terça-feira, julho 19, 2005

Análise aos novos plantéis (VII) - Nacional da Madeira



A 2ª equipa da ilha da Madeira surge este ano com ambições a alcançar os lugares da UEFA. Se pensarmos em termos de orçamento já o conseguiram, uma vez que surgem em 5º lugar (!) atrás dos 3 chamados "grandes" e do Marítimo. Para que conste o orçamento do Nacional é de 6 milhões de euros. Se a isto acrescermos os 8 milhões de euros de orçamento do Marítimo, verifica-se que 14 milhões de euros são gastos anualmente na ilha da Madeira com futebol... Para pensar, não há dúvida.

A equipa nacionalista é treinada pelo técnico Manuel Machado que trocou os ares de Guimarães pelos madeirenses, com mais um desafio para a sua carreira.

Na baliza Manuel Machado pode contar com Hilário e Belman que transitam da época anterior e com a contratação ao Estugarda de Diego Benaglio.

Ao nível da defesa mantêm-se Patacas (lateral direito), Emerson (defesa central, lateral), Fernando Cardozo (defesa central), Ávalos (defesa central) e Alonso (lateral esquerdo). Foram contratados para reforçar este sector Luizinho (ex-Ipatinga, lateral direito), Ricardo Fernandes (ex-Moreirense, defesa central) e Miguelito (ex-Rio Ave, lateral esquerdo), um dos melhores senão o melhor lateral esquerdo da passada época.

No meio campo a equipa do Nacional volta a ter o contributo de Cléber (médio defensivo), Bruno (médio defensivo/centro) e Júlio Marchant (médio interior, médio ofensivo). O sector foi reforçado com Genalvo (ex-Criciúma, médio defensivo), Luís Manuel (ex-Leixões, médio centro, interior), Leandro Salino (ex-Ipatinga, médio centro, interior) e Hernâni Pereira (ex-júnior, médio interior, médio ofensivo). Penso que falta aqui um reforço com alguma qualidade para o meio campo ofensivo, para suprir a saída de Gouveia, o nº 10 da época transacta.

No ataque, mantêm-se Miguel Fidalgo (extremo), Alexandre Goulart (extremo direito, médio ofensivo), Rogerinho (extremo), Nuno Viveiros (extremo) e André Pinto (avançado). Foram contratados Ricardo Pateiro (ex-Pinhalnovense, extremo esquerdo), Alex (ex-Fluminense, avançado/extremo) e Geufer (ex-União Leiria, avançado). Também aqui parece que o Nacional anda à procura de um reforço principalmente para colmatar a saída de Adriano, uma das principais referências de ataque da equipa nos últimos anos.

Penso que Manuel Machado fará no Nacional uma época tranquila mas também não acredito que este Nacional tenha força para se intrometer na luta por um lugar europeu. Mas o técnico Manuel Machado já nos habituou a surpreender...

Sem comentários: