sábado, julho 16, 2005

Em Italia também há "Salgueiros" - Messina e Torino excluídos da Série A


Afinal no melhor campeonato do mundo (segundo uma estatistica onde o nosso campeonato fica em 11º lugar, atrás até do campeonato colombiano!?), também há clubes que não pagam a tempo e horas e estão atolados em dividas, e consequentemente despromovidos, e com dirigentes eloquentemente descarados ou estupidos, ao nível do futebol lusitano.

Messina e Torino estão impedidos de participar na Série A italiana, segundo confirmou esta sexta-feira o Conselho da Federação Italiana de Futebol, por motivos fiscais. Em causa estão dívidas dos clubes em causa, bem como irregularidades na contabilidade.

Ao Messina não valeu sequer já ter um acordo com o Fisco para um pagamento faseado da dívida.
À semelhança do Messina, os dirigentes do "Toro" têm de fazer face a dívidas fiscais num total de 36 milhões de euros - a saldar antes de o clube poder inscrever-se no campeonato.

"Nenhum problema. Confiamos nos órgãos para os quais vamos recorrer para poder prosseguir a nossa aventura na primeira divisão", disse Pietro Franza, presidente do clube siciliano do médio português Mamede (Messina), sétimo classificado na passada edição da Série A.

Tilli Romero, presidente do Torino, também já reagiu, afirmando que esta decisão era esperada e que ainda há tempo para inverter o rumo dos acontecimentos, pois "todos os requisitos" para a manutenção na Série A estão alcançados.

"Nenhum problema", diz um, "temos todos os requesitos" diz outro. Se calhar foram um equivoco e levianas as deliberações da federação italiana, afinal o que são 36 milhoes de euros de divida? Coisa pouca...
Fazem mesmo lembrar um dirigente do historico Salgueiros, salvo erro de nome Jorge Viana, quando uma vez disse - apesar de não terem campo, nem terreno (duas vezes hipotecado e onde apenas existe uma enorme poça de agua), nem dinheiro, nem possibilidade de inscrever jogadores - "Não façam já a cama ao Salgueiros. O Salgueiros está bem e recomenda-se".

Bom ele há lata para muita coisa mas haja limites para a estupidez.


Na reunião de hoje, decidiu-se ainda que os clubes Perugia e Salernitana ficam impedidos de se inscrever na Série B, também devido a irregularidades de gestão, assim como outras 13 equipas da Série C (terceiro escalão do futebol italiano).
Afinal não é só por aqui que os clubes que vivem acima das possibilidades, aqui no terceiro mundo do futebol (como muitos portugueses frustrados teem a mania de chamar ao nosso futebol).

Sem comentários: