quarta-feira, junho 15, 2005

Uma época em revista



Os fundamentos e os pressupostos de uma época futebolística, medem-se pelos objectivos traçados desde o início da época até aos resultados finais, sendo assim, pode-se afirmar com todas as letras que o Vitória Sport Club fez o pleno.

Atingiu através do 5º Lugar alcançado na Superliga uma entrada para a UEFA, que já lhe fugia à 7 anos, conseguiu com uma equipa descrente e sem rumo certo, basta lembrar que no ano passado esteve quase a descer á II Honra, num campeonato deveras atípico, uma 2ª volta a todos os níveis épica, num ano horribilis, onde o buraco financeiro herdado da gestão de 24 anos de Pimenta Machado foi sempre um fantasma presente.

Numa época ficam sempre os parabéns a quem atinge o objectivo, que no meu caso vão sem sombra de dúvidas para o Presidente, jogadores e acima de tudo os Sócios e Adeptos do Vitória Sport Club, que estiveram sempre presentes em grande numero, seja em casa ou fora, tivemos médias de 16000 adeptos em casa e somos o 4º clube em numero de assistências a seguir aos grandes.


Deixo de fora o treinador, Manuel Machado, não que também não lhe seja granjeado o facto de se dever a ele os objectivos atingidos, mas por factores diversos, como a antipatia gerada entre adeptos e ele, com epítetos lançados a quem não gostava do seu futebol, tais como talibans e terroristas, futebol defensivo e nada atraente, o facto de após a derrota em Setúbal para a Taça de Portugal, não ter consumado a sua demissão, fazendo disso mais tarde um facto marcante para a grande recuperação do VSC na tabela classificativa, sabendo nós que ele se manteve devido á não aceitação por parte do presidente da sua demissão. A sua arrogância, ao afirmar que os adeptos não percebem de futebol e só reconhece as criticas a quem já tem créditos firmados no Mundo do Futebol, como se ele fosse um gajo cheio de títulos e com um palmarés invejável. O facto de ser um treinador a Part Time, nunca abandonando a sua profissão de Professor de Educação Física, que leccionava em Riba D’Ave ao mesmo tempo que treinava o VSC. Para culminar a maneira como abandona o VSC, num chat com os adeptos, ao afirmar que tinha convites de 4 clubes do mesmo nível do VSC e acaba por ir para o Nacional da Madeira, com o devido respeito ao Nacional e devidos adeptos, mas desde quando se iguala ao Vitória Sport Club?


Se a isto atentarmos que o VSC já tinha desde Janeiro um plano para a próxima época, traçado por Manuel Machado, mais se compreende que com a nova entrada de Jaime Pacheco, o VSC tenha agora muito que trabalhar e condicionado pela falta de tempo e de dinheiro, para fazer um plantel que seja á altura dos pergaminhos e qualidade a que o Vitória Sport Club habituou os Adeptos do Futebol.

Sem comentários: