quarta-feira, julho 20, 2005

Análise aos novos plantéis (VIII) - Penafiel



Analiso hoje o plantel para a próxima época do F. C. Penafiel, que se mantém orientado pelo treinador Luís Castro, um jovem técnico que deu cartas na época passada, vencendo o Benfica, o Sporting em Alvalade e quase tirando pontos ao Porto em casa. Um dos grandes problemas do Penafiel são as fracas infraestruturas desportivas, que no entanto o presidente António Oliveira tem tentado melhorar, e com alguns resultados...

Na baliza Luís Castro continua a contar com Avelino e foram contratados Vinícius (ex-Camacha) e Carlos Germano (ex-Madureira). Este último é mesmo uma das grandes referências das balizas brasileiras, tendo estado às portas de entrar no F.C. Porto há uns anos quando Oliveira era treinador dos dragões. Sem dúvida um jogador muito experiente que muito ajudará a equipa.

Na defesa mantêm-se Celso (lateral direito), Pedro Moreira (lateral direito), Nuno Silva (defesa central), Nuno Diogo ( defesa central, médio defensivo), Odair (defesa central), Welligton ( defesa central, lateral esquerdo) e Kelly Berville (lateral/volante esquerdo). Foram contratados para reforçar o sector Sérgio Lomba (ex-Moreirense, defesa central) e Pedro Araújo (ex-Olivais e Moscavide, lateral esquerdo). Sem dúvida um sector sem grandes mexidas, embora fosse aquele que precisava ser mais reforçado uma vez que o Penafiel foi das piores defesas da Superliga no ano passado.

No meio campo saiu um dos grandes jogadores da equipa (Wesley), mas mantiveram-se Nilton (médio defensivo), Fernando Aguiar (médio defensivo), Bruno Amaro (médio interior/lateral/volante direito) e N'Doye (médio interior esquerdo, médio ofensivo), este último um dos jogadores mais cobiçados do Penafiel em período de defeso. Foram contratados Abdoulaye Niang (ex-FC Pau, médio defensivo), Carlos Oliveira (ex-Ovarense, médio defensivo), Romeu (ex-júnior, médio defensivo, interior), Luís Filipe (ex-júnior, médio) e Guillaume Boronad (ex-Rouen, médio ofensivo). Ainda existe em aberto outro lugar que deveria ser ocupado pelo ex-vimaranense Orahovac, que tarda em chegar a acordo com a direcção penafidelense.

Na frente de ataque mantém-se o 2º melhor marcador da equipa no ano passado, Roberto, um óptimo ponta de lança, diga-se. E foram contratados Jacques (ex-Rio Ave, extremo), Zé Rui (ex-Vitória Setúbal por empréstimo do Benfica, extremo esquerdo), Cristóvão (ex-FC Porto B, extremo, avançado), Marco (ex-júnior, avançado) e Mallo Diallo (ex-Rouen, avançado).

Para mim o Penafiel vai ser uma das equipas que se vai bater pela permanência até final do campeonato, e tem como principal missão "descobrir" o substituto de Wesley na equipa. Posso dizer-vos que ao longo dos dois últimos anos raramente o Penafiel ganhava um jogo a equipas do "seu" campeonato quando o Wesley não jogava. Era um jogador criativo, que fazia toda a equipa jogar e da sua substituição pode depender o sucesso do Penafiel este ano. De qualquer forma Luís Castro já deu mostras no ano passado de saber organizar um bom grupo de trabalho, e quem sabe o Penafiel começa a ser um trampolim para uma equipa de maior valia...

Sem comentários: