em Portugal, que há de bom?! Lá a gente recebe semanalmente, de 15 em 15 dias ..."

"Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe!"

"No Porto há todo um mundo muito simpático. Há um povo muito hospitalar ..."

"O difícil, como vocês sabem, não é fácil ..."

"O Maior General da França é o General Electric"

E são momentos como estes que nos fazem rir, por vezes em momentos tristes...:)

Já agora deixo uma questão no ar, alguem sabe quem é o homónimo do Gabriel Alves na calinada em Italia. Aviso desde já que é um jogador e ja tem dois livros editados com calinadas dele... ehehehehehhe

Sem comentários: