segunda-feira, novembro 26, 2007

Pasteis moles x Estrela sem brilho

Estádio: do Restelo, em Lisboa
Assistencia: 1000 gajos cheios de calor
Árbitro: Artur Soares Dias, do Porto

BELENENSES: Marco Gonçalves, Amaral (Mendonça aos 81'), Rolando, Hugo Alcântara, Rodrigo Alvim, Hugo Leal (Fernando aos 69'), Ruben Amorim, Zé Pedro, Silas, Roncatto e Weldon (.João Paulo aos 69')

Suplentes: Thiago Schmidt, João Paulo, Mendonça, Werverson, Rafael Bastos, Gonçalo Brandão e Fernando.

ESTRELA AMADORA: Nélson, Rui Duarte, Wagnão, Maurício, Hélder Cabral, Fernando, Tiago Gomes, Luís Aguiar (Jeremiah aos 66'), Mateus (N'Diaye aos 74'), Marcelo Goianira e Anselmo (Hugo Carreira aos 90').

Suplentes: Pedro Alves, NDiaye, Marco Paulo, Jeremiah, Hugo Carreira, Yoni e Moreno.

Amarelos: Weldon aos 48'(B.); Maurício aos 64' (E.A.); Fernando aos 88' (E.A.)

Não sei se foi mais um jogo mau ou muito mau, salvou-se o ponto tão necesário, ainda para mais porque os concorrentes directos ganharam quase todos pontos. Paços Ferreira (3), Naval (3), Leixões (1), Uniao Leiria (1). Só mesmo Academica e Nacional não pontuaram esta jornada e o Boavista ainda joga hoje.

Finalmente a escolha do onze inicial começa a ter mais concenso. Ficaram de fora Marco Paulo, Yoni e Nuno Viveiros, embora os dois primeiros ainda tenham estado no banco. Felizmente não entraram, valha-nos isso.

O jogo pautou-se pelas fracas exibições de lado a lado. A equipa da casa procurou mais vezes situações de marcar mas raramente apareceram. Conta-se um remate ao poste um minuto antes do intervalo e da parte dos tricolores um livre direco de Mateus a rasar o poste direito de Marco Gonçalves.

A segunda parte voltou a mostrar mais do mesmo e com muita falta de qualidade de jogo da parte das duas equipas, o que parece ser um hábito dos últimos jogos para as duas equipas. Impressionante como tanto Belenenses e Estrela a jogarem muito mal foram as únicas equipas até ao momento a roubar pontos ao FC Porto... inexplicável.

Há muito jogador a jogar por jogar e não sabe o que é representar uma equipa portuguesa ou do meio da tabela, principalmente porque a maioria dos jogadores são brasileiros ou de outra origem mas de passagem para melhores paragens... pensam eles, porque a jogar assim a próxima paragem vai ser jogarem no país deles ou em divisões inferiores em Portugal.

Ontem o que se assitiu no Restelo não tem grande cabimento, principalmente para os "azuis" uma vez que a folha de ordenados deve ser substancialmente superior à dos tricolores. Não digo que os jogadores "azuis" (na sua maioria) ganhem mais 5 vezes que os do Estrela mas 2 ou 3 vezes mais concerteza ganham. Aliás, basta reparar nos nomes que compõem aquela equipa. Evandro Roncatto, Hugo Leal, Rolando, Rodrigo Alvim, Ruben Amorim, Zé Pedro, Silas... só para falar nos que ontem foram titulares. O que ainda torna mais vergonhoso o resultado caseiro que conseguiram contra o plantel mais barato da Liga Bwin, o Estrela Amadora, que tem um tecto salarial a rondar os 5000 euros - mil contos na moeda antiga.

Do lado tricolor, há muita gente desadaptada, há os que não teem qualidade nenhuma, há os que andam a "passear" e há os que não conseguem mais mas dão o que teem. É possível continuar a contratar jogadores que não rendem nada e andam aqui sabe-se lá a fazer o quê? Acho que já era altura de pararmos com os testes, tanto às tácticas como aos jogadores. Não há uma semana que não venha nos jornais " mais um jogador desconhecido à experiência no Estrela, não sabemos quem é, nem se fica ou se vai embora", "o Estrela contratou mais um jogador ESTRANGEIRO, que estava desempregado e à experiência durante a semana que passou"...

Atenção que a referência à palavra estrangeiro, advém não de uma questão xenófoba, mas para o facto de me parecer mais dispendioso ter um estrangeiro à experiência do que um português.
Ter de mandar vir alguém do Estrangeiro à experiência, num avião, dar-lhe casa para os dias que cá estiver, alimentação e mais algum dinheiro, parece-me de todo muito mais caro do que fazer o mesmo a um jogador português, estando desempregado ou jogando em divisões inferiores.

Este é o dia-a-dia das noticias do clube Tricolor. É inadmissível e inconcebível o que se está a passar neste clube... algo nunca visto... enfim, e como disseram os dois treinadores no final da partida, o campeonato é longo e salvou-se um ponto para as contas que se fazem no fim.
.

Sem comentários: