quinta-feira, julho 28, 2005

Análise aos novos plantéis (XII) - Boavista



Uma vez que o meu colega Garras12 já fez (e muito bem) a apresentação do plantel do Marítimo, passo esse clube à frente na minha análise e faço hoje a apresentação do Boavista. Os axadrezados são este ano orientados por um dos melhores treinadores da Superliga passada, Carlos Brito, neste que será mais um ano de "assalto" aos lugares europeus.

Na baliza o Boavista manterá William, Carlos e Khadim. William já deve estar quase a ser treinador de guarda-redes, enquanto Carlos me parece vá ser o titular da baliza axadrezada.

Na defesa, mantiveram-se Nélson (lateral/médio ala direito/esquerdo), Hélder Rosário (defesa central), Cadu (defesa central) e Carlos Fernandes (lateral esquerdo). Entretanto foram contratados Ricardo Silva (ex-Beira Mar, defesa central), Steven (ex-Paredes, lateral direito) e Igor (ex-Lamas, lateral esquerdo). Sinceramente parece-me pouca gente para uma época desgastante com castigos e lesões...

No meio campo Carlos Brito pode contar com as permanências de Tiago (médio defensivo), André Barreto (médio defensivo, interior esquerdo), Lucas (médio centro, interior/lateral direito) e João Pinto (médio ofensivo), este ao que parece em novas funções mais recuadas no terreno. Contrataram-se quatro jogadores, a saber Manuel José (ex-Vitória Setúbal, médio/extremo/interior direito), Cissé (ex-Estoril, médio defensivo, defesa central) e Guy Stéphane Essame (sem clube, médio defensivo, interior direito) e Nélson Santos (ex-Paredes, médio centro/interior), tendo regressado também Jociválter (ex-Varzim, médio ofensivo). Na prática o Boavista mantém os melhores jogadores do miolo do terreno do ano passado e contrata alguns jogadores para 2ªs linhas. Para mim, apenas Manuel José deverá conquistar a titularidade.

Na frente de ataque os axadrezados mantiveram nas suas fileiras Guga (extremo direito/avançado), Zé Manuel (extremo direito/esquerdo), Diogo Valente (extremo esquerdo), Cafu (avançado) e Fary (avançado). Foram contratados Paulo Jorge (ex-Maia, extremo esquerdo/direito) e William Souza (ex-Santos, avançado). Penso que este último será o "matador" que a equipa do Boavista precisava uma vez que joga muito bem de cabeça e remata bem.

A meu ver a principal contratação do Boavista foi claramente o seu técnico, e será pelo seu sucesso ou não que analisaremos a época do Boavista, uma vez que a nível de reforços só foram feitos alguns ajustes, sendo que apenas as contratações de Manuel José e William se podem considerar de apostas em jogadores para a titularidade. No entanto tenho a opinião de que este Boavista é candidato aos 6 primeiros lugares, ou seja, à Uefa.

Sem comentários: