quarta-feira, julho 13, 2005

Análise aos novos plantéis (I) - Estrela da Amadora



Inicio hoje uma série de abordagens aos plantéis das equipas da Superliga, começando de "Baixo pra cima". Assim sendo, como o Estrela foi o 3º classificado da Liga de Honra no ano passado é pela equipa amadorense que iniciarei a minha reflexão.

Ao nível dos guarda-redes, mantiveram o Paulo Lopes e contrataram dois jovens valores: Bruno Vale (F.C.Porto) e Bruno Cardoso (ex-junior do Sporting), ambos por empréstimo. Penso que a este nível a equipa fica muito bem apetrechada, até porque o Bruno Vale é um excelente guarda-redes e o Paulo Lopes é um guardião com bastante experiência. Veremos se é este ano que o Bruno se destaca no panorama do futebol português.

(Bruno Vale)

Na defesa mantiveram-se Santamaria, Carlos e Hugo Carreira, como centrais, e Wesnalton lateral esquerdo. Foram contratados Tony da Silva (lateral direito do Chaves), Amoreirinha (por empréstimo do SLB), Odvan (central brasileiro do Náutico) e Eusébio (defesa esquerdo do Marítimo). Penso que aqui está um sector bastante frágil e que deveria ser reforçado. Apesar de ter a meu ver uma das esperanças do futebol nacional que é o Santamaria.

(Eusebio)

No meio campo mantêm-se Pedro Simões e Jordão, ambos médios-defensivos, e Rui Borges, médio ofensivo. Foram contratados: Paulo Machado (empréstimo do FC Porto), Emerson (ex-Maia, médio defensivo), Rafael Coutinho (ex-Vasco da Gama, médio defensivo), Rui Duarte (ex-Leixões, médio ofensivo, interior), Hugo Morais (ex-Desp. Aves, via Marítimo - médio ofensivo, interior/extremo esquerdo) e Igor Souza (ex-Marco - médio ofensivo). A mim este sector parece-me o mais forte da equipa, embora também sejam jogadores a mais... Talvez tenham de dispensar alguém ou adaptar alguns destes jogadores a outras posições...

(Paulo Machado)

Na frente de ataque mantém-se Zamorano (extremo/lateral direito) e foram contratados Manu (extremo, por empréstimo do Benfica), Chiquinho (empréstimo do Sporting, extremo esquerdo), Hugo Careca (ex-Futebol Benfica, extremo), Fábio Costa (ex-Madureira, extremo esquerdo/avançado), Marco Brito (ex-Vasco da Gama, avançado), Anselmo (ex-Torreense, avançado), Roberto Santos (ex-Ponte Preta, avançado) e Igor (ex-Vitória Setúbal por empréstimo do Sp. Braga, avançado). Penso que será uma excelente oportunidade para o Igor se mostrar como titular, embora a equipa que o apoia não seja muito forte.

(Igor)

Como conclusão à análise da equipa, penso que é natural que seja uma formação que lute desesperadamente pela manutenção, e sinceramente para muita tristeza do meu amigo Estrela, não auguro muito de bom... A não ser que ainda apareçam aí uns ajustes ao plantel e que o treinador António Conceição, vulgo Toni, faça uns milagres... Eu acho que o Estrela está naquela classe de equipas portuguesas "lusco-fusco", ou seja, claramente equipas que neste momento quando sobem são grandes candidatas a descer, mas quando descem também são grandes candidatas a subir... o que faz com que andem sempre pra cima e pra baixo... :-)

Sem comentários: