domingo, novembro 18, 2007

Estamos quase lá



Estádio: Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Árbitro: Mike Riley (Inglaterra)
Espectadores: 22 048



Portugal: Ricardo; Bosingwa, Fernando Meira, Bruno Alves e Caneira; Miguel Veloso e Maniche; Simão (Nani, 77'), Ricardo Quaresma (Manuel Fernandes, 60'), Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Makukula, 68').
Treinador: Flávio Teixeira

Arménia: Roman Berezovski, Sergis Hovsepyan, Robert Arzumanyan, Karen Dokhoyan, Aleksander Tadevosyan, Artur Voskanyan, Ararat Arakelyan, Levon Pchajyan, Romik Khachatryan (Hamlet Mkhitaryan, 59'), Artavazd Karamyan (Agvan Mkrtchyan, 76)' e Samvel Melkonyan (Edgar Manucharyan, 63').

Treinador: Vardan Minasyan

Disciplina: Cartões amarelos a Caneira (64') e Bosingwa (79'), de lado de Portugal, Cartões amarelos a Levon Pchjyan (46') e Robert Arzumanyan (69'), do lado da Arménia

Golo: Hugo Almeida, aos 42 minutos

Portugal está agora a um ponto do Euro’2008: o que em tempos pareceu difícil está à distância de um empate. Porém, isso não esconde o facto dos comandados de Luiz Filipe Scolari terem feito uma paupérrima exibição, que não agradou ao público, que exprimiu o seu desagrado com assobios.



A equipa nacional até não começou mal, com Simão a rematar à barra da baliza da baliza de Berezovski logo aos três minutos. Mas quem pensou que isso seria um embalar para uma grande exibição, enganou-se, pois os arménios foram incómodos e só não gelaram ainda mais o Municipal de Leiria porque, primeiro, Melkonyan não teve engenho para fazer um chapéu certeiro a Ricardo e, depois, com os mesmos protagonistas, o inglês Mike Riley acabou por ser amigo ao não assinalar uma carga evidente do guardião português ao dianteiro arménio.

O público que se tinha deslocado a um Estádio, que apresentava uma das suas maiores enchentes de sempre, já demonstrava o seu desagrado, assobiando claramente os jogadores nacionais, na altura em que Bosingwa, que finalmente acertava um cruzamento, serve Hugo Almeida de modo a este fazer o mais difícil: inaugurar o marcador.

Os lusos partem para a segunda parte a vencer e, como tal, os adeptos esperavam uma equipa diferente daquela que jogou no primeiro tempo. No entanto, o desacerto na equipa das quinas continuava, com as vedetas a não se entenderem dentro de campo.

Só na parte final, com a entrada de Nani, em dia de aniversário, os pupilos de Scolari ganharam outra dinâmica, contudo insuficiente para aumentar a vantagem lusa.



Melhor em campo:
Cristiano Ronaldo: O nosso puto maravilha não fez um jogo brilhante, foi, contudo, o grande motor do ataque português. No final do jogo fez uma declaração digna de um capitão, defendendo a equipa dos assobios dos adeptos.

Arbitragem:
Quase perfeita. Apenas errou ao não assinalar penalti a favor da Arménia aos 33 minutos.

Não foi deslumbrante, todavia o que interessa é que os objectivos foram cumpridos. Flávio Teixeira deixa o comando do banco a Luiz Filipe Scolari com um saldo de três vitórias e com o simplificar daquilo que parecia tão difícil. Todos esperamos, quarta-feira, que o Estádio do Dragão seja o palco talismã para Selecção Nacional conquistar pelo menos um ponto, frente à traiçoeira Finlândia, e arrumar às malas rumo ao Áustria/Suiça 2008.

Sem comentários: