sexta-feira, novembro 23, 2007

Taça de Portugal - Sorteio 4ª Eliminatória

O sorteio da quarta eliminatória da Taça Portugal decorreu ontem, Quinta-feira dia 22, no auditório "Manuel Quaresma", da Sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Continua a haver o absurdo de clubes isentos, e agora aos pares. Pior que isso é que as duas equipas isentas são duas daquelas que iriam entrar pela primeira vez no sorteio este ano, Boavista e Maritimo.
Continua também a haver pouca consideração pelos clubes mais fracos (monetáriamente e desportivamente), tendo que se deslocar equipas pequenas a redutos de adversários de dois ou três escalões acima, quando podiam fazer uma boa receita em casa e levar uma equipa de renome à sua terra e esta poder ser filmada pela televisão, transmitindo ao país um pouco das suas gentes e lugares e sair do semi-anonimato.

Além de ser muito pouco atractivo para um clube grande e para os seus adeptos jogar em casa com uma equipa de dois ou três escalões mais abaixo, quais os custos e as vantagens da ida do Cova Piedade da 3ª Divisão ao reduto do Nacional da Madeira, do Nelas da 2ª Divisão ao União Leiria, do Torre Moncorvo da 3ª Divisão ao Beira Mar e do Louletano 2ª Divisão a Alvalade?

Por sorte nem tudo foi mau, uma vez que Chaves vai poder receber os Campeões Nacionais, o FC Porto, num dia que será de grande festa e movimento na cidade, sem duvida nenhuma. O Camacha da Madeira, recebe o Sp. Braga, e os açorianos do Operário jogam em casa com o Vit. Setúbal. O Atlético receberá o Vit. Guimarães, relembrando velhos tempos da Primeira Divisão.

Os dias aprazados para os jogos são o dia 5, 7, 8 e 9 Dezembro, isto contando já com as alterações ao sorteio, propostas pelos clubes envolventes nos respectivos jogos. Assim o grosso da eliminatória reliza-se no Domingo dia 9, sendo que o FCPorto irá a Chaves na Sexta-feira dia 7 e o Sporting jogará em Alvalade na Quarta-feira dia 5. O Benfica fará provavelmente o seu jogo no Sábado dia 8 de Dezembro.

O sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal ditou os seguintes desfechos:

Sporting - Louletano
Atl. Valdevez - Tocha
Lagoa - Santa Clara
D. Chaves - F.C. Porto
Camacha - Sp. Braga
Carregado - Olhanense
Real - D. Aves
Feirense - Lusitânia
Est. Amadora - Fátima
U. Leiria - Nelas
Benfica - Académica
Leixões - Torreense
Penafiel - Vizela
Rio Ave - Rebordosa
Anadia - Freamunde
UD Oliveirense - Mondinense
Atlético - Vit. Guimarães
Nacional - Cova da Piedade
Abrantes - Monsanto
Moreirense - Machico
Messinense - Gil Vicente
Infesta - Juv. Évora
Operário - Vit. Setúbal
Belenenses - P. Ferreira
Serzedelo - Naval
Beira Mar - Torre Moncorvo
Sertanense - Portimonense


Isentos: Boavista e Marítimo


Por fim deixo aqui a minha opinião para futuros sorteios de Taça de Portugal, sendo que esta corre o risco cada vez maior de ser uma prova "a abater":

- Haver sempre representantes dos distritais ( este ano foi o último em que entraram equipas desse escalão).

- Não haver mais do que um clube isento por sorteio e esse clube não pode ser um dos que iria entrar pela primeira vez nessa eliminatória.

- Jogos a uma só volta em casa do clube mais fraco, até aos quartos-final, ou até às meias finais, que passariam a ser disputadas em duas voltas.

- Não haver jogos entre clubes do mesmo escalão, quando o escalão em causa se trata das duas ligas profissionais: Liga Bwin e Liga Vitalis. Isto só seria válido para o primeiro sorteio em que entrassem pela primeira vez essas equipas.

- A final deveria ser disputada num campo à escolha, entre Federação e os dois clubes finalistas, mas que não fosse nenhum dos campos das equipas envolvidas e que fosse condizente com a zona de onde pertencem, para poderem levar mais publico afecto. Imaginemos que chegam à final duas equipas madeirenses, terá cabimento virem as duas jogar a final em Lisboa?
.

Sem comentários: