quinta-feira, julho 21, 2005

Análise aos novos plantéis (IX) - Vitória de Setúbal



A equipa sadina, este ano de vocação europeia, é treinada por Norton de Matos. Francamente não é um treinador que me entusiasme muito, embora também seja a primeira vez que consegue treinar uma equipa da Superliga. A ver vamos como consegue orientar a equipa neste novo desafio. De qualquer forma é de realçar que equipas sem grandes tradições recentes em lugares europeus, normalmente têm sempre dificuldade depois nas competições internas.

Na baliza o Vitória continua com Marco Tábuas e Moretto e não se sabe ainda quem será o 3º guarda-redes, embora se pressuponha que seja um jovem oriundo da equipa B.

Na defesa, mantém-se Auri (defesa central), Veríssimo (defesa central) e Nandinho (lateral esquerdo). Foram contratados Janício (ex-Torreense, lateral direito), Madior Ndiaye (ex-AS Douanes, lateral direito), José Fonte (ex-Felgueiras, defesa central), Flávio (ex-Dragões Sandinenses, defesa central) e Adalto (ex-Guarani, lateral/extremo esquerdo). Veremos como conseguirá o clube ultrapassar as saídas de Éder e Hugo Alcântara, habituais titulares da defesa sadina.

No meio campo, após as saídas de peças importantes como Sandro (para o Porto) ou Manuel José (para o Boavista), o Vitória contratou Mamadou Diakité (ex-Metz B, médio defensivo), Siramana Dembelé (ex-Nîmes, médio defensivo, médio centro, interior), António Franja (ex-Inter Zapresic, médio interior/extremo esquerdo, médio ofensivo) e Grégory Lacombe (ex-AS Mónaco, médio ofensivo, extremo). Mantêm-se no clube Binho (médio defensivo), Ricardo Chaves (médio defensivo, médio centro, interior) e Bruno Ribeiro (médio interior/lateral/extremo esquerdo). Fala-se ainda que o plantel neste sector deve receber mais um ou dois reforços provenientes da lista de dispensas do Dragão, pensando-se em Raul Meireles ou Paulo Assunção para reforçar o plantel.

Na frente de ataque, também duas saídas de vulto como Jorginho e Meyong terão de ser bem colmatadas. Mantém-se Pedro Oliveira (extremo direito, avançado) e foram contratados até ao momento Sougou (ex-União Leiria, extremo) e Heitor (ex-Beira-Mar, avançado). Fala-se ainda da possibilidade de Hugo Almeida vir reforçar este sector algo carenciado da equipa de Norton de Matos.

Muito sinceramente para mim o Vitória de Setúbal será uma das equipas que também lutará pela permanência na Superliga. Penso que perderam peças muito importantes no plantel e que serão complicadas de substituir. A acrescer a isto algum desgaste na parte inicial da temporada fruto da participação na Taça Uefa, poderão complicar um pouco a época dos sadinos.

Sem comentários: