segunda-feira, julho 18, 2005

Análise aos novos plantéis (V) - Académica



A Académica é uma das equipas que mais se reforçou na presente época, e tem mesmo um dos orçamentos mais elevados da Superliga a seguir aos chamados "grandes". Nelo Vingada mantém-se ao leme da Briosa e a aposta é fazer um campeonato tranquilo, olhando talvez para a Europa.

Na baliza, a Académica mantém Pedro Roma e Dani, e contratou Eduardo ao Sp. Pombal. Claramente Pedro Roma deverá assumir-se novamente como o titular indiscutível, e se mantiver o nível patenteado nas últimas épocas a baliza coimbrã está bem entregue.

Na defesa, ainda com a dúvida da permanência de Zé Castro (defesa central), mantém Nuno Luís (lateral-direito), Danilo (defesa central) e Lira (lateral esquerdo). Entretanto foi contratado o central Hugo Alcântara ao Vitória de Setúbal). Penso que tem uma boa base, mas ainda são necessárias alternativas de valor aos principais elementos.

No meio campo, todos os jogadores são provenientes da época anterior: Andrade (médio defensivo, lateral), Roberto Brum (médio defensivo, médio centro), Dionattan (médio centro, interior), Nuno Piloto (médio interior direito), Vítor Vinha (médio centro, interior esquerdo), Paulo Adriano (médio centro/ofensivo), Rafael Gaúcho (médio ofensivo) e Ito (ex-júnior, médio ofensivo, avançado). A estrutura é precisamente a mesma que tão boa conta deu de si na 2ª volta da Superliga da época transacta.

No ataque, mantêm-se Luciano Fonseca (extremo direito, avançado), Filipe Sarmento (extremo direito, avançado), Delmer (avançado, extremo), Joeano (avançado) e Marcel (avançado), tendo sido contratados Fernando (ex-Moreirense, extremo, médio ofensivo) e Gelson (ex-Malmö FF, avançado).

Penso que neste momento a Briosa tem praticamente a mesma equipa do ano passado com um reforço do seu sector atacante com alguma qualidade, fazendo falta ainda um ou outro reforço no seu sector defensivo. No entanto penso que é uma equipa que vai fazer uma Superliga sem grandes sobressaltos, ficando a meio da tabela.

Sem comentários: