segunda-feira, novembro 28, 2005

1ª Divisão Distrital de Viseu - 8ª Jornada

Sampedrense: Costinha, Serginho(C), André, Ricardo, Carlitos, Chalana, Jeremias, Emanuel, Cordeiro, Marco, Zé Gancha
Substituições: Cordeiro por Isildo(59’), Zé Gancha por Hugo(59’), Chalan por Jorginho(85’)
Suplentes não utilizados: Jorge e Miguel
Treinador: Chalana
Santar: Sérgio, Marcelo, Sérgio Peixoto, Aguinaldo, Paulão, Mariano(C), Danilo, Bruno, Dani, Márcio, Marinho
Substituições: Marinho por Joel(54’), Danilo por Carlos(82’) e Bruno por Xarila(88’(
Suplentes não utilizados: João Paulo, Rui, Pires, Zé Manel
Treinador: Paulo Sant’Ana
Estádio: Almeida Sobrinho
Árbitro: Luís Caiado
Auxiliares: Carlos Marques e Vítor
Resultado ao Intervalo: 1-0
Marcadores: Jeremias (34’), Joel(57’), André(80’)
Acção Disciplinar: Amarelo: Isildo(70’), Jorginho(86’), Serginho(88’), Paulão (90’)

O Santar deslocou-se ao Estádio Almeida Sobrinho em Santa Cruz da Trapa(campo utilizado pelo Sampedrense devido às obras no Estádio da Pedreira) com o objectivo de colocar um fim aos maus resultados, mas pela frente estava uma equipa que se assumiu como candidata e um terreno de jogo com muita água e lama, o que ainda assim não impediu as equipas de fazerem um jogo aceitável. O frio também se fez sentir, ainda assim, menos que no dia anterior em que chegou a nevar.
A equipa da casa entrou melhor no jogo, criando muito cedo uma bela situação de golo. Aos poucos o Santar foi reagindo, conseguindo equilibrar um pouco mais o jogo a meio campo. O jogo estava mais repartido e os forasteiros estiveram perto do golo aos 15’, mas Costinha com uma bela defesa negou o golo a Bruno. Pouco depois Márcio caiu na área do Sampedrense, reclamando grande penalidade que a equipa de arbitragem não assinalou. Aos 28’ Sérgio teve que se aplicar para evitar o golo do Sampedrense. Apesar de o jogo estar mais equilibrado, o Sampedrense continuava com algum ascendente. Aos 34’ a equipa da casa chegou à vantagem. Jeremias aproveitou uma bola que Sérgio não conseguiu segurar e fez o 1-0. O Santar reagiu de imediato e esteve perto do golo. A equipa do treinador-jogador Chalana quase ampliou o resultado já perto do final, mas o resultado não sofreu alteração até ao apito do árbitro.
A segunda parte foi muito diferente, com o Santar a assumir por completo as despesas do jogo. O meio campo dos Santarenses funcionou melhor e a equipa aproveitou para se aproximar várias vezes do último reduto do Sampedrense. Apesar deste domínio o Santar não conseguia marcar, muito por culpa de Costinha, até que aos 57’ o recém entrado Joel aproveitou uma assistência de Dani para fazer o empate. Este golo veio trazer justiça ao resultado. A equipa de São Pedro do Sul quebrou fisicamente e o Santar dominou o jogo por completo. Joel voltou a estar em evidência, rematando para uma excelente defesa de Costinha. Pouco depois o mesmo Joel fazia o 1-2, mas já depois do árbitro ter assinalado para o meio campo, o seu auxiliar levantou a bandeira e anulou o golo por suposta mão do jogador do Santar. A equipa forasteira não acusou o lance e continuou a pressionar, mas Costinha em dia sim , com uma defesa espectacular negou o golo a Bruno. O Santar já justificava nesta altura estar a vencer, mas uma vez mais lá se aplicou o ditado do quem não marca sofre. Aos 80’ André fintou vários jogadores do Santar e isolado perante Sérgio fez o 2-1. Este foi um golo contra a corrente do jogo e desconcentrou ligeiramente os jogadores forasteiros que logo de seguida permitiram a Hugo isolar-se, mas o jogador do Sampedrense foi muito lento e permitiu a recuperação a Aguinaldo. Pouco tempo depois terminou o jogo com a vitória a sorrir aos da casa.
Com esta derrota o Santar soma a quinta derrota consecutiva. (www.scsantar.pt.vu)

O que ficou por dizer no site:

Algumas coisas ficaram por dizer no site do Santar e já vão compreender o porquê. Na semana passada no site do clube deixou-se um link para a lei do fora de jogo, para que os árbitros ficassem a saber que a lei do fora de jogo que saiu no início da época foi revogada. Antes do início deste jogo o Sr. Luís Caiado árbitro da partida chamou ao seu balneário o capitão de ambas as equipas e os dois treinadores. Entre outras coisas o árbitro disse que ia permitir um jogo durinho!!!!!!!! Se isto é estranho, o que disse a seguir ainda é mais. Dirigindo-se ao capitão e treinador do Santar disse que o clube deveria ter atenção com o que escreve no seu site pois os árbitros não gostam daquilo que lá é escrito. Mas porque raio isto é dito antes de um jogo? Este jovem árbitro é filho do Presidente do Conselho de Arbitragem, o Sr. João Caiado. Depois do que ele disse interrogo-me se ele não terá sido nomeado com o objectivo de transmitir o recado! Para o jogo de quinta-feira para a Taça foi nomeado outro jovem árbitro, filho de um antigo árbitro com muita influência e que é um verdadeiro trafulha. Será que esta nomeação não será prepositada, para no caso do Santar não ter entendido o aviso? Espero que não. Relativamente ao jogo dizer que um golo foi anulado ao Santar pelo auxiliar, que jamais poderia ter visto se foi ou não mão do nosso jogador. O árbitro em melhor posição assinalou golo. De onde me encontrava não posso dizer que seja uma decisão errada, mas posso dizer que o auxiliar, tal como eu, não pode ter visto se foi mão ou não. O outro erro aconteceu com o resultado em 1-1. Dani isolado, vindo de posição legal, é rasteirado pelo central do Sampedrense. Depois de os jogadores estarem no chão o auxiliar levantou a bandeira, pensou-se para marcar a falta, mas afinal assinalou fora de jogo. Ficou por assinalar um livre à entrada da área e ficou por expulsar o central dos visitados. Desta arbitragem posso dizer que o árbitro foi traído pelos auxiliares.

No final do jogo o Presidente do Santar estava a discutir(ambos estavam a falar educadamente) os lances com o adjunto do Sampedrense e eis que o árbitro sai do seu balneário para dizer se o Presidente do Santar queria dizer mais alguma coisa sem ser multado, afirmando que conhecia a voz dele. Mas que raio é isto? Será que já estamos condenados à descida?


Os outros jogos:
Em Mortágua defrontaram-se duas equipas promovidas da 2ª distrital. Os da casa estiveram muito tempo em último, mas começaram a ter resultados positivos após a vitória sobre o Santar. O Lamelas nas últimas jornadas tem tido resultados menos positivos, pelo que empatar em Mortágua depois de ter estado a perder se pode considerar um bom resultado. Em Viseu, e tal como se esperava, o Académico não teve dificuldades em vencer o Moimenta da Beira. Tiago, Jusko e Filipe Figueiredo foram os marcadores. Em mais um derby lafonense, o O. Frades deu a volta ao jogo, depois de ter começado a perder logo aos 11 segundos, acabando por vencer por 2-1. Em Molelos o Lamego demonstrou novamente estar a subir de forma, vencendo os locais por expressivo 0-4. Em Vila Nova de Paiva os pontos foram divididos por duas equipas do fundo da tabela. O O. Douro recebeu o Lusitano e voltou a perder, desta feita por 1-3, continuando no último lugar. Já os homenn dos Trambelos subiram ao 2º lugar. Em Mangualde disputou-se o jogo da jornada que opunha 2º contra o 1º. Os Pinguins do Dão demonstraram uma vez mais que são os grandes candidatos à subida de divisão, continuando a somar por vitórias os jogos realizados. Com esta derrota os Mangualdenses desceram ao 3º lugar.

Sem comentários: