quarta-feira, novembro 23, 2005

Estádios Atacantes do Mundo - Estádio do Restelo

O estádio do Restelo foi inaugurado a 23 de Setembro de 1956, no entanto, até à sua inauguração foi necessário vencer determinadas batalhas que diga um antigo dirigente do Belenenses de seu nome Acácio Rosa. Numa reunião na Câmara há 55 anos atrás, esta grande figura azul, escreveu: “Apontaram-nos em Belém uma mancha toda a negro na planta da cidade de Lisboa, uma pedreira a que a Câmara não sabia que destino dar”. E foi neste local que o Belenenses construiu o seu estádio, permitindo uma evolução da zona circundante do Restelo, que nos dias de hoje, apresenta um belo espaço urbanístico. Quem é que não gostaria de ter uma vivenda no Restelo???
O Belenenses construiu o seu estádio de acordo com elevados padrões estéticos, inclusivamente o seu enquadramento, que resultou no recinto desportivo mais belo de Portugal.
O estádio do Restelo já atingiu os 49 anos de existência, fazendo inveja a alguns estádios construídos, propositadamente, para o Europeu. Tem capacidade para 30000 pessoas e possui 3 bancadas principais, 2 delas centrais (nascente e poente), e 1 lateral (topo norte), tendo sido remodelado em 2003/2004.
Para terminar deixo aqui as declarações do ministro das obras públicas aquando da inauguração do estádio do Restelo em 1856. “Será oportuno lembrar que se trata, não da primeira mas, sim, da segunda grande realização do Belenenses em matéria de instalações desportivas. A primeira foi a do velho campo das Salésias (...) a sua construção fez furor na época e representou, sem dúvida, um enorme esforço, pois foi executada quando o Estado ainda não concedia os valiosos subsídios que mais tarde veio a atribuir a realizações dessa natureza”.
Como se pode concluir através destas declarações, o Belenenses construiu desde cedo o seu império sem apoios, ou seja, todo o património que o clube possui nos dias de hoje, é fruto do “suor” do passado. Se o Belenenses tivesse sido ajudado, como outros clubes o foram, estaria hoje a disputar a liga dos campeões…

Sem comentários: