terça-feira, novembro 13, 2007

Zebras da Serra Vs. Leões do Mar

Equipas: C.D.Nacional Vs C.S. Marítimo
Estádio: da Madeira
Arbitro: Olegário Benquerença
Publico: 1500 pessoas
Resultado final: 0-2


Olá a todos,

Marítimo - Marcos; Ricardo Esteves, Ediglê, Antoine e Evaldo; Olberdam (Fernando, 41m); Marcio Mossoró (Marcinho, 67m), Wenio e Luis Olim; Kanu e Makukula (Bruno Fogaça, 87m).

Nacional - Diego Benaglio; Patacas, Ricardo Fernandes, Avalos e Igor Pita; Cleber; Juninho (Adriano, 82m), Juliano e João Coimbra; Lipatin (Cassio, 67m) e Edu Sales (João Moreira, 45m).

Golos - Makukula (26m) e Wenio (65m)

Disciplina - Cartões amarelos para Patacas, Juninho, João Coimbra e Cassio, todos do Nacional.

Num derby que gerou muita polémica durante a semana as equipas entraram em campo com 11´s pouco típicos, esta situação deve-se ao facto de em ambas as equipas haver algumas baixas motivadas por lesões e castigos.

Após trocas de acusações e ofensas de parte a parte na imprensa regional, eis que chega o dia do jogo, um dia em que no Funchal as temperaturas chegaram a atingir os 27º, na serra, casa do Nacional, o frio e o vento faziam sentir-se de forma anormal.

Os alvi-negros entraram a mandar no jogo, com bons lances de bola mas com pouca eficácia na zona da área Maritimista valendo a defesa dos verde-rubros para anular eventuais lances de perigo dos da casa.

Foram 20m que só deu Nacional, Mossoró que ocupou o lugar de Marcinho, tem um rasgo de inspiração e num lance de demónio assiste o inevitável Makukula que não fez cerimónia e fuzilou o suíço do Nacional.

O jogo ganhou mais ritmo, e foi o mesmo Makukula que de cabeça poderia ter aumentado a vantagem, desta vez o Suíço travou o lance Maritimista
Logo de seguida e mais uma vez, Makukula de frente para a baliza pega mal na bola e não fez o 2-0.

O Marítimo jogava a seu belo prazer enquanto que o Nacional aguentava-se a bronca, Wenio no meio campo, a substituir o capitão Bruno, era o responsável pela destruição do jogo alvi-negro.

Intervalo na Choupana 0-1 no marcador


A segunda parte revelou um Marítimo igual a si próprio, a gerir o resultado com boas trocas de bola a meio campo e a jogar em cima do erro do adversário. O nacional galvanizou-se, mas foi sol de pouca dura, no momento de crescendo nacionalista o Marítimo por intermédio de Makukula cria grande perigo na área adversária, a bola ressalta para fora de área e Wenio com um tiro mortal extermina todas as possibilidades de um resultado diferente no marcador, assinalando assim o 2 golo do Marítimo nesta partida.

Até ao final do jogo, o Nacional chegou com perito a baliza Maritimista por uma vez, o Marítimo geriu o resultado, anulou o pendor ofensivo dos da casa e pouco depois o árbitro dava por terminada o jogo e esta jornada da Liga Bwin.

Arbitragem
Olegário Benquerença não esteve mal, aliás, bem melhor que no jogo que opôs o CSM ao Setúbal, de qualquer maneira acho que foi muito perdulário nas sanções disciplinares, com uma expulsão clara para o nacional a ficar por assinalar.

Melhor em campo (Marítimo)
Destaco a prestação do regressado Wenio, de facto o jogador veio substituir Bruno e mostrou que voltou a subir de forma independentemente do golo Wenio fez um bom jogo, destaque ainda para Mossoró e Makukula o primeiro pela luta e garra que imprime no seu jogo e o segundo pelo golo que marcou.

Pior em campo (Marítimo)
Fernando, de facto é um jogador completamente alucinado, entrou para substituir Olberdam mas é uma cabeça louca, faz entradas desprovidas de inteligência, não tem visão de jogo muito mal.


Conclusão
O resultado foi justo, o jogo foi agradável, o Marítimo mostrou a sua superioridade com inteligência, boa gestão e alguma qualidade futebolística, o Nacional, demonstrou muitas fragilidades na gestão de jogo, algum nervosismo e indisciplina nas suas fileiras, Joka tem de fazer mais trabalho de casa se quiser fazer um campeonato tranquilo.


Curiosidades
A direcção do Nacional anunciou, durante a semana, que as credenciais e convites para o jogo deveriam ser entregues única e exclusivamente a simpatizantes do Nacional e que o preço dos bilhetes para os visitantes seria de 40€, o resultado foi, mais uma vez, um golpe de elitismo futebolístico de carácter nojento, inclusive eu, pela primeira vez na minha vida, tendo o meu clube a jogar a 12km da minha casa, fui obrigado a vê-los jogar na televisão mas deus escrever certo por linhas tortas e esta manhã a Madeira acordou com um sorriso nos lábios.

Antes de me despedir, tenho de desejar as maiores felicidades à selecção Portuguesa nos jogos que ai vêm, em especial ao Makukula um grande abraço de boa sorte.

VIVA O MARITIMO ALLEZ ALLEZ.

Sem comentários: