sábado, novembro 03, 2007

FC Porto Vs Belenenses

Local: Porto
Estádio: Dragão
Assistência: 38.426 Espectadores
Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

O FC Porto cedeu finalmente pontos nesta edição da Liga Bwin. Um Belenenses muito personalizado impediu, em pleno Estádio do Dragão, os Dragões de conquistarem o seu 9º Triunfo concecutivo. Helder Postiga ainda colocou o FC Porto em vantagem, mas Zé Pedro restableceu a igualdade no início da 2ª parte.

OPINIÃO PORTISTA, por João Ribas
« Antes de tudo endereço os meus sinceros Parabéns à Equipa do Belenenses e, em particular ao seu Treinador, Jorge Jesus. Os "Azuis da Capital" demonstraram porque são considerados uma das melhores Equipas da Liga Bwin, apresentando-se no Dragão com uma exibição muito personalizada, anulando as principais figuras dos Dragões, fazendo uma óptima circulação de bola, com boas transições ofensivas e nunca deixaram de importunar a nossa Defesa.
Para isto contribuiu um FC Porto algo expectante, que desde muito cedo se viu privado de Lucho Gonzalez, elemento fundamental para as transições ofensivas da Equipa. Ainda assim, Helder Postiga voltou aos golos, apesar de o ter feito em situação claríssima de Fora-de-Jogo, não se percebendo o que terá levado o Árbitro Assistente a não invalidar o lance.
A partir daqui os Dragões recuaram um pouco as linhas, aproveitando o Belenenses para assustar Helton num par de vezes, ambas por Evandro Roncatto.

Na 2ª parte, com Leandro Lima muito aquém daquilo que se espera dele, apesar da saída prematura de Silas, o Belenenses alcançou a igualdade. Prémio justíssimo para aquilo que se presenciava no Dragão.
A partir daqui, viu-se um FC Porto mais veloz, adiantado no terreno, com mais posse de bola e a encostar os comandados de Jorge Jesus à sua área. Lisandro, Quaresma, Tarik, Adriano e Bruno Alves chegaram golo ao seu alcance, mas nenhum deles o conseguiu, umas vezes derivada de responsabilidade própria, outras do Árbitro Auxiliar e, consequentemente, o FC Porto falhou a nona vitória consecutiva!

O Árbitro, Paulo Baptista, não pode ir satisfeito com o seu trabalho. Além do golo mal validado a Helder Postiga, invalidou mal um a Lisandro Lopez

ANÁLISE AO ÁRBITRO, por João Costa

O trabalho de Paulo Baptista, na minha opinião, só pode ser considerado de negativo pois existem erros graves na sua actuação, dois deles com influência directa no resultado.
1) Aos 21´é validado um golo ao FCP por Helder Postiga que se encontra em claro fora-de-jogo. Neste lance há ainda o lance de Paulo Assunção como Ruben Amorim que acho que o árbitro esteve bem em nada assinalar. Acho bem porque no respectivo lance, Paulo Assunção disputa a bola tocando nela primeiro e mais importante que isso não impede o adversário de a disputar. Mas de referir que embora não concordasse, não me escandalizaria se o árbitro assinalasse falta.
2) Aos 87' Lisandro introduz a bola na baliza mas o árbitro anula por infracção à Lei 11. Na minha opinião e recorrendo às imagens da SportTV, creio que o jogador do Porto está no mínimo em linha com o penúltimo defensor. Acrescento que acho ser um lance de difícil análise mas com a nova "ajuda" da SportTV (linha paralela à linha de baliza que surge nas repetições) creio que Lisandro está em jogo e por conseguinte o golo foi mal anulado. De relembrar que os braços não contam para esta avaliação.
3) Um último lance que falarei diz respeito à contínua falta de coragem dos árbitros. Aos 88' Quaresma tem uma entrada perigosíssima sobre Ruben Amorim, enterrando os "pitons" no pé do jogador do Belenenses. Embora acredite que não é uma entrada maldosa, acho que as consequências poderiam ter sido muito graves para o adversário. É preciso erradicar a conduta violenta do futebol, quer esta voluntária ou involuntária, e isto só se faz com cartões vermelhos...

Sem comentários: