terça-feira, novembro 13, 2007

1ª Divisão Associação Futebol Coimbra Serie A



7ª Jornada da 1º Div/Distrital Série A da AF Coimbra
Estádio: Campo Pampilhosense em Pampilhosa da Serra
Assistência: cerca de 90 espectadores
Árbitro: João Calado
Auxiliares: Telmo Galvão; Telmo Fernandes
Resultado ao intervalo: 0-0

GD Pampilhosense: Braçal; Alex; Isidro; Pedro Barata; Ricardo Marques; João Luis; Picasso; Filipe Brito (João Neves 53m e Deco 85m); Marco Alegre (cap); Ivo Alegre e Paulo Marques.

Suplentes: Valter; Samuel; Deco; João Neves e Chapa.
Treinador: Carlos Alegre

Em tarde soalheira o GDP recebia o líder Académica. Sem nenhum ponto conquistado no seu reduto, os serranos tentavam, ao terceiro jogo em casa, a estreia a vencer e também a marcar. Mas pela frente estava uma Académica que, depois de um início de temporada menos conseguido, vinha de 3 vitórias consecutivas chegando à liderança em igualdade pontual com Adémia e SP Alva.

As duas equipas entraram um pouco receosas na partida. A zona intermediária era aquela em que as duas formações mais incidiam e os lances de perigo escasseavam junto das duas áreas. As defesas quase sempre se superiorizaram aos ataques e os espaços para os avançados visarem as balizas quase não existiam. A Académica tentava, através de lances em profundidade para as costas da defensiva pampilhosense, levar perigo à baliza contrária. O Pampilhosense utilizava a sua meia distância para criar algumas dificuldades para o guarda-redes visitante. Na primeira parte destacamos apenas dois lances de maior perigo nas duas áreas, na primeira o ponta-de-lança dos estudantes em boa posição para marcar remata cruzado ao lado, respondendo pouco depois o GDP por Marco Alegre que, em remate de fora da área levou a bola a passar muito perto da trave da baliza visitante. Numa primeira metade em que as ocasiões escassearam, o jogo iria para descanso com um resultado que reflectia o desenrolar dos acontecimentos.

Na etapa complementar os estudantes entraram melhor, tomando as rédeas do jogo. Foi sem surpresa que coube aos visitantes a primeira grande ocasião de inaugurar o marcador, cruzamento da direita e o avançado da Académica responde com remate acrobático, mas o guarda-redes da casa envia para canto. Passados os primeiros 10m da segunda metade e o GDP equilibra a contenda. Surge então o primeiro grande caso na partida, cruzamento de Alex para a área da Académica e o defesa visitante corta o lance com o braço. Ficou aqui uma grande penalidade que e o árbitro da partida, apesar de estar muito perto da jogada, não assinalou. As duas equipas procuravam o golo, e ele poderia ter surgido para os da casa, passe de Paulo Marques para Ivo que isolado proporciona uma boa defesa ao guarda-redes visitante. Aos 70m surge mais um caso na partida, livre directo à entrada da área, o médio dos estudantes remata com a bola a embater na barreira mas o árbitro manda repetir... Na repetição do livre a bola sobrevoa a barreira e só pára no fundo da baliza pampilhosense. Estava inaugurado o marcador. Pouco depois os da casa vêem-se reduzidos a 10 unidades, expulsão do médio João Luis por possíveis palavras dirigidas ao árbitro da partida. Uma equipa em inferioridade numérica e a perder, poderia levar os espectadores a pensar que o vencedor estava já encontrado, mas longe disso. A formação da casa, mesmo com menos uma unidade, arriscou mais e partiu em busca da igualdade. Os visitantes ainda dispõe de uma boa ocasião para sentenciar a partida, mas o remate do irrequieto avançado da equipa de Coimbra sai ao lado. O GDP não se dava por vencido e aos 82m colhe os frutos de tanto empenho, bom trabalho de Ivo na direita que cruza para João Neves, este no coração da área remata de primeira fazendo a igualdade, a estreia com a camisola serrana nesta temporada e logo a marcar!!! O GDP motivado com o golo pretende alcançar mais do que a igualdade, mas a Académica volta a tomar as rédeas da partida. Até final o placar não sofreria alterações, e nem os 7m dados de compensação pelo árbitro da partida desfizeram a igualdade.

O resultado final ajusta-se as duas equipas e espelha os 90m. Depois de uma morna primeira metade, a etapa complementar trouxe emoção e incerteza no resultado final, as duas equipas de tudo fizeram para conquistar os três pontos.

O árbitro da partida, quis na segunda parte se tornar no protagonista do jogo. É lamentável a forma de como perdeu o controlo dos acontecimentos, quando os jogadores apenas se preocupavam em jogar futebol. Há árbitros que continuam a dar mais importância aos pequenos pormenores, que interessa se o jogador tem ou não a camisola para dentro dos calções, ou se quem aquece tem que o fazer um metro distanciado do local onde começou os exercícios. De que adianta prestar mais atenção nestes detalhes do que no jogo propriamente dito, quando depois ficam grandes penalidades por assinalar… E muitos outros erros cometeram os três senhores de amarelo.

Video e comentário da partida:

Resultados e Classificação:
Pampilhosense 1-1 Académica
Poiares 1-2 Eirense
Arouce Praia 1-2 Mocidade
SP Alva 2-1 COJA
Adémia 3-2 Os Idosos


Sem comentários: