sexta-feira, junho 03, 2005

Sport Lisboa e Nelas



No dia 25 de Agosto de 1939, são oficiados ao governador civil de Viseu os primeiros estatutos de uma nova associação desportiva, denominada "Sport Lisboa e Nelas". Estes estatutos são subscritos por um grupo de Nelenses, impulsionadores desta nova associação. Esta colectividade é criada ao abrigo da Lei de 14 de Fevereiro de 1907, promulgada pelo governo de João Franco, a qual estabelece o direito de Associação, permitindo aos cidadãos que constituíssem associações para fins conforme as Leis do Reino, sem dependência de licença ou aprovação dos seus estatutos pela autoridade pública, sempre que essa aprovação não seja exigida por lei, uma vez que previamente participem ao governador civil a sede, o fim e o regime interno da sua associação.
Conforme os estatutos o Sport Lisboa e Nelas tem como principais fins a promoção do desporto, da cultura e o bem geral de todos os associados. Assim, procura essencialmente ser uma forma de interacção social, servindo como aglutinador e a partir do qual se promovem relações sociais entre os seus associados e, simultaneamente, se torna um interventor no meio. Embora nada conste nos estatutos, esta associação só admitiu sócios do sexo feminino a partir de deliberação da direcção, tomada em reunião de 6 de Abril de 1950. Conjuntamente com esta decisão, deliberou-se ainda isentar as sócias do pagamento da jóia e da cota ser inferior à dos sócios do sexo masculino. No entanto, nesta data já constava como sócia honorária a Dr.ª Joana Rodrigues Guedes( 06/12/42 ).


Em 1944 o poder central, através do Director Geral dos Desportos, pressionou no sentido de se modificar o nome desta associação, mas a Assembleia Geral, em reunião de 23 de Setembro, deliberou pela confirmação do mesmo nome. Ainda neste mesmo ano, em 15 de Outubro, foram revistos os estatutos e aprovada nova redacção de alguns artigos. Estes estatutos são aprovados pelo Ministro da Educação Nacional em 13 de Outubro de 1945 e publicados no Diário do Governo nº 249, de 24 do mesmo mês e ano, II série, sendo estes os estatutos que ainda hoje regem esta colectividade.


No ano de 1949 representa o início de uma nova postura desta associação e, simultaneamente, o alargamento do seu espaço de intervenção, pois a Direcção, em 1 de Setembro de 1949, deliberou filiar o Sport Lisboa e Nelas na Associação de Futebol de Viseu e, assim sendo, se até este momento a colectividade se tinha preocupado com a promoção da cultura, com o convívio entre os seus associados, com o desporto pelo desporto, a partir de agora vai ter ainda uma outra preocupação, isto é, o desporto de competição, nomeadamente o futebol.


Apesar de alguns sinais de tempestade registados ao longo da sua existência, esta Associação conseguiu sobreviver e contou, para tal, com a boa vontade dos Nelenses, que, muitas vezes, foram e são obrigados a sobrepor os interesses da colectividade aos interesses profissionais e familiares. Nestes tempos mais próximos de nós é de louvar o trabalho realizado pelas sucessivas direcções, umas tentando evitar a descida, outras procurando com afinco a subida de divisão numa tentativa de oferecer aos associados as alegrias que tanto anseiam.



8 de Maio de 2005 é a data que vai ficar marcada para sempre no historial do Sport Lisboa e Nelas, uma vez que garantiu a subida da Terceira Divisão Nacional à Segunda Divisão B. Este é um feito marcante para o clube e para o concelho, uma vez que em 65 anos de existência, foi a primeira vez que o clube garantiu a presença nesta divisão. Por este feito marcante e porque o futebol é um desporto de paixão, alegria e festa, a direcção, os jogadores, sócios, adeptos e Nelenses em geral quiseram exteriorizar a alegria que sentiam, havendo assim a necessidade de se criar uma festa.


É então na tarde de 15 de Maio de 2005 que na realidade aconteceram os festejos, ficando também esta data, na memória e no coração das muitas pessoas que se deslocaram ao Estádio Municipal de Nelas, uma vez que foi, porque o motivo assim o exigia, a festa mais bonita que alguma vez se organizou neste clube. Antes, durante e depois do jogo que opunha o Sport Lisboa e Nelas ao Castro Daire houve muita música e muita cor, com um abanar constante dos cachecóis vermelhos e brancos nas bancadas do Municipal de Nelas, onde não faltou a comida e os bons "néctares" da região do Dão. No final da tarde, uma caravana percorreu todo o concelho, espalhando a alegria pelas localidades que o constituem.


É sem dúvida um dia que será recordado para sempre por todos, em especial pela Direcção,
Jogadores e Equipa Técnica, pois foram os principais responsáveis por este sucesso. Os jogadores e a equipa técnica tiveram uma grande vontade e querer, encarando todos os jogos deste campeonato com grande carisma, formando, sem dúvida, uma equipa de muito valor.


De louvar é também o trabalho desenvolvido pelos membros desta direcção, que lutam afincadamente pelo bem do clube e em que muitas vezes são obrigados a sobrepor os interesses da colectividade aos interesses profissionais e familiares, sendo, portanto, uns dos maiores responsáveis por todo este sucesso.


O Sport Lisboa e Nelas é neste momento um clube vivo, onde reina a estabilidade, fazendo já parte do lote dos maiores clubes do distrito e começa-se a preparar para entrar numa divisão que é disputada por equipas de grande qualidade a nível nacional.

Sem comentários: