quarta-feira, julho 27, 2005

II Divisão Nacional


Finalmente saiu o alinhamento das equipas na II Divisão Nacional. Sorteio dos jogos é que só no dia 2 de Agosto.

Então temos que as equipas da Madeira, ficaram nas duas series mais a Norte, Serie A e Serie B, e as dos Açores na serie mais a Sul, a Serie D. Bafejados pela sorte foram as equipas que em teoria teem mais problemas financeiros, as do Centro do País, que se esquivaram de dispendiosas viagens às ilhas.

São então 4 as Series, divididas em: Serie A (Norte e Madeira), Serie B (Norte - Região do Douro Litoral e Madeira), Serie C (Centro), e Serie D (Sul e Açores).

Serie A
Camacha
Fafe
Atl. Valdevez
Portosantense
Trofense
União Madeira
Famalicão
Lixa
Desp. Chaves
Ribeirão
União Torcatense
Os Sandinenses
Freamunde
Braga "B"
Vilaverdense

Serie B
Aliados Lordelo
Lousada
Pontassolense
Sanjoanense
Ribeira Brava
Fiães
Infesta
Pedras Rubras
FC Porto "B"
Gondomar
Marítimo "B"
Dragões Sandinenses
Esmoriz
Sp. Espinho
Paredes

Serie C
Abrantes FC
Portomosense
CD Fátima
Ac. Viseu
União Coimbra
Oliveira do Hospital
Pampilhosa
Tourizense
Oliveira do Bairro
Benfica Castelo Branco
Penalva do Castelo
SL Nelas
Sp. Pombal
Oliveirense
Rio Maior

Serie D
Casa Pia
Mafra
Olivais e Moscavide
Pinhalnovense
Operário
Oriental
Micaelense
Madalena
Imortal
Louletano
Odivelas
Real
Silves
Torreense
Benfica "B"
Vit. Setúbal "B"

Para variar já houve quem contestasse este "sorteio". Equipas como o Pontassolense, Portossantense e União da Madeira já avançaram até com uma providência cautelar para não jogarem com as equipas do Norte, sabe-se lá porque, mas imagino que seja por verem que têm menos hipoteses de subir do que estando nas Series em que os clubes estejam todos, ou quase todos, falidos ou perto disso.
A meu ver o ideal seria as do Sul fazerem o mesmo em relação ás equipas da Madeira e não quererem jogar mais com elas.

Mas também há quem tenha ficado contente por ter evitado deslocações às ilhas (Abrantes FC). Porque será também? Será porque acham que fazem concorrencia desleal com orçamentos proibitivos para uma II Divisão Nacional?

No geral acho que foi um bom sorteio e uma boa divisão dos clubes, sendo mais acessivel a todas as principais candidatas à subida. E a luta será mais leal e dispersa, até porque as equipas Madeirenses foram divididas por igual.

Para o play-off da subida:

Nas Series A e B devem residir as equipas que serão apuradas para a Liga de Honra, sendo a Serie C o "patinho feio" em que apurará uma equipa para ajudar ao apuramento de quem jogar contra ela, uma vez que as equipas que a compõem são indiscutivelmente de menor valia. Na ultima Serie mais a Sul pode residir alguma surpresa em termos de apuramento à subida, sendo que se for um clube Açoriano, este se torna um candidato a ter em conta.

Sem comentários: