quinta-feira, novembro 15, 2007

Estrelas Atacantes dos "Pequenos": Matheus (Vitória Setubal)


11º Capítulo: Matheus (Vitória Setubal)
Idade: 24 anos
Posição: Ala esquerdo
Naturalidade: Ribeirópolis (Brasil)
Altura: 1, 75m
Peso: 68 kg
Internacionalizações: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Sp. Braga 1 - 1 Est. Amadora (12-02-2006)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Jesualdo Ferreira
Títulos: não tem.

Este jogador já passou por muito. Já esteve lá no alto e lá em baixo. Um homem que toca os extremos, pois essa é a sua posição. Um atleta por qual poucos davam alguma coisa…Carvalhal deu, e não foi só a ele.
Falo de Matheus, a principal estrela da equipa sensação do Vitória, e um dos vários dispensados do Sp. Braga, e um dos vários jogadores emprestados ao Setúbal. Este extremo tem feito uma época fantástica, com golos e assistências de surpreender tudo e todos. Uma velocidade estonteante, dotado de uma enorme técnica que faz com que tenha uma capacidade para cruzar bastante perigosa, Matheus é uma da maiores estrelas do nosso futebol, na actualidade.

Mas tudo começa em Ribeirópolis, terra do extremo brasileiro. O clube designava-se Itabaiana, e foi onde cresceu e despontou para o futebol. Pertencente ao estado do Sérgipe, foi precisamente neste campeonato estadual que Matheus se destacou em 2005, marcando 10 golos nessa competição. Foram vários os clubes interessados, apesar de quase todos serem de divisões inferiores nos seus respectivos campeonatos. Soube-se da proposta do Vasco da Gama, mas surpreendentemente Matheus escolheu o Marco de Canavezes.

Em Portugal, a sua adaptação não podia ser mais rápida. Em meia época (05/06) marcou 6 golos em 14 partidas. Um início fantástico de carreira na Europa, que fez despertar a atenção dos clubes da I Liga. Um deles foi o Sp. Braga, treinado por Jesualdo Ferreira, e logo no mercado de inverno deu um salto gigante na carreira. Mas aqui começaram os problemas: Além de lesões sucessivas, Matheus nunca teve lugar no onze do Braga. Apenas realizou 4 partidas, sem qualquer destaque, sendo certo a sua dispensa no final da época.

No inicio da temporada seguinte, quando Matheus era dado como certo em clubes de baixo gabarito, Carlos Carvalhal decide apostar no brasileiro. Apesar de ter realizado poucas partidas, até ao mercado de inverno, o treinador foi o único apostar no talento do atleta, que teimava em não conseguir-se adaptar ao nível de um clube como o Sp. Braga, que tinha como objectivos a Europa.
Foi emprestado ao Beira-Mar a meio da época, um clube que tinha mudado nesse mesmo mercado quase toda a equipa, contratando 17 jogadores só em Janeiro. Um deles foi Matheus, mas apesar de ter realizado 14 partidas, não conseguiu singrar talvez devido à estabilidade vivida em Aveiro. No final da época, a equipa desceu de divisão.

Em 2007/2008, o Braga era um destino improvável. A equipa comunicou logo que não contava com o jovem brasileiro, que este iria ser cedido novamente. Mas desta vez, quem o iria contra era Carvalhal. O destino Vit. Setúbal prometia uma época complicada: os constantes e famosos problemas financeiros, e uma época sem jogadores de “nome” e bastante inexperiente. Além disso, não foi apenas Matheus que foi de Braga para Setúbal: Edinho, Chaves, Bruno Gama, Eduardo e Filipe também acabaram na equipa do Sado, para bom agrado Vitoriano.
A época não poderia ser melhor. Uma equipa com um futebol fantástico, com jogadores a relançarem carreiras (Pitbull, Chaves, Elias) e outros a surgirem de repente (Edinho, Eduardo ou Paulinho), e até agora sem qualquer derrota. Matheus é estrela principal, o jogador que mais depressa se mostrou, como em Marco. Já marcou 5 golos em 9 encontros, além de algumas assistências e muitas jogadas fantásticas, que deliciaram adeptos vitorianos.

Matheus é assim um dos bons talentos em Portugal, mas será que é para durar? Até onde pode ir este grande talento? Só o futuro dirá, e talvez só Matheus mesmo saberá…

Sem comentários: