sábado, novembro 03, 2007

Futebol Feminino Ano II Nº38


Mundial de 2011
A FIFA atribuiu à Alemanha a organização do Mundial de 2011. As Alemãs podem assim tentar a sua terceira conquista consecutiva em casa.

Campeonato Europeu de 2009(Apuramento)
Físico fez a diferença

A Selecção Nacional Feminina “A” não foi feliz na deslocação a Viborg, ao perder com a Dinamarca, por 1-5, no terceiro jogo que cumpriu no Grupo 5 de apuramento para o Campeonato da Europa Finlândia2009.

A Equipa das Quinas realizou uns primeiros 45 minutos de bom nível e soube responder da melhor forma ao tento inaugural da partida, apontado por Merete Pedersen (39’). No minuto seguinte, Edite Fernandes repôs a igualdade no marcador, concluindo da melhor forma um contra-ataque, em que combinou com Carla Couto.

O pior estava para vir na etapa complementar, com o poderio físico das nórdicas a prevalecer. A Dinamarca justificou a condição de ser uma das selecções mais fortes do mundo, com presença assídua nas fases finais dos Mundiais, como aconteceu na última edição, realizada na China. Maiken Pape (50’), Janne Madsen (60’ e 70’) e Merete Pedersen (81’) fecharam as contas da partida e cifraram uma diferença demasiado pesada para a réplica que Portugal apresentou.

Declarações da Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge: “Fizémos uma excelente primeira parte, estivemos muito concentradas a nível defensivo e explorámos bem o contra-ataque, como aconteceu no lance da igualdade. Nos segundos 45 minutos, a melhor condição física da Dinamarca foi determinante. A Dinamarca apresentou um futebol muito físico e os constantes cruzamentos para a nossa área foram desgastando as nossas atletas. Apesar do resultado pesado, fiquei agradada com o comportamento e atitude das jogadoras, até porque enquanto tivemos forças lutámos de igual para igual com uma potência mundial como é a Dinamarca. Não merecíamos este resultado tão desnivelado e penalizador, até porque os golos resultaram muito mais do mérito das nórdicas do que de erros que tenhamos cometido.

A Selecção Nacional Feminina “A” volta a entrar em acção, no apuramento para o Europeu, no próximo ano, com a jornada dupla com a Eslováquia e a Ucrânia, a 16 e 21 de Fevereiro, respectivamente.

Ficha de Jogo
Jogo de apuramento para o Campeonato da Europa de Futebol Feminino Finlândia2009.
Viborg Stadion.
Ao intervalo: Dinamarca 1-1 Portugal.
Resultado final: Dinamarca 5-1 Portugal.
Árbitra: Efthalia Mitsi (Grécia).
Árbitras assistentes: Panagiota Koutsournpou e Chrysoula Kaurornpylia (Grécia).
4ª árbitra: Marianne Svendsen (Dinamarca).

DINAMARCA: Heidi Johansen, Mia Olsen, Katrine Pedersen (cap.), Gitte Andersen, Mariann Knudsen, Cathrine Sørensen (Marie Herping, 79’), Maiken Pape, Merete Pedersen, Camilla Andersen, Janne Madsen (Anne Eggers, 45’) e Line Hansen (Bettina Falk, 45’).
Suplentes não utilizadas: Christina Ørntoft, Julie Bukh, Nanna Johansen e Tine Cederkvist.
Treinador: Kenneth Heiner-Møller
Golos: Merete Pedersen (39’ e 81’), Maiken Pape (50’) e Janne Madsen (60’ e 70’).
Disciplina: Nada a assinalar.

PORTUGAL: Neide Simões, Ana Valinho, Kimberly Brandão, Ana Rita, Sónia Matias, Cátia Reis, Cláudia Neto (Noémia Figueiredo, 70’), Emily Lima, Sílvia Brunheira (Elisabete Caleja, 86’), Edite Fernandes (cap.) (Liliana Martins, 86’) e Carla Couto.
Suplentes não utilizadas: Jamila Marreiros, Eloísa Tavares, Paula Cristina e Inês Borges.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Edite Fernandes (40’).
Disciplina: Nada a assinalar.
In FPF.PT

Que mais é preciso?!?!?!?!?
Como já seria de esperar, Portugal foi goleado na Dinamarca. Curioso é o título do comentário ao jogo no site da FPF. Físico faz a diferença!!! Sim, qual é a novidade? Sempre assim foi e vai continuar a ser, pois parece que na FPF sabem qual é o “cancro” do Futebol Feminino Português, mas não fazem nada para o debelar. Talvez fosse boa ideia entregar a crónica que fizeram deste e doutros jogos ao Sr. Madaíl e ao responsável pela organização das provas femininas em Portugal!!! Ao intervalo o jogo estava 1-1. Na maioria dos jogos de Portugal até ao intervalo é tudo equilibrado, o que quer dizer que qualidade não falta… Podem convocar uma equipa inteira de jogadoras nascidas no estrangeiro que nem assim lá vão. Enquanto não mudarem as organizações dos campeonatos, só vão gastar dinheiro nas viagens que fazem!!!
Para terminar a minha onda de críticas só de referir que uma jogadora de Futsal(claro que ela não tem culpa) foi titular na selecção Portuguesa de Futebol de 11!!! O que é isto?
Vamos esperar que no próximo jogo, contra a frágil Eslováquia(que ainda assim já nos venceu), Portugal consiga finalmente vencer.

Outros resultados do grupo 5:
Eslováquia 0 Escócia 3 (Julie Fleeting chegou ao golo 100 pela selecção da Escócia)
Escócia 0 Dinamarca 1

Outros resultados:
Grupo 1:
Inglaterra 4 Bielo-Rússia 0
R. Checa 2 Espanha 2

Grupo 2:
Hungria 1 Itália 3
R. Irlanda 2 Roménia 1
Itália 5 Roménia 0

Grupo 3:
Sérvia 0 França 8
Eslovénia 0 França 2

Grupo 4:
P. Gales 0 Suíça 2
Alemanha 3 Bélgica 0
Bélgica 1 P. Gales 0
Holanda 0 Alemanha 1

Grupo 6:
Noruega 3 Rússia 0


Suécia:
- Djurgarden:
Com a saída da guarda-redes internacional Norueguesa Bente Nordby o clube tenta contratar a Alemã Nadine Angerer, melhor guarda-redes do último mundial.
- Umea: O clube contratou Johanna Rasmussen. A internacional Dinamarquesa de 24 anos joga como extremo esquerdo, e vai ser uma grande aquisição.
- AIK: A equipa de Estocolmo que conseguiu evitar a despromoção conseguiu um reforço de luxo. A médio centro, internacional pela Finlândia, Anne Makinen assinou pelo clube.

Até para a semana.

Sem comentários: