sexta-feira, julho 29, 2005

Futebol não é para as mulheres!!!!!



Futebol não é para as mulheres!!!
Pois é, parece uma frase do século passado, cheia de preconceitos, desigualdade e do mais puro machismo. Quando ouvimos um comentário do género, pensamos certamente que estamos a fazer uma viagem no tempo.
Mas infelizmente, e digo isto com muita tristeza, as mulheres ainda são alvo de muitas injustiças e desigualdades. Talvez já não seja normal e nem usual ouvir falar destas histórias todos os dias. Por isso, não me posso calar, nem deixar de mostrar ao mundo que ainda existem pessoas capazes de cometer as maiores injustiças.
Como já devem ter reparado, existe alguma mágoa e descontentamento nas palavras que aqui escrevo. È verdade!!! É um sentimento geral, presente em toda a Equipa Sénior de Futsal Feminino da Fundação Cebi, pois sem qualquer explicação e motivo aparente foi extinta. Algo que nos deixou verdadeiramente em choque e sem palavras para o sucedido, pois a equipa Feminina ao longo destes anos tinha conquistado vários títulos, sendo de realçar a conquista do campeonato da IIª Divisão do Distrito de Lisboa na época de 2003/2004. Será que isso não será motivo de orgulho para qualquer clube??
Nessa instituição foi criado neste ano o escalão juvenil Masculino, ponto bastante positivo, pois é sempre de louvar as apostas na formação. Mas para mim faz-me muita confusão, um clube extinguir com as equipas femininas e criar mais um escalão Masculino. Poderá ser um reflexo da mágoa que sinto neste momento, mas para mim isto é puro machismo, do mais grave que pode existir.
Como não somos mulheres de desistir facilmente, não baixamos os braços. Apresentamos uma petição perante a direcção da Fundação Cebi, para que a sua decisão fosse revogada, com algumas propostas bastante aliciantes, mas essa tentativa foi em vão. Como resposta tivemos outro acto reflectido de desigualdade. Enfim, fizemos todos os possíveis para continuar envergar a camisola da Fundação. Algo que infelizmente não vai acontecer.
Mas nesta história nem tudo é triste, felizmente existe um final feliz. Ainda existe pessoas que acreditam no futebol feminino, e que lutam pela sua glória.
A “minha” equipa vai começar do 0, num novo clube, mais unida do que nunca, vamos mostrar a todos aqueles que nos mandaram “cozer meias”,
QUE O FUTEBOL TAMBÉM É PARA AS MULHERES!!!

Sem comentários: