quinta-feira, julho 28, 2005

Caldos Vermelhos, Azuis e Verdes, entornados!



Vários são os destinatários desta expressão, senão vejamos: O agora treinador do Benfica respondeu muito chateado a um jornalista, que o questionou sobre o que o agora treinador do FCP tinha dito sobre ele, no sentido de este último ter opinado que o primeiro punha as suas equipas a jogar mais defensivamente. Ronald Koeman, pelos vistos, ficou muito chateado, quase agredido com tal afirmação ou comparação, que teve de responder de uma forma deselegante ao seu compatriota, dizendo: “eu ganhei títulos e ele não”. Se esta afirmação é, pelo que sei, totalmente verdade, existe aqui um complexo de inferioridade qualquer que eu ainda não percebi bem. O treinador do FCP não disse que era melhor ou pior do que o do Benfica, limitou-se a interpretar subjectivamente formas de trabalhar e a expressá-las em público. Não disse também que uma equipa deve jogar ao ataque ou à defesa, não disse que o futebol defensivo não dá títulos, disse apenas, e repito, que achava que o Ronald Koeman era mais defensivo do que ele, e mais nada! Para aqueles que são adeptos do Benfica em particular, e que tanto vi criticar a postura de Mourinho, eu peço que se revejam agora nestas palavras e que me digam se concordam com elas.

Outro caldo entornado, para já, foi a dispensa de Leo Lima do FCP. As declarações que este jogador fez à chegada ao Santos, e que suscitou até o apoio de técnicos e dirigentes, revelam bem a azia com que o jogador ficou ao ser rejeitado, tanta que o fez disparatar e acusar o técnico que não lhe reconheceu valor para continuar, de não ter escola de formação com títulos. Ora, se há coisa que se sabe é que a escola holandesa é excelente, e dá formação a grandes jogadores que integram grandes equipas. Na minha opinião ele é um bom jogador, mas provavelmente não é para um clube grande. Aqui há tempos fiquei surpreendido com a notícia de que o internacional brasileiro Káká, tinha sido suplente do próprio Leo Lima nas camadas jovens da selecção brasileira, o que me fez pensar que se calhar, o rapazinho tem tido muito azar em que os treinadores todos até agora não lhe tenham reconhecido o valor que ele diz que tem, coitadinho! Curioso, é ter sido o primeiro jogador a chegar de férias e a tecer considerações sobre o treinador anterior, José Couceiro, no sentido de afirmar que ele não sabia impor respeito no balneário e no grupo de trabalho. Ironia do destino, vejam o que lhe aconteceu, coitadinho!

Caldos entornados aqui há tempos foram os que envolveram as direcções do Braga e do Sporting, a propósito dos jogadores do primeiro clube que estavam a ser alvo de interesse por parte do segundo. Ao que me parece, o Sporting roeu a corda ao Braga, andou a envolvê-los com o dinheiro que o central nigeriano Enarkarhire iria render, e no fim, já com o dinheiro na mão andou a regatear mais o preço inicialmente acordado.

Outros são os caldos, e outros são os temperos, numa altura em que eu fiquei intrigado e estupefacto com as declarações do presidente do Benfica na SIC, que deixavam antever uma aproximação ao FCP, por parte das relações e do conhecimento com o presidente portista, declarações essas que foram encaradas com alguma indiferença por parte deste, constato que a conjuntura é a mesma e que estamos e vamos continuar a ver mais do mesmo.

Sem comentários: