sexta-feira, novembro 25, 2005

Vitória - Bolton, visto por um benfiquista

Antes do mais, um esclarecimento aos leitores. Não há nenhum engano, é mesmo um benfiquista que vos vai falar sobre o jogo do Vitória ontem na Uefa. E apesar de por incrível que pareça se ter assistido a mais uma falha de TV num jogo que não de um grande clube (incrível como isto continua a ocorrer em Portugal), eu posso falar sobre o jogo porque o vi. Vi e senti. E por isso mesmo, ficou acordado com o Atlético e a Anjo Branco, os habituais "bloguistas" do Vitória, ser eu a falar sobre o jogo, e sobre como o tinha visto e sentido.

Cheguei às imediações do estádio por volta das 19h, e sentia-se a atmosfera de um grande jogo de futebol, com muita gente, e com muita animação proporcionado principalmente pelos adeptos ingleses, que iam passando pelo local onde eu estava, visivelmente cheios de cerveja no estômago, mas sempre a cantar e sem causarem distúrbios. Pensei para comigo que seria muito complicado as gentes de Guimarães conseguirem dentro do estádio calarem aqueles jovens ingleses completamente loucos...
20 Horas, estádio provavelmente com mais de 20.000 pessoas, primeiro grande momento, com a entrada das equipas, e com todo o estádio (à excepção dos ingleses, óbvio) a entoarem o hino nacional português.

Os momentos iniciais do jogo foram bastante equilibrados, com as equipas claramente a estudar-se, mas começando a dar para ver que o Bolton vinha a Guimarães nitidamente com a intenção de empatar o jogo, não se preocupando em atacar muito. A equipa portuguesa, por seu turno, com Saganowski (belo jogador) e Dário, tentava pressionar os ingleses, num jogo bastante disputado a meio campo.

A partir dos primeiros 20 minutos o Guimarães começa claramente a dominar o jogo, embora sempre com algum receio na sua intermediária. Penso que durante a primeira parte os ingleses devem ter chegado à área vimaranense apenas num lance. Isto diz tudo de como decorreu. Fora das 4 linhas o ambiente era extraordinário... E não é que aquilo que eu pensava, de que os ingleses iam tomar conta do ambiente, não se verificou, e pelo contrário só se ouvia Vitória, Vitória, Vitória. Posso mesmo dizer que me surpreendeu imenso e tenho de dar os meus parabéns a todos os adeptos vimaranenses presentes naquele estádio (até a mim...)... :-D

Voltando à análise, chegámos ao intervalo, com um resultado empatado a zero, com um Guimarães claramente mandão, e a fazer pela vida, e um Bolton contente com o 0-0, com seu guarda-redes a irritar o público presente ao fazer anti-jogo desde os 10 minutos de jogo...

Na 2ª parte o Vitória começou a crescer completamente para cima do adversário até aos 70 minutos. Nessa altura, os ingleses praticamente não passaram do meio campo e o único problema foi a equipa portuguesa ter nitidamente dado o estoiro a partir desse minuto 70. O meio campo português deixou de conseguir empurrar a equipa adversária para a sua intermediária e foi entre os 70 e os 80 minutos que surgiram as duas grandes oportunidades do Bolton para marcar, que felizmente não foram concretizadas.

No entanto Pacheco esteve muito bem no banco e tirou primeiro Dário para a entrada de Targino e depois Neca para a entrada de Paulo Sérgio, e foi então que estes dois jogadores fabricaram a jogada que deu origem ao golo de Saganowski. Um excelente cruzamento de Targino, um golo à ponta de lança do polaco. 85 minutos de jogo. Delírio no estádio. Pensei sinceramente que o jogo estava ganho. Achava impossível que depois de tanto sofrer, de tanto apoiar, os ingleses fizessem uma desfeita... Mas infelizmente nem sequer foi um inglês a fazê-la... foi o melhor amigo do Tiago Targino, Ricardo Vaz Tê, avançado do Bolton acabado de entrar, que no primeiro toque que dá na bola marca golo.

Incrível a falta de sorte da equipa portuguesa... Como igualmente incrível foi a manifestação de carinho do público que logo de seguida voltou a puxar pela equipa, a cantar, a bater palmas, por forma a tentar conseguir o impossível. Não o conseguiram, mas no final do jogo presentearam a equipa local com uma vigorosa salva de palmas. Uma demonstração de carinho que muito sinceramente poucas vezes vi num estádio de futebol português.

Algumas conclusões deste jogo, a meu ver:
- Como é possível este Vitória estar posicionado no campeonato português no lugar em que está?... Digo isto com base neste jogo, no jogo frente ao Zenit e no jogo frente ao Benfica. Demonstra que tem excelentes valores, mostra qualidade, mas por esta ou aquela razão baqueia.
- O Bolton não é uma equipa qualquer, algo que só faz com que todos os vimaranenses tenham orgulho no jogo da sua equipa de hoje. Tem jogadores fantásticos, um orçamento várias vezes superior ao Vitória, e se calhar mesmo superior aos grandes do futebol português. Vai em 5º lugar do campeonato inglês.
- O ambiente em Guimarães foi realmente fantástico. E tenho sinceramente que me vergar perante um apoio tão entusiástico, de adeptos de um clube que não tem 6, 4, 3, 2 ou 1 milhão de adeptos... mas que a apoiar assim a equipa valem quase por esses e mais alguns... Impressionante mesmo.

Palavra final de muito apreço e agradecimento para o Atlético por me ter "dado" a possibilidade de poder ver o jogo do Vitória. És realmente um grande Atacante. :-)
P.S.: Quem quiser ver os golos do jogo, uma vez que o mesmo não passou na TV, basta ir ao link:
http://www.sendspace.com/file/k4iez8

Sem comentários: