sexta-feira, junho 17, 2005

Á Conversa Com...

Alberto Lopes, Presidente do Abrantes Futebol Clube



“Nunca um clube em seis anos, conseguiu a ascensão que o Abrantes conseguiu”

Seis anos. Seis títulos. Um sonho fruto da ambição de um grupo de homens que exigiu muito trabalho e que se traduz em sucessos e aspirações para o futuro.

Seis anos de Abrantes Futebol Clube ao peito. O que o motiva?


O que me motivou a aceitar o convite para fazer parte dos quadros do clube foi o sentir que podia dar mais de mim. Servir o clube, sem me servir dele. Trabalhando para o engrandecer, empenhando-me ao máximo, dando o melhor de mim no sentido de o estabilizar e afirmar no contexto do futebol distrital e nacional.

Qual o balanço que faz deste ciclo?



O balanço é obviamente positivo. Em seis anos o clube teve uma série de subidas de divisão, a última das quais com a dos juniores que subiram ao escalão máximo do futebol da sua categoria. Tem sido uma subida meteórica e creio que chegamos ao máximo das nossas ambições para esta altura. Apesar da motivação também temos que ter a noção do espaço que ocupamos e das possibilidades que temos.

A equipa sénior disputou a II Divisão B e acabou de garantir a manutenção. Quais as pretensões para a próxima época?


O clube chegou ao patamar! Apesar do apoio, o clube é neste momento “subsidio-dependente” e o tecido empresarial não é tão forte que nos permita ambicionar subir mais um degrau. Acho que é preferível aguentarmos na II B por mais alguns anos, organizar o clube, dotá-lo de meios financeiros e estabilizá-lo. Os próximos anos passarão com certeza pela manutenção na II Divisão B.

E os juniores?


Os juniores são um problema. Não há nenhuma equipa no nosso distrito que esteja na I Divisão. Trata-se de um outro grande desafio que se nos coloca em relação á próxima época e que é dotar a equipa de juniores de valores suficientes para participarmos no campeonato com dignidade e para não descermos de divisão. Isso vai obrigar-nos a um esforço muito grande em termos financeiros. E também vai permitir conseguirmos tirar do escalão de formação mais jogadores para a equipa sénior. a nossa grande aposta no futuro é o futebol de formação.

A história do clube tem suscitado a admiração por parte das pessoas e dos amantes do futebol e para muitos a questão é: o que está na base do sucesso do AFC?



Uma grande quota-parte do sucesso deste clube se deve fundamentalmente a uma pessoa que é o Nuno Pedro, que vive e respira futebol por todos os poros. Que vive o futebol em prol do Abrantes Futebol Clube. Que foi uma das pessoas que fundaram o AFC e quem o conhece sabe que é uma pessoa ambiciosa e que quer ir o mais longe possível. Deve-se também ao apoio que temos tido da Câmara, das condições que nos criou e disponibilizou e também das pessoas que têm feito parte dos corpos sociais do clube ao longo destes seis anos. É também um pouco devido á nossa postura enquanto dirigentes: somos pessoas que não temos nenhum passado ligado ao futebol, também pela forma como lidamos com os jogadores, o carinho com que os tratamos, a forma amiga como os acolhemos aqui na cidade. Tudo isto aliado ás excelentes condições que nós temos no estádio têm feito deste clube um clube de sucesso que é impar em Portugal, porque nunca um clube em seis anos conseguiu a ascensão que o Abrantes conseguiu.

De que forma a existência do clube influenciou a vida da comunidade abrantina?



Foi uma surpresa muito grande para todos nós desde a fundação do clube, o sentir o apoio do tal 12º jogador. O AFC sempre o teve, porque sempre sentimos um enorme calor em torno da equipa de futebol. Uma grande surpresa foi também a “envolvência” que o Abrantes criou junto dos adeptos, das pessoas e da sociedade. Temos cerca de 1300 sócios e são muitos os amantes do futebol que se identificam com o clube e isso mudou um bocado os hábitos e a sua forma de estar em sociedade.

Para os adeptos e para o clube o Santana é um Ídolo e um símbolo. Porquê?


O Santana é um caso á parte dentro do clube. É o único jogador que cá está desde a sua fundação e em seis anos tem sido de uma extrema correcção para com todos. É um “miúdo” muito humilde, muito bem-educado. Conheço-o desde o primeiro dia, fui eu que o indiquei para o Abrantes…e nunca teve uma atitude menos digna dentro do balneário, dentro do campo, na vida social dele. E pelo seu valor enquanto jogador de futebol, pelo valor enquanto homem, pela dedicação que tem dado ao clube, é óbvio que só tem que ser uma referência e é sem duvida a bandeira deste clube!

Sem comentários: