sexta-feira, novembro 18, 2005

1 Ano Depois

O Futebol de Ataque está hoje de parabéns!...
Completamos hoje dia 18 de Novembro o nosso primeiro aniversário. Há um ano atrás nunca me teria passado pela cabeça chegar onde chegámos. Espero com este post fazer uma pequena retrospectiva do nosso primeiro ano de existência, em que nos rimos, em que festejámos, em que chorámos, mas em que acima de tudo, com muito companheirismo, conseguimos criar um grupo de Atacantes ao mais alto nível e que constituem hoje o Futebol de Ataque.

O Início

Eu, o Estrela, o PRM, o João, o João Ribas e a SpicedBlond, seis pessoas completamente desconhecidas mas que tinham em comum uma paixão: o Futebol. Recordo-me a dificuldade na escolha do nome, e o porquê do aparecimento do mesmo. Futebol de Ataque porque no fundo nenhum de nós tinha medo de dizer o que quer que fosse, porque cada um daria apenas e só a sua opinião. Foi assim, que no dia 18 de Novembro de 2004, às 10h32m, foi colocado por mim o primeiro post no blog, onde se diria "O corpo editorial deste blog é constituído por adeptos comuns, do futebol em geral, mas com a sua cor clubística assumida. Pretendemos uma opinião plural, em que todas as vozes são ouvidas." Nasceu o Futebol de Ataque.

Primeiros Passos

O blog começou mesmo como uma brincadeira em que cada um de nós ia escrevendo sobre o dia a dia do futebol nacional, sem uma "obrigatoriedade" de escrita vigente, aprendendo muito sobre o fantástico mundo novo dos blogs, criando funcionalidades, melhorando processos, melhorando a qualidade dos posts. Até Março mantiveram-se sempre e só os mesmos membros fundadores, apenas com a aquisição de mais um elemento de enorme valia, o Beto, que nos foi escrevendo posts sobre o Académico de Viseu, fazendo algumas incursões sobre o Sporting. O Estrela era o habitual defensor da Liga de Honra, com excelentes análises ao campeonato e seu desenvolvimento. O PRM escrevia vastas vezes sobre o campeonato de Futsal e em colaboração comigo "defendia" o Benfica. O João e o João Ribas encarregavam-se da defesa do "seu" FCP, o qual conseguiria em Dezembro ser vencedor da Taça Intercontinental... A SpicedBlond, além de começar a ser conhecida como a grande defensora do futebol feminino na blogosfera nacional, tentava sempre escrever sobre a carreira titubeante do Sporting. Não foram tempos fáceis. Sempre foram aparecendo algumas picardias entre membros, mas sempre no maior respeito individual pelas opiniões de cada um.
Até Final de Fevereiro a nossa média de visitas situava-se nas 30 por dia.

O alargamento

Depois de três meses e meio de consolidação do projecto, decidimos como núcleo duro do Futebol de Ataque alargar a base de opinião dentro do próprio blog. E é desta forma que se dá o alargamento do blog, com a entrada de diversos membros, de vários clubes, que nos fazem ser hoje um dos blogs nacionais com maior representatividade clubística. Além da representatividade de clubes nacionais temos também "adeptos" de equipas internacionais como o Manchester, o Barcelona e o Real e até dois dignos e fantásticos representantes do futebol brasileiro, o Tárcio e a Mary. Com o crescimento do número de "bloguistas", naturalmente os clubes ditos grandes têm mais representantes do que os outros, o que nos fez reordenar a equipa, tentando abarcar diversos temas dentro do fenómeno futebolístico. Visto que temos treinadores (Mister BS e Bao), futuras jornalistas (Goleadora e Mary), "quase jornalistas" (Libelinha e Joao Costa), especialistas em tecnologia (Vorlander), jogadoras de futebol (Gambas), e simples adeptos entusiastas do futebol (todos os outros...), acabamos por conseguir neste momento falar de Futsal, Futebol Feminino, Jornalismo Desportivo, etc, etc, etc... Chegámos a criar inclusivé o blog Modalidades Atacantes, para podermos falar também de modalidades extra-futebol, um projecto que irá certamente no futuro também ele crescer.

O momento mau

Passámos neste ano um momento bastante triste. Penso que foi mesmo o único momento triste da vida deste blog, que perdeu a única mulher fundadora do mesmo, a nossa querida Dani, a SpicedBlond.
Foi ao mesmo tempo o momento mau do blog, mas o momento que nos fez todos unir ainda mais em redor deste projecto, para perpetuar para sempre a sua memória. Penso que o estamos a conseguir, e todos juntos faremos deste blog aquilo que ela nos pediu: "o melhor blog nacional"...

O momento bom

Acho que não podemos dizer qual o melhor momento que passámos, mas ao nível pessoal neste ano que concluímos, os melhores momentos do blog foram claramente os dois encontros (um em Lisboa outro no Porto) em que tive oportunidade de conhecer vários dos elementos que constituem esta magnífica equipa. A nível desportivo, e pessoalmente, o melhor momento foi sem dúvida a conquista do título nacional por parte do Benfica... desculpem a falta de isenção, mas era inevitável... :-)

O balanço

O balanço é simples de fazer. Começámos com um grupo de 6 jovens, a ter uma média de visitas a rondar as 10/20 por dia, e neste momento já temos uma média a rondar as 200 diárias. Temos mais de 35.000 visitas no nosso primeiro ano de existência, e estamos no Top 10 dos blogs de futebol mais visitados em Portugal. O balanço só poderia ser extremamente positivo e dar-nos muita responsabilidade para o futuro.

O futuro

Além da responsabilidade que temos em prosseguir o projecto, o próximo ano antevê-se de grande entusiasmo. Teremos muito provavelmente a organização do Europeu de Sub-21 em Portugal, e temos o grande Mundial 2006 na Alemanha em Junho. Certamente muito em breve várias iniciativas do nosso blog serão feitas com vista à análise, troca de opiniões, curiosidades sobre essa grande festa do futebol. Muitas rubricas surgirão na senda de espaços como os Estádios Atacantes, ou o Fora das 4 linhas, por exemplo. E sempre que possível criaremos novos Passatempos como os Palpites Atacantes, com prémios para quem nos visita e participa. Faremos tudo certamente para tornar este nosso Futebol cada vez mais de ataque. E sempre com o objectivo de crescer em qualidade e em quantidade de visitantes.

Mas hoje, meus amigos e amigas, hoje, nós, Futebol de Ataque, temos é de festejar o nosso primeiro ano de existência, agradecendo a todos: atacantes fundadores, membros atacantes e principalmente leitores de ataque que ao longo destes 365 dias pacientemente nos leem e comentam.

Obrigado a todos e VIVA O FUTEBOL DE ATAQUE!!

Sem comentários: