sexta-feira, junho 17, 2005

Associação Académica de Coimbra.



Não é facil descrever um clube com uma historia tão rica e muito menos faze-lo quando se trata de um clube que ocupa um lugar tão especial no coração da maioria dos adeptos de futebol.


Fundada em 1876, a Académica é o clube mais antigo, com 128 anos de existência e foi a primeira equipa a vencer a Taça de Portugal, em 1939. A primeira final desta competição, disputada a 26 de Junho de 1939, colocou frente-a-frente Académica e Benfica. No Campo das Salésias, a Briosa derrotou os encarnados por 4-3 e entrou para a história como a primeira vencedora do certame, comprovando, logo desde o início, a imprevisibilidade, incerteza e surpresa que cada uma das edições desta prova encerra.


O seu surgimento deve-se à iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra que fundiram o Clube Atlético de Coimbra, criado em 1861 com a Academia Dramática, fundada em 1837.

Após a conquista da primeira Taça de Portugal, em 1939, a formação conimbricense esteve por três vezes na final da mesma competição, em 1951, 1967, e 1969, tendo sido finalista vencido.


A Briosa, nome pelo qual o clube é também conhecido, teve os seus momentos áureos na década de 60, período em que contou nas suas fileiras com jogadores como Toni ou Artur Jorge. Nos anos 90, passaram por Coimbra futebolistas como Dimas ou Fernando Couto.

Com o período revolucionário do 25 de Abril de 1974, a Académica esteve para ser extinta, em resultado de uma divisão no seio da Associação de Estudantes entre os que tinham como intenção encerrar o clube e os que pretendiam que futebol continuasse.


Esta divisão levou a que um grupo de pessoas reunisse as condições necessárias para continuar com o futebol, mas com a designação de Clube Académico de Coimbra. Após dez anos, em 1984, a celebração de um protoco entre a Associação de Estudantes e o clube, permite ao mesmo regressar ao antigo nome, Associação Académica de Coimbra, mas como organismo autónomo de futebol.

Apesar do seu passado como uma das melhores equipas nacionais, já esteve dez vezes na segunda divisão, sendo que a sua primeira despromoção ocorreu no ano de 1990.


A equipa da Académica é também vulgarmente apelidada de "Estudantes de Coimbra", uma vez que, desde o seu inicio, está ligada a Associacão de Estudantes da Universidade de Coimbra.

Além disso, ao longo dos anos, tem tido nos seus plantéis jogadores estudantes, que têm completado os seus estudos superiores ao serviço do clube.


Assim aconteceu no passado com atletas como Víctor Campos ou Gervásio e verifica-se actualmente, com jogadores da sua formação como o médio Rocha ou o guarda-redes Pedro Roma.

A história da Académica ficará também marcada para sempre pela célebre final da Taça de Portugal de 1969 frente ao Benfica, onde os elementos da sua formação protagonizaram um episódio de contestação política.


No mesmo jogo, os jogadores mostraram publicamente a sua indignação face ao regime político do Estado Novo, em plena época da crise académica.

Em 1968/69, a formação conimbricence teve no seu plantel, o jogador que mais golos obteve na mesma época, o avançado Manuel António, que venceu a "Bola de Prata" ao marcar 19 tentos.


A equipa de Coimbra, jogou, ao longo dos anos, em dois recintos: O primeiro foi o campo de Santa Cruz, construído nos anos 30 e o segundo, o Estádio Municipal de Coimbra, também conhecido por Calhabé por estar localizado na zona com o mesmo nome, edificado na década de 40 e que foi propriedade da autarquia local.


O Estádio Cidade de Coimbra, construído no âmbito da candidatura de Portugal ao EURO 2004, pertence igualmente à câmara local e alberga 30 000 espectadores.

A sua concepção coube ao arquitecto de Coimbra António Monteiro e foi edificado no espaço do antigo Estádio Municipal de Coimbra.


A inauguração foi realizada com o concerto da banda musical britânica Rolling Stones, a 27 de Setembro de 2003. A Académica conta actualmente com 20 800 sócios espalhados um pouco por todo o mundo.

Os núcleos nos Estados Unidos são dos maiores, seguindo-se Angola, Moçambique, França e Inglaterra. Xanana Gusmão, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra é sócio da Académica.


Nesta altura o presente parece ter reforçado definitivamente a Briosa na principal divisão nacional, assim a Académica sobre o comando de Nelo Vingada e a Direcção de José Eduardo Simões parece lançar-se num futuro de voos mais altos...o futuro o dirá!

Sem comentários: