quarta-feira, junho 29, 2005

Passo em frente. Será desta?



A FPF vai apresentar, para discussão e votação, na Assembleia Geral de amanhã, uma proposta de alteração dos quadros competitivos da Segunda Divisão "B" e da Terceira Divisão.

Segundo Gilberto Madail, estão reunidas as condições para que a reestruturação seja aprovada, a ver vamos.

Destaques:
- Redução das equipas participantes em cada Divisão.

- Criação de parâmetros de participação, através de um Manual de Licenciamento de Clubes, adaptado do existente para as competições Europeias.

- Nova denominação para a Segunda Divisão B, tornando-se Campeonato Nacional da II Divisão.

- Distribuição das equipas da Madeira e dos Açores pelas novas Series da nova II Divisão.
As da Madeira nas duas divisões do Norte/Centro e as dos Açores nas duas divisões do Centro/Sul. (A distribuiçao dos clubes das ilhas pelas zonas nortenhas já acontece nos campeonatos de Juniores e Juvenis).

- Criação de uma nova série na III Divisão, a série Madeira e reformulaçao da série Açores, sendo atribuidas as letras G e H (Serie G - ex-Serie Açores e Serie H (Serie Madeira)).

- Extinsão das equipas B, em termos de participação nos novos campeonatos da Federação.

Por decidir estão ainda o número de series da Segunda Divisão B ( 3 ou 4 Series) e o número de clubes, para a temporada de 2005/2006 (a que vamos iniciar).

No final e após as reduções anuais, dos novíssimos campeonatos a "extrear" na época de 2007/2008 teremos:

- Campeonato Nacional II Divisão com 4 Series de 12 clubes cada, subindo 3 equipas á Liga de Honra, (e aqui fica a dúvida, se são 4 series como sobem só 3? Não está especificada esta questão), descendo á III Divisão, 3 clubes de cada serie + 2 numa liguilha com os 4 clubes classificados na 9ª posição de cada serie.

- Campeonato Nacional III Divisão com 8 Series de 12 clubes cada, subindo os dois primeiros de cada uma das 6 series do continente e apenas o vencedor das series da Madeira e dos Açores.

- Da Distrital subirão os respectivos vencedores, como já vem acontecendo.

Acho espectacular estas medidas que veem ao encontro do que a UEFA pretende, ou seja, proporcionar um maior envolvimento dos jogadores de formação e evitar que os clubes vivam acima das suas possibilidades financeiras.

Tendo em conta que as equipas terão de ter, obrigatóriamente, escalões de formação, escusado será dizer que muitas das equipas que conhecemos vão "desaparecer" (distrital ou extinsão), mesmo aquelas que teem um grande passado ou que estamos habituados a ver em divisões superiores ano após ano.

Para lerem o relatorio na sua totalidade, ou tirarem duvidas, podem clicar aqui onde diz:
RELATORIO COMPLETO FPF

Da minha parte uma salva de palmas ao Sr. Presidente Gilberto Madail, mas somente se for avante esta ideia.

Sem comentários: