segunda-feira, novembro 05, 2007

Análise Atacante: Eredivisie (Jornada 10)


Depois de uma dezena de jogos disputados, fazem-se as primeiras contas, os balanços, as análises e começa-se a perceber a valia das equipas e o ritmo que cada uma delas consegue suportar. Ajax, Feyenoord e PSV, o único dos três os crónicos candidatos a perder na jornada 10, compõe o trio da frente, ao qual se junta inesperadamente um lote de clubes composto pelo FC Twente, Heerenveen ou Vitesse. O AZ Alkmaar, que tem surpreendido pela negativa, goleou, nesta jornada.

Começamos pelo já referido triunfo caseiro do AZ Alkmaar. A turma de Alkmaar recebeu, venceu e convenceu um NEC amorfo. O jogo ficou decidido na primeira parte: Simon Cziommer, Kew Jaliens e Ari encarregaram-se de marcar os golos. No segundo tempo, ainda houve tempo para Demy de Zeeuw fazer o gosto ao pé e fixar o marcador nos 4-0.

O Ajax, líder, também marcou quatro golos no seu estádio, desta feita perante o Roda. Klaas-Jan Huntelaar inaugurou o marcador para a equipa de Amsterdão, porém Roland Lamah fez o empate. Mesmo no final da primeira parte, Luis Suárez marcou a passe de Albert Luque. Precisamente no início da segunda, inverteram-se os papéis e foi a vez de Luque marcar a passe do colega Suárez. Anouar Hadouir ainda assustou, fazendo o 3-2, mas um golo de Dennis Rommedahl ao cair do pano garantiu a vitória para o Ajax: 4-2.


Também o Feyenoord jogou em casa, também o Feyenoord venceu. O De Graafschap não foi suficientemente forte para suster o ímpeto da entrada dos de Roterdão na segunda parte. Depois de um primeiro tempo sem golos, os anfitriões construíram a vitória nos dez minutos iniciais do segundo: Jonathan de Guzman, primeiro; Roy Makaay, segundo, foram os responsáveis pela vitória por 2-0.

O PSV foi a Heerenveen perder com a equipa local. Na primeira parte, Danko Lazovic fez o primeiro, pelo que Kristian Bak Nielsen respondeu prontamente com o 1-1. As equipas recolheram aos balneários com uma igualdade que só foi desfeita ao minuto 70 quando Jan Kromkamp marcou na própria baliza fazendo o 2-1 final favorável aos azuis.


De resto, destaque para o jogo emotivo e cheio de golos que se disputou entre Excelsior - a jogar em casa - e o Sparta de Roterdão, que perdeu e continua a ocupar o último lugar da tabela classificativa. Yuri Rose colocou a equipa de Roterdão em vantagem no marcador aos 18 minutos e não foi preciso muito tempo para que Geert den Ouden, na cobrança de uma grande penalidade, repusesse a igualdade. Darryl Roberts voltou a dar vantagem ao Sparta de Roterdão aos 40 minutos, contudo, ainda na primeira parte, Geert den Ouden voltou a marcar e fez o 2-2. Nourdin Boukhari, já na segunda parte, voltou a deixar o Sparta de Roterdão em situação priveligiada, 2-3. O empate só sucedeu aos 88, quando Johan Voskamp fez o 3-3. A vitória favorável ao Excelsior só surgiu nos descontos de tempo, altura em que Kees Luyckx fez o 4-3 e, pela primeira vez no jogo, o Excelsior passou para a frente. E assim se conseguem três pontos...

O FC Twente continua em grande e venceu fora o "lanterna-vermelha" Heracles Almelo. Romano Denneboom marcou na primeira parte. Na segunda parte, Blaise Nkufo e Orlando Engelaar encarregaram-se de dilatar o placard: 3-0 para os forasteiros. O Willem II, em casa, adiantou-se no marcador à passagem do minuto 10 por intermédio de Ibrahim Kargbo, mas dois golos do VVV-Venlo, de Adil Auassar e Ekrim Kahya, já na segunda parte, foram o suficiente para o VVV-Venlo consumar mais uma vitória. Por fim, há que falar do nulo entre FC Groningen e Vitesse; e ainda da vitória do NAC Breda no terreno do FC Ultrecht, com um tento de Matthew Amoah.


Classificação

Sem comentários: