sábado, novembro 10, 2007

Liga dos Campeões: Fase de Grupos (Jornada 4)


Antes de tudo, um pedido de desculpas em relação ao atraso na publicação deste post. A verdade é que os afazeres escolares me têm retirado algum - muito - tempo, daí tão longa demora. Como diz o velho ditado, "mais vale tarde do que nunca". Portanto, cá vai disto.

Grupo A

Liverpool 8-0 Beşiktaş

Que grande goleada! Perante os números, nada há a dizer em possível defesa dos turcos: ao que parece, levaram um "banho de bola". A primeira parte acabou com um resultado mais ou menos normal: 2-0. Até ao intervalo, somente Peter Crouch e Benayoun tinham facturado. Na segunda parte, os reds abriram caminho para fazer história na competição, batendo o recorde de golos marcados num só jogo da Liga dos Campeões. O israelita Benayoun fez mais dois e consumou um hat-trick; depois o capitão Gerrard também fez o gosto ao pé. Seguiu-se um bis de Ryan Babel e, já no fim do tempo regulamentar, Peter Crouch aumentou para 8-0, marcando assim o primeiro e último golo do encontro. Memorável para os britânicos (que tinham mesmo que ganhar); humilhante para os turcos.

Porto 2-1 Marselha

O Porto venceu e fê-lo com justiça. No Estádio do Dragão, os azuis e brancos tiveram alguma dificuldade em impor o seu jogo logo de início, como tem vindo a ser hábito em todas as partidas. Porém, quando as equipas encaixaram, passaram a ser os bicampeões nacionais portugueses a dominar os acontecimentos, ainda que sem o brilhantismo que poderiam ter com Lucho em campo. Foi num momento de grande classe e pura magia que o Porto se adiantou no marcador: Tarik Sektioui ultrapassou vários adversários, incluindo o guarda-redes, e, numa arrancada maravilhosa, fez o 1-0. Logo a abrir o segundo tempo, Stepanov concedeu demasiado espaço ao avançado Niang (deveria ter sido expulso no jogo anterior e consequentemente não deveria ter marcado presença neste jogo), que restabeleceu a igualdade. O Porto acelerou e Lisandro López, depois de um cabeceamento à barra, fez o segundo para os da casa, demonstrando mais uma vez estar num momento de forma soberbo. Até final, os portistas sufocaram os franceses. O Porto passa, deste modo, para a liderança do grupo A, seguido do Marselha.



Grupo B

Schalke 04 0-0 Chelsea

No Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen, estádio que tão boas recordações trás ao futebol português (foi lá que o Porto conseguiu sagrar-se campeão europeu em 2004), o Schalke 04 e o Chelsea não conseguiram marcar golos e o jogo terminou empatado 0-0. Foi um jogo relativamente equilibrado mas o maior pendor ofensivo da equipa alemã poderia ter sido suficiente para reduzir a desvantagem pontual em que se encontra em relação aos blues, que continuam a comandar o grupo. Valeu a solidez defensiva ao Chelsea, que tem que continuar a trabalhar para garantir matematicamente a presença nos oitavos-de-final.

Valência 0-2 Rosenborg

O Rosenborg continua na mó de cima. No Mestalla, o Valência não conseguiu vencer os noruegueses, que discutiram taco a taco o resultado. Nem Caneira, nem Miguel, nem Manuel Fernandes, todos totalistas neste jogo, conseguiram fazer da estreia europeia de Ronald Koeman ao serviço dos espanhóis uma estreia positiva. O verdadeiro culpado de tudo isto foi Iverson, autor dos dois golos nórdicos, aos 31 e 58 minutos. O Rosenborg está, assim, à frente de nomes como o Schalke 04 e o Valência e em posição de passagem aos oitavos-de-final.



Grupo C

Lázio 2-1 Werder Bremen

A Lazio conseguiu três preciosos pontos em casa, que garantem, desde já, o segundo lugar no grupo C. No Olímpico de Roma, os golos só apareceram nos segundos quarenta e cinco minutos. Foi com dois tentos de Rocchi que os italianos se adiantaram no marcador e já nem uma grande penalidade convertida por Diego aos 88 minutos valeu aos alemães de Bremen, que passam a ocupar o último posto do grupo.

Olympiacos 0-0 Real Madrid

O Real Madrid tem estado forte na Liga dos Campeões (ainda não perdeu), daí que se possa considerar que o Olympiacos conseguiu um bom resultado, ao empatar com os campeões espanhóis em casa. O guardião grego Nikopolidis acabou por ser a figura do encontro ao efectuar defesas de grande nível, segurando o precioso ponto para a formação helénica. O Real Madrid jogou melhor mas a raça e a determinação dos seus adversários resultaram numa divisão de pontos.



Grupo D

Shakhtar 0-3 Milan


Depois de duas vitórias, duas derrotas. É esta a série de resultados dos ucranianos do Shakhtar, que não se conseguiram superiorizar aos actuais detentores da Liga dos Campeões em nenhum dos dois jogos disputados. Depois do 4-1 em Milão, foi a vez do 3-0 em Donetsk. A vitória começou a ser fabricada no último terço do jogo quando Filippo Inzaghi marcou o primeiro. Seguiu-se um golo de Kaká e já no tempo de descontos, Pippo igualou a marca de golos Gerd Muller nas competições europeias, 62, fazendo o segundo da contagem pessoal e o terceiro da equipa.

Celtic 0-1 Benfica

No Celtic Park, em Glasgow, disputou-se um jogo renhido e equilibrado cujo vencedor foi o mais feliz na finalização. O Benfica bem se esforçou por chegar ao golo mas isso nunca veio a acontecer, muito por culpa de Cardozo, que desperdiçou duas oportunidades flagrantes. A equipa encarnada não foi inferior ao conjunto escocês mas acabou por sair do Reino Unido sem pontos. McGeady deu aos hoops o único golo do jogo, um golo cheio de sorte, já que a bola bateu num jogador benfiquista antes de ultrapassar a linha de baliza.




Grupo E

Lyon
4-2 Estugarda

O Lyon parece ter acordado e, depois de na jornada anterior ter ganho ao Estugarda, voltou a vencer contra o mesmo oponente. Ben Arfa marcou muito cedo, aos 6 minutos, e o segundo dos franceses, marcado por Kim Kallstrom, deixava antever um jogo calmo para os hexacampeões de França. Porém, o forte avançado Gómez fez o 2-1 logo de seguida, voltando a pôr os anfitriões em sentido. Ainda na primeira parte, Ben Arfa marcou novamente, colocando o placard em 3-1. Na segunda parte, houve um golo para cada equipa: primeiro para Gómez, o segundo homem do jogo a bisar, depois de Ben Arfa. Depois, já para lá dos 90, foi a vez de Juninho Pernambucano increver o seu nome na lista dos marcadores.

Barcelona 2-0 Rangers

O Barcelona permanece invicto e, com 10 pontos, tem praticamente assegurada a passagem à fase seguinte da prova. No Camp Nou, diante do Rangers, Henry e Messi fizeram os dois golos da vitória na primeira parte. O resultado até podia ser mais dilatado, porque a turma catalã, comandada pelo enorme Ronaldinho, se exibiu a um nível extraordinário, suprindo a ausência do luso-brasileiro Deco.



Grupo F

Manchester United 4-0 Dínamo de Kiev

O Manchester United venceu com muita facilidade o Dínamo de Kiev, nesta jornada, em Old Trafford. O começo da goleada deu-se quando o jovem Gerard Piqué fez o 1-0. Ainda na primeira parte, Carlos Tévez aumentou a contagem. O avançado inglês Wayne Rooney foi o autor do terceiro golo da noite e o quarto foi alcançado já perto do fim pelo português Cristiano Ronaldo. Um domínio avassalador que tornou os red devils a única equipa com 100% de vitórias nesta edição da Liga dos Campeões e a primeira a garantir o apuramento.

Sporting 2-2 Roma

O outro jogo do grupo foi disputado em Alvalade e terminou com um empate a duas bolas. Um empate que sabe a derrota, no Reino do Leão. Cassetti colocou os romanos em vantagem à passagem do minuto 4 e as dificuldades tornaram-se ainda maiores para os leoninos. Porém, Liedson resolveu (ou assim parecia...) e com dois golos, aos 22 e 64 minutos, a vitória parecia não mais escapar aos vice-campeões portugueses. Engano. Parece que a sina dos grandes de Lisboa nesta jornada era não conseguir bons resultados fruto de golos carregados de sorte para os adversários. Este foi um deles. Pizarro remata, Polga toca de cabeça e a bola entra na baliza do Sporting. Um resultado injusto, já que os italianos, cínicos como sempre, não mereciam sair do nosso país com um ponto na bagagem.



Grupo G

Fenerbah
çe 2-0 PSV

O Fenerbahçe continua forte nas competições europeias e ainda não saiu de nenhum jogo sem pontuar. Desta feita, fizeram três pontos diante do campeão holandês: o PSV Eindhoven. O jogo, em Istambul, ficou resolvido na primeira parte com dois golos: um na própria baliza, de Marcellis, e outro de Semih Şentürk. Até final, o marcador não conheceu alterações e os turcos estão a pouca distância dos oitavos-de-final.

Inter de Milão 4-2 CSKA de Moscovo

Em San Siro, o Inter levou de vencida a formação russa do CSKA de Moscovo. Não foi fácil. e Vagner Love, dois brasileiros, marcaram e ninguém esperava que os italianos conseguissem marcar quatro golos e golear os homens de Leste. Ibrahimovic marcou imediatamente a seguir a Vagner Love e Cambiasso marcou imediatamente a seguir ao seu colega de equipa. Em quatro minutos, três golos e a igualdade restabelecida. Na segunda parte, foram os mesmos intérpretes a mexer com o jogo, primeiro marcou o argentino; depois o sueco. O jogo terminou e os três pontos conseguidos neste jogo garantem aos nerazzurri a quase passagem à próxima fase.



Grupo H

Steaua de Bucareste 0-2 Sevilha


Esta foi a jornada dos bis: depois de Peter Crouch, Ryan Babel, Iverson, Rocchi, Filippo Inzaghi, Ben Arfa, Gómez, Liedson, Ibrahimovic e Cambiasso, foi a vez de Renato fazer dois golos e assumir-se como o melhor jogador do encontro. Em Bucareste, o Steua local até fez um bom jogo e a superioridade dos espanhóis foi muito ligeira. Foi a eficácia do médio brasileiro que fez a diferença e colocou os bicampeões da Taça UEFA em posição privilegiada para seguir em frente na competição rainha do futebol europeu.

Slávia de Praga 0-0 Arsenal

O Slávia de Praga vinha de uma pesadíssima derrota no estádio do Arsenal mas voltou a provar que é capaz de encarar todos os adversários nos olhos, mesmo quando saem vexados duas semanas antes, num jogo contra a mesma equipa. Depois de um 7-0, até parece estranho dizer que as equipas se bateram de igual para igual, só que essa é a mais crua das verdades. E o resultado (0-0) prova-o. Este precioso ponto ganho pelos gunners na República Checa garantiu aos os pupilos de Ársene Wenger o passaporte para os oitavos-de-final.



Não percam a próxima jornada da Liga dos Campeões!

Sem comentários: