quarta-feira, novembro 07, 2007

Celtic 1-0 Benfica



Estádio: Celtic Park
Espectadores: 60.000
Árbitro: Martin Hansson (Suécia)

Celtic: Boruc, Caldwell, Kennedy, McManus e Naylor, McGeady, Hartley, Jarosik e Scott Brown, Vennegoor of Hesselink e McDonald.
Treinador: Gordon Strachan. Jogaram ainda: Killen, Donati e Sno.

SL Benfica: Quim, Luis Filipe, Luisão, Edcarlos e Léo, Binya e Katsouranis, Maxi Pereira, Rui Costa e Cristian Rodriguez, Cardozo.
Treinador: José António Camacho. Jogaram ainda: Dí María, Nuno Gomes e Bergessio.

O Benfica voltou a marcar passo na Champions e agora ocupa a última posição do grupo, pondo em risco o apuramento para a fase seguinte da prova e mesmo para a Taça UEFA.

Não se pode dizer que o Benfica ontém não jogou futebol. Sería mentira. O Benfica jogou futebol, a espaços bom futebol, chegando mesmo a assustar os adeptos do Celtic, que não esperavam outra coisa que não a vitória, para acalentarem o sonho da passagem aos oitavos de final da prova pela segunda vez consecutiva. Camacho disse que este jogo era para homens e o presidente relembrou que estava tudo nas mãos dos jogadores. E de facto tinha razão. Os jogadores do Benfica demonstram um elevado índice de criação de jogadas de golo, e até de remates à baliza, mas não é isso que ganha os jogos. Com a mesma facilidade com que criam oportunidades também as falham. Camacho voltou a deixar Cardozo sozinho na frente de ataque, dando mais consistência ao meio campo, zona forte do adversário de ontém. Nakamura não jogou, o Celtic perdeu alguma fantasia, mas não velocidade, sempre pelas alas com McGeady e Scott Brown em destaque.
Do lado dos encarnados, o caudal ofensivo era conduzido em grande parte por Cardozo e Rui Costa, com Cristian Rodriguez, de quando em vez, a assumir também esse papel. Mas um jogo de futebol pode ser decidido por detalhes e foi isso que aconteceu. Depois de um bom início de jogo, onde o Benfica podería ter chegado ao golo logo aos 6 minutos, com Cardozo a ter a primeira perdida da noite. O Celtic tentou responder e não fosse Quim, o resultado ao intervalo podería ser outro, pois com mais algumas boas defesas, ao minuto 17 e depois ao 22 a remates de Brown e McDonald, foi adiando o golo. O Benfica foi ligeiramente superior em termos de futebol jogado, mas já no último suspiro, mesmo antes do intervalo, McGeady deitou por terra as aspirações encarnadas, com a colaboração inadvertida de Luisão, que sem querer, desviou a bola de Quim.
No segundo tempo, o Benfica foi uma sombra da primeira parte, e Cardozo voltou a dispôr de uma oportunidade, daquelas que não se falham, para empatar, mas o cabeceamento saiu ao lado da baliza de Boruc. A machadada final foi dada pelo proprio treinador, mais uma vez retirando de campo Cardozo e Rui Costa, os jogadores que mais perígo criaram, para fazer entrar Nuno Gomes e Bergessio e o Benfica desapareceu de campo, dando ao Celtic a oportunidade de subir e criar mais perígo, resolvido por Quim. Tempo ainda para Binya ser expulso por entrada dura sobre um adversário, tendo visto o cartão vermelho directo.
Em suma, um jogador de 9 milhões de euros, não pode falhaer tantos golos como Cardozo tem falhado, não só neste jogo, mas no geral dos jogos que já realizou pelo Benfica. Agora, aos encarnados resta esperar por um milagre para chegar aos oitavos de final e talvês um pouco de esperança e acerto, para chegar à UEFA.

Sem comentários: